Receita de Sobremesa de Banana com Crumble

Há dias que eu queria fazer essa receita, mas estava precisando de um estímulo, rs. Quando contei para os meus amigos como era, aí não teve jeito. Acordei no domingo e fui preparar a tal sobremesa de banana com crumble. Dá um trabalhinho, não vou mentir. São muitos passos e muita coisa pra peparar, mas não é difícil, não. E compensa. A sobremesa fica linda e deliciosa!

Depois de preparar tudo, deixei na geladeira e fomos almoçar com a turma no Pão de Festa, restaurante baiano. Saímos de lá e corremos pra minha casa pra matar a sobremesa. E o medo de ter errado? Rsrs.

Mas deu certo! Estava uma delícia! A tarde foi super gostosa e todo mundo se divertiu muito. 

……………………………………………………

Receita de Sobremesa de Banana com Crumble

Para 6 porções individuais

Ingredientes
Creme de baunilha (receita abaixo)
2 ou 3 bananas
Caramelo ou doce de leite
Chantilly fresco (eu bati 3/4 xícara de creme de leite fresco com 1 colher de sopa de açúcar na batedeira até virar chantilly)
Crumble de biscoito maizena (receita abaixo)

Creme de Baunilha
2/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de maizena
1/2 colher de chá de sal
3 xícaras de leite integral
2 ovos
2 colheres de manteiga
1 colher de essência de baunilha ou 1 fava de baunilha

Modo de fazer
Em uma tigela média, bata os ovos com um garfo. Reserve.
Misture o açúcar, a maizena e o sal em uma panela média. Derrame aos poucos no leite, enquanto mexe. Cozinhe em fogo médio, mexendo quase que constantemente, até que engrosse a mistura. Continue a cozinhar e mexa um minuto.
Despeje algumas colheres da mistura quente na tigela com os ovos e mexa imediatamente. Depois coloque a mistura de ovo na panela com o resto creme. Retornar a uma fervura lenta, e deixe cozinhar um minuto, mexendo sempre.
Retire do fogo e misture a manteiga e a baunilha (se for usar a fava, abra e tire as sementinhas que tem dentro, elas que serão usadas). Deixe esfriar. Quando a panela esfriar, coloque na geladeira para esfriar completamente. Se desejar, tampe a panela com um pedaço de película de plástico para evitar a formação de uma camada.

Crumble de Biscoito Maizena
1 1/2 xícaras de migalhas de biscoito maizena
1/3 xícara de manteiga derretida
1 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Esmague os biscoitos em um saco ziplock grande. Despeje migalhas, açúcar e manteiga derretida em uma tigela e mexa. Despeje em uma assadeira pequena e asse em forno a 180 C por 10-12 minutos, até dourar. Deixe esfriar.

Montagem Sobremesa
A montagem dessa sobremesa é em camadas. Para ficar mais bonita, é bom usar taças ou copos de vidro, assim você pode ver o conteúdo. É só seguir a ordem abaixo.

1. Colocar 2 colheres de sopa de crumble de maizena em travessas individuais, forrando o fundo todo.

2. Adicionar uma camada de creme de baunilha. Para facilitar a montagem, encher um saco tipo ziplock grande com o creme, corte a ponta e sirva cada travessa.

3. Adicione algumas fatias de banana.

4. Cobrir com uma camada de chantilly.

5. Adicione um pouco de crumble de maizena e um pouco de caramelo (colocar o caramelo ou doce de leite em um saco ziplock pequeno e cortando a ponta para facilitar aplicação).

Repita as camadas 2-5

Sirva imediatamente ou leve à geladeira até 3 horas. Cubra com uma fatia de banana fresca antes de servir.

……………………………………………………

Receita: Sobremesa de Banana

Minha nota 5 stars:  ★★★★★ 1 review(s)

Dica: alho

A gente sempre usa alho nas receitas e a pior coisa do mundo é ficar com gosto na boca o dia inteiro ou ficar “conversando” com o alho, né? Eu já expliquei aqui no blog, mas como acho muito importante, resolvi fazer um post só para esta dica de como fazer para usar o alho sem ter nenhum problema. É uma dica muito simples e faz toda diferença. Aprendi com minha sogra!

É só abrir cada dente de alho no comprimento e tirar uma partezinha branca que fica dos dois lados, como na foto acima. Pronto. É essa parte, que se chama coração do alho, que faz esse mal a gente. Então é só tirar isso e comer a vontade, sem medo de ser feliz.

Receita de Fritada de Tomate

Hoje o post é especial! É com o primeiro vídeo do Rango do Dia, feito pelo maridão Paulo Junger, que me filmou fazendo a receita de fritada de tomate. Ficou o vídeo mais lindo do mundo! Tô muito feliz : )

(Ainda é um piloto, feito com celular, mas eu já achei maravilhoso!)

Na vídeo, eu dividi a receita por 2, pois só nós 2 íamos jantar, por isso no vídeo está pela metade, rs.

…………………………………………………… 
Receita de Fritada de Tomate

Para 6 pessoas

Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite de oliva
6 ovos grandes
3 colheres de sopa de parmesão ralado fino
1 dente de alho, picado
Sal marinho e pimenta do reino
5 tomates maduros cortados em rodelas

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°. Aqueça o óleo numa frigideira grande no fogo médio-alto. Bata levemente os ovos em uma tigela média. Misture o queijo e o alho e tempere com sal e pimenta. Quando o óleo estiver bem quente, despeje a mistura de ovos na panela e cozinhe até que comece a ficar dourado nas bordas. Arrume as fatias de tomate em cima da mistura de ovos. (Algumas fatias podem afundar.)
Leve a frigideira ao forno e asse por 8-10 minutos. Usando uma espátula resistente ao calor, solte da panela a fritada e leve a um prato quente. Fatie e sirva quente ou em temperatura ambiente.
…………………………………………………… 

Receita Salada de Beterraba

Mais uma receitinha light!

