Receita de Souflé de Queijo

Estou em busca de um souflé de queijo parecido com que comi no L’Atelier de Joël Robuchon. Até comprei o livro dele na expectativa que tenha a receita, mas como não chegou ainda, resolvi testar outras receitas, então não ache estranho se eu começar a postar várias receitas de souflé de queijo… Vou dizendo quais são bons, quais não são.

Essa receita é bem gostosa, foi adaptada de uma versão do livro The Way to Cook de Julia Child. Achei leve, não enjoativo e razoavelmente fácil de fazer.

Ainda não é como o de Joël Robuchon, mas vale bem a pena…

……………………………………………………
Receita Souflé de Queijo
4 a 6 porções

Ingredientes

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino
1 xícara de leite integral
2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de páprica
1/2 colher de chá de sal
Uma pitada de noz-moscada
4 gemas de ovos grandes
5 claras de ovos grandes
1 xícara cheia de queijo Gruyère ralado
grosseiramente

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno a 200C. Unte os ramekins para o souflé, e polvilhe o queijo parmesão por todos os lados. Aqueça o leite em uma panela pequena sobre fogo médio-baixo até ferver.

Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela grande em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa até a mistura começa a espumar e perder o gosto cru, cerca de 3 minutos (não deixe a mistura ficar marrom). Remova a panela do fogo e deixe descansar por 1 minuto. Despeje o leite quente, mexendo até ficar homogêneo. Volte para o fogo e cozinhe, mexendo sempre até engossar bem, 2 a 3 minutos. Retire do fogo e adicione a páprica, o sal e a noz-moscada. Adicione as gemas de ovos 1 de cada vez, mexendo para misturar bem após cada adição. Raspe o creme de suflê e coloque em uma tigela grande.
 
Usando batedeira, bata as claras até ficarem firmes. Misture as claras ao creme misturando lentamente, enquanto adiciona o queijo Gruyère. Transfira a massa para prato untado. 

Coloque no forno reduza a temperatura 180C. Asse até o souflé ficar inchado e dourado no topo e o centro se movendo apenas de leve quando prato é agitado suavemente, cerca de 25 minutos (não abra a porta do forno durante os primeiros 20 minutos). Sirva imediatamente.
…………………………………………………… 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 ideias sobre “Receita de Souflé de Queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *