Receita de Bife de Caldo – comidinha caseira com glamour!

Eu sempre almoço no trabalho, levo comida de casa ou peço, assim como minha amiga e sócia da Casa das Três, Lu Brasil. Um dia eu levo alguma coisa, outro dia ela leva. Mas um dia ela me surpreendeu com uma comidinha que me trouxe imediatamente memórias de quando eu era novinha, morava em Salvador, estudava de tarde e almoçava antes de ir pra escola. Era sempre uma comidinha caseira deliciosa com um suco de maracujá (da fruta, nem tinha essa febre de suco de caixinha). E esse bife de caldo que Lu trouxe era exatamente isso, uma delícia, o tipo de comida dessa época. Foi um almoço muito simples mas extremamente especial.

Aí a mãe dela, Mariângela, veio pra SP esses dias e elas me ensinaram como fazer essa receita delícia. Testei ontem e ficou maravilhoso! Fiz com batata frita de acompanhamento.

Fiquei muito feliz de aprender esse bifinho tão saboroso e fácil de fazer. Espero que vocês gostem também!

……………………………………………………  

Receita de Bife de Caldo

4 pessoas

Ingredientes
8 bifes de filé mignon
1 tomate em rodelas
1 cebola fatiada
1/2 pimentão vermelho fatiado
3 dentes de alho (sem o coração)
1 copo de água
1 colher de sopa de extrato de tomate
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Misture o alho em pedacinhos com o extrato de tomate, sal e pimenta, espalhe nos bifes e reserve por 30 minutos. Numa frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola, depois pegue um bife de cada vez e sele na panela bem quente, rapidamente, virando de lado duas vezes cada bife. Depois coloque num bowl e reserve. Faça isso novamente com cada bife e reserve no mesmo bowl. Na frigideira vai restar somente a cebola e um pouco de caldo, acrescente o pimentão e o tomate e metade do copo de água; isso vai aumentar a quantidade de caldo. Quando o tomate e o pimentão amolecerem, coloque o restante do copo de água. Coloque os bifes na frigideira, derramando também o caldo que ficou no bowl, e deixe lá por mais 10 minutinhos ou até a carne ficar no ponto que você gosta. Sirva bem quentinho.

……………………………………………………   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “Receita de Bife de Caldo – comidinha caseira com glamour!

  1. Realmente o bife simples, é uma dos pratos mais gostosos juntamente com um arroz branco, farofa de manteiga, um purê de batata, um purê de banana da terra, um bolo de banana da prata bem quentinho ou então pega um pão francês digo cacetinho e joga um ou dois bifes com aquele molho. Que sanduiche! Não tem Mac, Girafas, Big, Bog, Bug que seja tão gostoso. Gostaria de citar que água para preparo de caldo não fica legal, porque vai tirar o gosto da comida. A propria salmora do recheio do preparo da carne mais os temperos ( tomates, cebolas, alho, pimentão, etc.) soltarão o liquido suficiente para preparar o gostoso caldo.

  2. Ninoca
    Meus colegas de trabalho amaram o seu Blog… Estão encantados com a variedade de receitas . Queria saber como acho um macarrão que vc mandou certa vez, com molho de presunto de parma…
    Não imprimi e não estou encontrando.
    Continue assim… Fico orgulhosa de vc ;
    Muito carinho
    tia Tereza

  3. Adorei esse site!
    Descobri por acaso e me apaixonei. Gosto muito de cozinhar e essa receita básica é sensacional. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>