Eu nunca tinha visto folha de beterraba, achei linda e deliciosa. Essa receita aprendi na aula de Flávia Carnicelli ( flaviacarnicelli@hotmail.com ), e achei bem gostosa.

Como falei, estou tentando fazer umas receitinhas mais lights em casa e as mais gordinhas (as minhas preferidas) eu levo pro escritório, rs, assim divido com todas os coleguinhas e Paulo não briga comigo : )

Eu não tenho as medidas exatas dessa salada, mas é fácil e você pode ajustar de acordo com seu gosto.

…………………………………………………… 
Receita Salada de Beterraba

Ingredientes
3 beterrabas cozidas e fatiadas finamente
Folhas de beterraba
Ervilha torta
1/2 colher de sopa de molho de wasabi
1 colher de sopa de mostarda com grãos
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta
Gergelim preto torrado

Modo de fazer
Arrume as beterrabas no prato, forrando ele todo. Corte as ervilhas tortas em fatinhas fininhas e deixe em água fervente por apenas 30 segundos e reserve. Misture o molho de wasabi, a mostarda, o azeite, sal e pimenta. Num bowl, coloque as ervilhas tortas e as folhas de beterraba e misture com o molho até ele se espalhe em tudo. Coloque em cima da beterraba e salpique com o gergelim preto. Está pronto para servir.
…………………………………………………… 

Dica de minha amiga Maria Paula: fica uma delícia se você acrescentar queijo de cabra e pinoli, hmmmmm…

Receita: Salada de Beterraba

Minha nota 4 stars:  ★★★★☆ 1 review(s)

 

Receita de Monkey Bread

Saiba como fazer um Monkey Bread delicioso!

Monkey Bread é um nome engraçado, mas foi assim que eu aprendi mesmo, não sei se existe essa receita aqui no Brasil. Essa eu aprendi com minha “mãe americana”, Ann Sacre, super querida, quando fiz intercâmbio aos 16 anos. Morei 1 ano numa cidadezinha em Iowa, chamada Cedar Falls, e de tanto comer, voltei 8 kg mais gordinha. Uma das coisas que eu comia muito era o Monkey Bread e até hoje, quando volto para visitar, ela faz pra mim! Da última vez eu peguei a receita e me virei até conseguir fazer aqui no Brasil.

A dificuldade de fazer aqui é que não temos os ingredientes, começando pela massa do pão. Lá eles usam o “crescent roll” da Pillsbury, mas aqui não tem isso. Depois tem o tal do “evaporated milk”, que não é leite condensado mas eu também não sei o que é. Bom, depois de testar várias formas de resolver esses problemas, eu vou postar a receita adaptada para que o povo brasileiro possa usufruir dessa delícia.

Só pra vocês imaginarem, acho que esse foi o bolo que eu trouxe para o escritório que acabou mais rápido. O cheiro invadiu a sala e quando eu vi, estava todo mundo em pé esperando para se servir, rs.

Bom, vamos a receita. Existem duas formas de fazer, uma colocando a mão na massa e fazendo tudo do início ao fim (como está descrito abaixo), e existe uma mais simples, que é você passando na padaria e pedindo massa de pão doce crua, assim você já passa direto pro modo de fazer, e só vai precisar de açúcar e canela.

…………………………………………………… 
Receita Monkey Bread

Ingredientes para a massa (Caso você não compre pronta. Se você comprar pronta, dessa parte você precisará apenas de açúcar e canela)
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1 envelope de fermento em pó para pães
1/2 colher de chá de sal
60g de manteiga
1/3 xícara de leite integral
1/4 de xícara de água
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato puro de baunilha (eu usei fava de baunilha natural, prefiro)
1 xícara de açúcar e canela para polvilhar

Ingredientes Calda
1 xícara de açúcar branco
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de leite condensado
1/2 xícara de leite integral
3/4 xícara de margarina ou manteiga

Modo de fazer massa
Se você comprar a massa pronta, vá direto a parte de cortar a massa em quadradinhos. Em uma tigela grande misture 2 xícaras de farinha, açúcar, fermento e sal. Reserve. Bata os ovos e reserve. Em uma panela pequena, coloque junto o leite e a manteiga até a ela derreter. Retire do fogo e adicione a água e a baunilha. Deixe a mistura repousar durante um minuto ou dois. Despeje a mistura do leite aos ingredientes secos e misture com uma espátula. Adicionar os ovos e mexer até que eles sejam incorporados na massa. Adicionar o restante da farinha de trigo e mexer com a espátula durante cerca de 2 minutos. A mistura ficará pegajosa, é isso mesmo.

Coloque a massa em uma tigela grande, untada. Cubra com filme plástico e, por cima, um pano de cozinha limpo. Coloque em um espaço quente (temperatura ambiente) e deixe descansar até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora.

Enquanto a massa cresce, misture o açúcar, canela para polvilhar e reserve. Abra a massa do pão numa superfície limpa até ficar com 1cm de altura. Corte em quadradinhos e polvilhe cada pedaço com açúcar e canela e coloque em uma forma de bolo untada com manteiga. Deixe em um lugar quente por 30 a 45 minutos ou até quase dobrarem de tamanho. Faça a calda.

Modo de fazer calda
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até ferver. Depois jogue na forma onde está a massa e asse por 45 minutos. Esperar 5 minutos e virar a forma num prato de servir.

No dia seguinte, quando estiver frio, você pode pegar um pedaço e colocar no microondas por 30s e vai parecer que acabou de sair do forno de novo! Uma delícia!
……………………………………………………