Receita de Sopa de Legumes com Carne

Friozinho de noite combina com sopa, né? Se bem que na casa de minha mãe, em Salvador, tem sopa todo dia, rs. Hoje eu resolvi fazer uma sopa daquelas que tinha na minha casa, a mais simples mesmo, de legumes. Da próxima vez me atrevo a fazer uma receita mais metida a besta, rsrsrs. Até que ficou boa, viu?

A receita mandava usar panela de pressão, mas eu não sei usar! hahaha! Vergonha, né? Eu sei… Um dia vou aprender, juro, mas morro de medo…

…………………………………………………… 
Receita Sopa de Legumes
Rende 4 porções


Ingredientes
400g de alcatra em pedaços
1 batata média
1 cebola média
1 cenoura média

1 abobrinha
1 dente de alho picadinho
cebolinha
1 folha de louro
1/2 xícara de massa de sopa
azeite
sal e pimenta a gosto
2 tabletes de caldo de galinha
2 litros de água
 
Modo de Fazer
Corte a batata, a abobrinha e a cenoura em cubos pequenos, a cebolas em cubinhos, pique a cebolinha. Reserve tudo. Ligue o fogo alto, coloque um pouco de azeite, despeje a cebola picada e o alho picadinho e deixe dourar. Em seguida coloque a carne e deixe refogar por 2 a 3 minutos. Acrescente sal e pimenta a gosto, depois adicione a batata, a cenoura, a cebolinha, as folhas de louro e o caldo de galinha. Mexa tudo e acrescente a água e a massa de sopa.
Deixe no fogo, com a panela tampada, por 30 a 40 minutos ou até os legumes estarem amolecidos. Depois disso desligue o fogo, abra a panela e sirva.

…………………………………………………… 

 

Receita de Bolinho de Tapioca com Queijo Coalho

Esse bolinho é uma delícia… Peguei a receita com Aline, a sogra de meu irmão. É tão fácil de fazer que nem dá pra acreditar. E sempre faz sucesso nas festas, nos fins de semana, delícia. Vale muito a pena experimentar.

Eu já experimentei esse bolinho em alguns restaurantes, mas não sei se é porque eles usam um óleo esquisito, mas acho que fica com gosto estranho, de óleo usado, sei lá… Acho que o que eu faço em casa fica melhor, hahahaha! Super modesta!

Só tem uma observação: eu, como sou baiana, sempre trago a tapioca da Bahia, então é aquela que fica super macia quando jogo a água quente. A de saquinho que vende nos supermercados aqui em SP eu acho mais dura, mas nunca testei nessa receita, acredito que funcione!
…………………………………………………… 
Receita Bolinho de Tapioca com Queijo Coalho

Ingredientes
1 copo de tapioca + para polvilhar
1 copo de queijo coalho ralado
1 copo de água fervente
Sal a gosto
Óleo para fritar
Geléia de pimenta para acompanhar

Modo de Fazer
Coloque todos os ingredientes em um bowl e misture até ficar uma pasta homogênea, com o queijo derretido e a tapioca amolecida. Estique a massa numa assadeira, deixando entre 1cm e 1,5cm de altura. Cubra e coloque na geladeira por 2 horas. Depois corte em quadradinhos de 4 ou 5 cm de largura, com a mão molhada unte cada bolinho e use a tapioca restante para polvilhar cada um. Frite em óleo quente até ficar dourado. Sirva quente, com geléia de pimenta ao lado… Depois me conte!
…………………………………………………… 


Graus de Dificuldade

Como sugestão de Joanna, minha amiga do blog Um ano sem Zara, resolvi colocar graus de dificuldade em cada receita. Mas não queria que fosse simplesmente “fácil, médio e difícil. Então Lu, minha amiga querida, me ajudou a criar nomes diferentes para apresentar o grau de dificuldade de cada prato nos tags. Pensamos em fazer “mamão com açúcar” pra categoria fácil, “descascando um abacaxi” pra média, e “pão que o diabo amassou” pra categoria difícil. Que tal?

Receita de Bolo de Cream Cheese

Terça-feira é dia de guloseima. Eu acabei de inventar isso. É que nas terças é o meu rodízio, então aproveito que acordo cedo pra jogar tênis e depois invento alguma coisa pra fazer na cozinha. Hoje fiquei fuçando o livro de receitas Joy The Baker, que é bem legal e tem muitas coisinhas gostosas, e achei o bolo de Cream Cheese.

É interessante o sabor, leve e não muito doce. Excelente pra um lanchinho ou café da manhã. E é bem fácil de fazer, não tem nada complicado! Falando nisso, estou criando, junto com Lu, minha amiga, umas categorias para apresentar o grau de dificuldade de cada prato. Pensamos em fazer “mamão com açúcar” pra categoria fácil, “descascando um abacaxi” pra média, e “pão que o diabo amassou” pra categoria difícil. Que tal? Aceito sugestões! Vou até fazer um post aqui só pra isso, rsrsrs. Mas voltemos ao bolo!

Achei interessante que a receita manda você juntar todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento e sal) antes e misturá-los. Nunca tinha feito isso com meus bolos, mas agora vou adotar essa técnica. Deve misturar mais facilmente a massa quando já estão todos juntos e previamente misturados.

Ficou bonitão, hein? É uma versão diferente do bolo branco simples, o cream cheese dá um saborzinho diferente bem gostoso. E é super versátil, pode ser apenas um bolinho de lanche ou um espetáculo com cobertura! Você pode cortar os pedaços, torrar e comer com geléia; ou se preferir pode fazer uma cobertura de chantilly e frutas vermelhas ou de cream cheese… hmmmm…

……………………………………………………
Receita Bolo de Cream Cheese 

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
250g de cream cheese
150g de manteiga (temperatura ambiente)
1 1/2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de extrato puro de baunilha (ou a fava de baunilha, prefiro, vende aqui)
4 ovos grandes

Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno a 170C, unte a forma, e reserve.
Colque em um bowl todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, o sal e o fermento e misture bem.
No bowl da batedeira, bata o cream cheese até ficar bem macio. Adicione a manteiga e o açúcar e bata até ficar fofo, uns 3 minutos. Adicione a baunilha (os grãos ou o extrato) e depois os ovos, um de cada vez, batendo 1 minuto entre um e outro.
Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente a mistura dos secos até ficar homogêneo. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno por 30 minutos, depois cheque e gire o bolo para assar por igual. Asse por mais ou menos 20 minutos mais ou até que um palito entre e saia do bolo limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 20 minutos até virar a forma no prato de servir o bolo. Jogue açúcar em cima para enfeitar. Coma ainda morno, é uma delícia!
…………………………………………………… 

Receita de Massa de Pizza – domingo com a família

Como eu já disse, pra mim domingo é dia de pizza. Eu amo pizza. E esse domingo minha irmã queria usar pela primeira vez o forno a lenha dela. Fizemos a massa, preparamos o molho e cada um escolheu um sabor, foi uma farra deliciosa.
Foi um tal de desenrolar pizza, esticar, jogar pra cima, todo mundo queria colocar a mão na massa.

Depois a bagunça foi pra escolher os sabores… Acabou que cada um foi fazendo uma diferente, sabores inventados e deliciosos. Foi uma delícia de domingo!

……………………………………………………
Receita Massa de Pizza
Redimento: 2 pizzas de 30cm

Ingredientes
3/4 de xícara de água morna
1 pacotinho de fermento biológico seco
1/2 colher chá de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal marinho
2 colheres de sopa de fubá, de preferência branco, mais um pouco para polvilhar a forma.
2 colheres de sopa de azeite extravirgem, mais 1/4 colher de chá para a tigela. 

Modo de Fazer
Coloque a água morna numa tigela pequena. Acrescente o fermento e o açúcar e misture bem até dissolver e ficar com uma cor bege uniforme. A água não pode estar quente demais, senão o fermento cozinha, e não pode estar fria demais, senão não cresce. Deixe repousar por 5 minutos, até a água começar a fermentar, com bolhas na superfície.
Sovar na batedeira: junte as farinhas e o sal numa tigela grande. Bata na batedeira na velocidade mais baixa, para misturar os ingredientes secos. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture na velocidade mínima, para os ingredientes se incorporarem bem. Se precisar, usae uma espátula para raspar as laterais. Aumente a velocidade para média e sove por 2 minutos. A massa deve formar uma bola, a menos que esteja úmida demais ou grudenta. Nesse caso, junte o mínimo de farinha necessário para desgrudar. A massa deve soltar-se facilmente das laterais e formar uma bola.
Sova com as mãos: coloque as farinhas e o sal numa tigela grande. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture bem, mexendo com uma colher resistente. Polvilhe ligeiramente uma superfície limpa e seca. Faça uma bola de massa, coloque sobre o balcão e pressione para baixo com a palma da mão. Continue a abrir e pressionar a massa por uns 8 minutos, até que fique homogênea (a consistência estará diferente, mais macia e elástica). Adicione apenas um pouco de farinha de trigo para evitar que a massa grude.
Ponha o restante do azeite (1/4 colher de chá) numa tigela média. A massa estará grudenta, portanto enfarinhe as mãos antes de colocá-la na tigela. Vire-a diversas vezes até ficar envolta de azeite, para evitar que se forme uma crosta enquanto a massa cresce. Cubra com filme PVC e deixe num local com temperatura de 20C a 25C, sem correntes de ar frio, por 2 horas, até que quase dobre de tamanho.
Mantenha em repouso na geladeira de véspera ou por 1 hora para firmar. Já que a massa é ligeiramente grudenta, refrigerá-la ajuda a agregar o sabor e a textura. A massa pode ser guardada na geladeira por até 3 dias.
Abra a massa, fazendo dois discos de 30cm de diâmetro. Asse a massa na grelha ou no forno, depois forre com molho de tomate e o sabor de sua escolha e leve de volta ao forno até o queijo derreter. 

…………………………………………………… 

A pizza doce pra mim foi a campeã. Compramos goiabada cremosa (Ralston, pra mim é a melhor), espalhamos na massa e colocamos catupiry em cima… Tô com água na boca até agora!