Receita de Paleta de Cordeiro

Essa semana fizemos mais uma aula de culinária com Flávia Carnicelli. Aprendemos uma paleta de cordeiro que vocês não podem imaginar. Coisa de louco, derrete na boca! Tudo bem que ela fica 8 horas no forno e dá um super trabalho, mas compensa.

Olhe a tchurma da aula aê! A aula foi na casa de minha irmã, Duda. A galera do fundão só conversa e come, e nós, a turma da frente, participamos, ajudamos, aprendemos e comemos também, claro! A aula é super divertida, vale muito a pena juntar uma turma de amigos e chamar Flavinha pra dar aula, ela tem menus maravilhosos.

Eu sei que dá um trabalhão ficar 8 horas acompanhando o cordeiro no forno, mas gente, vale a pena, prometo! : )
……………………………………………………
Receita Paleta de Cordeiro

Ingredientes 
1 paleta de cordeiro
alecrim
tomilho
salsinha
semente de mostarda
½ gengibre fresco 
Canela em pau
mel
noz moscada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
sal
1 garrafa de vinho branco
1 garrafa de Jerez
1,5 kilos de mini batatinhas 
300 g de bacon

Modo de fazer
Faça incisões com a faca no cordeiro o cordeiro, coloque os temperos e leve a uma  assadeira com uma garrafa de vinho branco, 1 vinho jerez, sal e pimenta do reino. Feche com papel de alumínio e deixe assando em forno bem baixo por no mínimo 8 horas sempre virando e regando com o caldo da assadeira. Quando estiver na sétima hora de cozimento, coloque mini batatinhas cortadas ao meio espalhadas pela assadeira e submersas no caldo. À parte, corte o bacon em cubinhos e coloque em frigideira em fogo baixo e deixe ficar crocante. Reserve.
Não esquecer de virar sempre. Se necessário, acrescente água filtrada.
Retire do forno, fatie e arrume em travessa enfeitando com alecrim. E jogue o bacon por cima das batatinhas.

……………………………………………………


Receita de Churros

Eu sou apaixonada por churros e tem até uma história engraçada sobre isso. Eu era bem pequena quando fomos à Disney pela primeira vez, aí no Epcot, no início dos países tem o México. Lá paramos pra comer churros. Uma delícia, todo mundo feliz. Mas aí, quando já estávamos no fim dos países, mortos de cansados, eu comecei a chorar que queria mais churros… Acreditam? Pior que meu pai, tadinho, foi lá buscar pra mim! Sempre que como churros lembro dessa história e dou risada.

Mas agora que eu aprendi a fazer, vou me esbaldar! Fora que dá pra fazer pra receber os amigos em casa, é só colocar um potinho de doce de leite do lado e taí uma excelente sobremesa.

Depois que fiz esse, descobri outra receita. Então vou testar também pra ver qual é melhor! Vou postar aqui assim que fizer.

……………………………………………………
Receita Churros

Ingredientes
1 xícara de água
2 1/2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de óleo vegetal
1 xícara de farinha de trigo
Óleo para fritar
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó

Modo de fazer
Em uma panela pequena em fogo médio, junte a água, 2 1/2 colheres de açúcar, sal e 2 colheres de óleo vegetal. Leve à fervura e retire do fogo. Junte a farinha até que a mistura forme uma bola.
Aqueça o óleo para fritar em profundidade fritadeira ou frigideira a 190 C. Tiras de tubos de massa em óleo quente, usando um saco de confeitar. Frite até dourar; escorrer em papel toalha. Misture o açúcar e a canela e polvilhe nos churros.
……………………………………………………


Receita de Skagen – Camarão na torrada

No domingo estava na casa de minha irmã mexendo nos livros dela de receita, aí encontrei um de Jamie Oliver pela Europa (não lembro o nome). Vi essa receita e copiei na hora, a foto parecia deliciosa. Pronto. Decidido. Jantarzinho leve de segunda-feira!

Esse nome, Skagen, é porque é uma receita sueca. O que significa, não tenho ideia. Sei que tem uma cidade na Dinamarca com esse nome. Quanto ao prato, coloquei no google translator, mas não tive sucesso, rsrsrs. Mas é um camarão na torrada ou sanduíche de camarão – o que importa é que é muito gostoso. Dá pra fazer um jantarzinho leve ou entradinhas pra uma festinha.

Lembra um pouco o Lobster Roll – que vou postar em breve – um sanduíche de lagosta maravilhoso que eu amo. Mas o modo de fazer é diferente, um usa sour cream e o outro maionese. Mas os dois são deliciosos.

