Receita de Massa com Molho de Espinafre e Camarão

Ontem cheguei em casa e não sabia o que fazer pro jantar… Fui no supermercado e comprei uma porçãozinha de camarão fresco e espinafre, porque me lembrei de uma receita de uma super amiga de minha mãe, Chica, que foi me dada por minha prima Lica – Massa com Camarão e Espinafre. Ela fez tanta propaganda dessa receita que eu fiquei morrendo de vontade de experimentar.

Fiz uma porção bem menor do que a receita, porque o jantar era só pra mim e meu marido. E realmente é uma delícia!

……………………………………………………

Receita de Massa com Molho de Espinafre e Camarão

Para 4 pessoas

Ingredientes
500g de camarão descascado e temperado com alho, sal, tempero verde e azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola ralada
1 maço de espinafre
1 copo requeijão cremoso
4 colheres de sopa queijo ralado
1 lata de creme de leite sem soro
Vinho branco
Massa da sua preferência

Modo de fazer
Prepare a massa de acordo com o indicado na embalagem. Derreta a manteiga com cebola até dourar, depois acrescente o camarão temperado, mexa um pouco e cubra com vinho branco deixa em fogo baixo até o camarão ficar rosa. Tire o camarão da panela assim que ele ficar rosa, não demore muito para o camarão não ficar duro. Deixe o caldo na panela. Nesse caldo, cozinhe o espinafre.  Depois bata no liquidificador o espinafre com o caldo e coloque de volta na panela, acrescentando o requeijão, o queijo ralado e o creme de leite. Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até ficar na consistência cremosa. Por último, acrescente o camarão e assim que estiver quente, sirva.

……………………………………………………

Receita Fácil de Feijoada

Meu marido fez 30 anos! E pra comemorar, disfarçadamente porque ele não queria festa, chamei uns amigos para comer feijoada na nossa casa. O desafio principal: minha primeira vez fazendo feijoada! Liguei desesperada para a minha prima Lica, que faz a melhor feijoada do mundo, e peguei todas as dicas (preciosas!). Daí encarei. Comecei o preparo no sábado, para a feijoada estar linda e deliciosa no domingo.

E no fim tudo deu certo! Ficou uma delícia e não é tão difícil de fazer quanto eu imaginei. Depois de ler várias e várias receitas, fui vendo que cada um tem um jeito, uns colocam pé, rabo de porco, outros não, os temperos são meio livres, você vai sentindo e colocando o que gosta. Simples assim! Pena que as minhas fotos não ficaram muito boas… É que tinha tanta coisa pra fazer que me perdi nas fotos, sorry…

……………………………………………………

Receita de Feijoada

Ingredientes
1 kg de feijão preto (em molho por 4 horas)
2 folhas de louro
Azeite
Água
400g de carne seca
500g de peito de boi sem osso
400g de fraldinha
400g de lombo salgado
350g de costela de porco defumada
250g de lingüiça portuguesa
250g de paio
5 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de bacon fresco picado
1 cebola
1 tomate
1 pimentão vermelho
3 dentes de alho
pimenta cominho
salsinha picada
cebolinha picada
coentro
hortelã
sal
pimenta do reino

Modo de fazer
Deixe o feijão em molho por algumas horas (alguns recomendam 12 horas, mas eu deixei por apenas 4 horas). Dessalgue as carnes salgadas (pode deixar de molho e trocar a água de 2 em 2 horas).
Para temperar a carne, num pilão amasse o alho com a pimenta cominho e passe nas carnes dessalgadas. Refogue na panela quente o bacon picado, depois que estiver crocante, acrescente todas as carnes e refogue bastante para dar sabor. Enquanto isso, bata no liquidificador o tomate, pimentão, cebola, cebolinha, salsinha, coentro, hortelã. Jogue essa mistura nas carnes e deixe refogar mais ainda. Quanto mais refogar, mais saborosa vai ficar sua feijoada. Se precisar, coloque água aos poucos (use a água que você deixou o feijão para dar mais sabor). Depois de uns 40 minutos a 1 hora refogando, acrescente o feijão na panela e cubra com água. Mexa de vez em quando para não grudar na panela e acrescente água para não ficar ressecado. Depois de algumas horas, a sua feijoada está pronta. Experimente e veja se falta alguma tempero e acerte o sal e pimenta. Sugiro fazer no dia anterior, para pegar mais sabor.

……………………………………………………

Receita de Pain Perdu com Morangos e Uvas

Eu nunca tinha ouvido falar nessa sobremesa até o dia que fizemos mais uma aula de culinária e a professora Flávia Carnicelli levou esta receita! Sensacional! É diferente de tudo que eu já tinha provado, não é comum e por isso é tão especial.

Essa sobremesa até lembra uma french toast, mas o creme inglês dá o toque especial…

……………………………………………………

Receita de Pain Perdue com Morangos e Uvas

Ingredientes Creme Inglês
3 gemas
1 xícara de creme de leite fresco
1/3 xícara de açúcar
Baunilha fresca

Frutas e pão
Brioche amanhecido
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açúcar cristal
Manteiga e açúcar para untar e polvilhar
1 xícara de morangos picados
1 xícara de uvas picadas

Modo de fazer Creme inglês
Numa panela, ferva o creme inglês com a baunilha, à parte bata as gemas com o açúcar. Quando estiver esbranquiçado, coloque uma concha de creme em cima dos ovos e mexa até incorporar. Misture o restante e volte tudo para a panela e mexa com colher de pau até engrossar um pouco. Não deixe ferver. Desligue o fogo e continue mexendo até esfriar. Reserve.