……………………………………………………

Receita Skagen – Camarão na torrada
Rendimento 4 porções

Ingredientes

500g de camarões cozidos descascados (eu não cozinhei, eu passei na frigideira com azeite!)
½ cebola roxa, descascada e muito finamente picada
½ ramo de dill fresco, muito finamente picado (eu usei ciboulette, era o que tinha em casa, rs)
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
Raspas e suco de ½ limão
4 colheres de sopa de sour cream
Sal e pimenta do reino
Pão de brioche ou um pão macio e branco
20g de manteiga, em cubos
Opcional: ovas de peixe, para servir

Modo de fazer

Coloque os camarões em uma tigela com a cebola picadinha, a maior parte do dill, o azeite extra-virgem, as raspas e o suco do limão e creme azedo. Tempere com boas pitadas de sal e pimenta e misture delicadamente juntos. Verifique se tem equilíbrio de acidez e sal, em seguida, reserve.
Coloque uma frigideira grande em fogo alto. Corte quatro fatias grossas de brioche ou pão e coloque na panela quente, com os cubos de manteiga em torno do pão para que ele possa mergulhar. Abaixe o fogo para médio e continue a cozinhar até que as fatias fiquem torradas em ambos os lados. Coloque uma fatia em cada prato e sirva uma colher de camarões em cima.
Se você tem (e gosta) ovas de peixe, adicione uma colher pequena no topo, em seguida, polvilhe o resto do dill e sirva imediatamente.

……………………………………………………
Vocês não imaginam como é gostoso…

Receita de Bolo de Tapioca

Esse bolo de tapioca é sucesso garantido. Muito gostoso, muito fácil de fazer e é uma boa variação para os bolos do dia a dia. Também pode ser feito em tamanho pequeno, em formas de cupcake, fica super bonitinho. Mas esse eu fiz grande mesmo.

A maior dificuldade que eu acho nesse bolo é achar a tapioca boa. Como moro em SP, a que vende em supermercado é dura e não amolece como a baiana. Então eu trago sempre que vou a Salvador. Mas muita gente faz com a tapioca de supermercado mesmo e funciona – eu prefiro a baiana porque, como disse, fica mais macia.

Outra coisa, o ideal é tirar o leite do coco pro sabor ficar melhor. Mas também é complicado, dá muito trabalho, rs, então uso o leite de coco de garrafa mesmo e fica super gostoso. Tem certas facilidades que compensam!

……………………………………………………

Receita Bolo de Tapioca

Ingredientes

6 ovos
200 gramas de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de leite de coco
1/2 xícara de coco seco ralado
3 xícaras de tapioca
1 colher de sopa de fermento em pó.
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma

Modo de fazer

Em uma tigela, bata as claras em neve e reserve. Em outra, bata a manteiga com o açúcar até ficar mais branca. Junte as gemas, o leite, o leite de coco, o coco ralado e bata mais um pouco. Acrescente a tapioca e bata até misturar. Incorpore delicadamente o fermento e as claras em neve. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de furo no meio de 30 cm de diâmetro e então distribua a massa. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por cerca de 30 minutos.

…………………………………………………… 

Receita do Arroz Doce

Sábado teve festa junina na minha casa, o primeiro Arraiá JK! Pra entrar mesmo no clima, decoramos a casa inteira, bandeirolas, balões, fogueira (na lareira, rs), flores coloridas, chita e muuuuita comida! Aliás, realmente foi um exagero porque eu fiz muita coisa e todo mundo levou comida, ou seja, realmente uma festa típica junina!

Hoje vou postar a receita do arroz doce que eu fiz pra festa. Eu simplesmente adoro arroz doce. Demorei muito pra aprender a fazer, não sei porque. Sempre que vejo nos cardápios de sobremesa, eu peço. Arroz doce ou panacotta são minhas sobremesas preferidas de restaurantes (nunca peço nada de chocolate, não sei porque…). Bom, mas agora que eu sei, fiz pra festinha.

……………………………………………………

Receita Arroz Doce

Ingredientes

1 xícara de arroz branco
1/2 litro leite
1 lata leite condensado
1 canela em pau
Raspas de limão siciliano (ou tangerina, laranja)
Canela em pó (para servir)

Modo de fazer
Lave o arroz e cozinhe só com água. Coloque numa panela com o leite condensado, a canela em pau, o leite e as raspas de limão siciliano. Leva ao fogo, deixe ferver até ficar consistência cremosa. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Coloque em tacinhas individuais ou em prato fundo grande com canela em cima. Leve a geladeira.

……………………………………………………

Vou colocar umas fotos da festa junina pra vocês verem como ficou linda! : )