Frutas e pão
Corte o pão em cubos. Depois aqueça a manteiga em uma frigideira e toste um pouquinho. Depois passe em canela e açúcar cristal.

Para montar, Intercale pão, creme inglês e morango e uva. Depois corte umas fatias de pão, faça o mesmo procedimento do pão em cubinhos (frite na panela) e arrume por cima do prato. Enfeite com morango e creme inglês.

Cubra os potinhos com papel-alumínio e leve-os para assar no forno em banho-maria durante 20 minutos. Retire do fogo, polvilhe açúcar cristal e despeje mais um pouco do creme inglês. Com um maçarico, queime o açúcar. Sirva quente, acompanhado do que sobrou do creme inglês.

……………………………………………………

Receita de Coxinha de Galinha Crocante e fim de Avenida Brasil

Gente, o mundo parou pra ver o fim da Avenida Brasil, né? Meus amigos inventaram uma festa muuuito legal para assistirmos o último capítulo da novela: Festa do Divino! Fomos todos fantasiados e levamos comidinhas do Divino. Eu aprendi a fazer Coxinha de Galinha só pra levar pra essa festa! E fui fantasiada de Zezé! Todo mundo queria que eu fosse de Nina, mas eu achei que ir de Zezé ia ser mais engraçado e mais desafiador, rs. Então eu corri atrás da fantasia e da receita de coxinha e lá fui eu!

O bom é que, segundo meus amigos, a coxinha ficou maravilhosa! Fiz questão de fazer uma massa bem fininha, porque eu detesto coxinha massuda. Aí acabou que ficou fina demais, mas foi exatamente isso que fez o maior sucesso, ficou mega crocante… Eu fiquei super feliz que deu certo.

 

……………………………………………………

Receita de Coxinha de Galinha

Rende 50 coxinhas pequenas

Ingredientes para massa
2 litros de água
1 kg de farinha de trigo
2 caldos de galinha (eu usei natural)
1 colher de margarina
1 colher rasa de sal

Ingredientes para o recheio
1 kg de peito de frango cozido e desfiado
2 cebolas médias picadas
1 xícara de salsinha picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados
1 pitada de páprica doce ou picante
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva

Ingredientes para empanar
2 claras
2 xícaras de água
1 pitada de sal
500g de farinha de pão

Modo de fazer

Massa
Em uma panela junte dois litros de água (de preferência a água que cozinhou o frango), dois caldos de galinha, uma colher de margarina e uma colher rasa de sal. Deixe a mistura no fogo até ferver. Após levantar fervura, junte a farinha e com o auxílio de uma colher de pau vá mexendo sem parar até que a massa desgrude da panela. Fica super pesada a massa, mas força que você consegue. Retire do fogo e coloque sobre uma superfície lisa e untada de manteiga Deixe esfriar, e vá sovando constantemente para que a massa não crie casca. Reserve.

Recheio
Em uma panela com azeite coloque a cebola picada, refogue e depois acrescente o alho amassado e frite tudo até dourar, junte o peito de frango cozido e desfiado, o sal, a pimenta do reino e refogue por alguns minutos. Acrescente o tomate, a salsinha e a páprica aos poucos. Desligue o fogo e deixe esfriar

Montagem
Com as mãos untadas de manteiga, pegue uma porção da massa (dependendo qual seja o tamanho que você quer fazer cada coxinha), faça uma bolinha e com o auxílio do dedo indicador faça uma cavidade na massa – foi nessa parte que eu fiz fininha (mas cuidado pra ela não ficar muito fina e desmanchar quando fritar). Coloque uma porção do recheio e feche a boca da cavidade.

Para empanar
Misture a água, as claras e o sal. Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tire o excesso e passe pela farinha pão.

Para fritar
Em uma panela funda, coloque óleo suficiente para cobrir a coxinha, deixe esquentar bem (190º a 200º graus) e frite as coxinhas aos poucos para que o óleo não esfrie, o que pode fazer com que as coxinhas venham a rachar. Espere ficar dourar bem, retire, escorra e aproveite!

……………………………………………………

Agora, quanto a minha fantasia, me achem aí, rs. Eu cheguei toda arrumadinha, mas depois arranquei a peruca que estava coçando minha cabeça, rsrsrs. A festa foi o máximo! Me diverti demais!

Londres – Borough Market e Bricklane

Além de muitos restaurantes maravilhosos que fomos durante a viagem, fomos em dois lugares especialmente interessantes para quem gosta de cozinhar ou de comer.

Um deles é o Borough Market que é um mercado de alimentos enorme embaixo da London Bridge.

Tem produtos da mais alta qualidade e vindos todo lugar do mundo. Mas tem de tudo mesmo, é um sonho! Fiquei desorientada por lá. Experimentamos queijos, mel, azeites, compramos trufas, chocolates, aceto balsâmico… E o lugar é lindo, rústico, todo de tijolinho, um charme. Só fui embora porque fechou, rs.

O outro passeio fantástico é pela Bricklane, pertinho de Shoreditch, outra área bem bacana de andar. O bom é ir aos domingos, onde tem uma feira enorme na área. Lá você encontra de tudo, tem frutas, roupas, comidas, cacarecos, materiais de limpeza, tem de tudo. Muita gente na rua passeando e comendo. A parte de alimentação é enorme, tem todo tipo de comida em várias barracas, não só pelas ruas mas dentro de galerias que você vai vendo ao andar. Tem também várias lojas bacanas por perto. Eu amei o passeio.