Receita de Tartare de Salmão

Ainda estou de férias, mas segue uma receitinha pra vocês!

Essa receita é ótima porque é rápida, fácil e deliciosa. Boa para receber os amigos em casa. E quem acha que não sabe cozinhar, com essa não tem erro.

Peguei essa receita do Dedo de Moça, um site de receitas deliciosas que eu adoro!

……………………………………………………

Receita de Tartare de Salmão

Ingredientes
500g de salmão limpo (peça para sashimi)
1 colher (sopa) de gengibre ralado e espremido
3 colheres (sopa) de cebolinha picada bem fininha
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1⁄2 colher (café) de sal
1⁄2 colher (sopa) de raspas de limão Tahiti
1⁄2 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1⁄2 colher (sopa) de raspas de tangerina
Molho shoyu a gosto
Raiz forte a gosto

Modo de fazer
Corte o salmão em cubos pequenos. Depois, misture o salmão, gengibre, cebolinha, as raspas de cítricos, o azeite e o sal. Sirva frio, acompanhado molho shoyu e raiz forte, separadamente.

……………………………………………………

Vale do Loire – França

Chegamos no Vale do Loire hoje e fomos direto passear no Chateau Chenonceau, que foi construído em cima do rio. Uma coisa linda. Depois viemos para o nosso hotel, também um castelo, que se chama Chateau d’Avignon.

20121120-223123.jpg
Decidimos jantar por aqui, já que tínhamos pesquisado que o restaurante do hotel é o número 3 da região.

20121120-223242.jpg
Foi uma maravilha, uma surpresa depois da outra… Para mim, a melhor foi a entrada de Vieiras com Abacate e Carpaccio de Abacaxi! : )
E eu, que nunca dei muito valor a pão, estou ficando louca aqui na França! Cada pão maravilhoso com as melhores manteigas. O resultado: tô ficando bolota! Rsrsrs!

20121121-081741.jpg

Mont Saint Michel – França

Estou de férias, numa viagem basicamente gastronômica na França. Uma maravilha. Estou vendo cidades maravilhosas e experimentando as maiores delícias por aqui!

Hoje viemos para o Mont Saint Michel, um lugar lindo, uma ilhota com construção medieval que fica isolada no mar da Normandia. Tudo aqui é lindo e parece que você está no passado. Antes de virmos pra cá, uma amiga, Maria Penido, me informou que os cordeiros daqui são maravilhosos, especialidade da região, pois bebem a água salgada do mar da ilha, então a carne é super macia e saborosa. E também tinha lido sobre os mexilhões pequenos, que são uma outra especilidade daqui.

20121119-214224.jpg

Óbvio que experimentamos os dois! Fomos no Restaurante Saint Pierre e pedimos de entradas mexilhões ao creme, maravilhoso! E pra jantar, nós pedimos pratos diferentes de cordeiro (carré e sorris), ambos maravilhosos.

Se vierem para o Mont Saint Michel, não deixem de visitar. Além disso, a ilha é linda e encantadora. Mais uma curiosidade: apenas 55 habitantes moram aqui! : )

20121119-214337.jpg

Receita de Sonho Recheado (Donuts)

Outro dia eu estava aqui pesquisando receitas de donuts e achei várias. Fiz uma que ficou uma delícia e você pode variar os recheios. Na verdade, donut é a mesma coisa que o nosso sonho.

Em Salvador eu comia sempre sonhos recheados de goiabadas, vendidos em cestas de palha por senhorinhas nas escolas, uma lembrança deliciosa. Aqui em São Paulo que fui descobrir o sonho recheado com creme. Esses eu fiz com recheio de goiabada para matar a saudade, e de doce de leite, uma delícia! Se você quiser fazer de creme, dá pra usar esse creme que usamos nessa receita!

Dá um trabalhão pra fazer… Tem que esperar a massa crescer duas vezes, demora, mas vale a pena! Não desanime!

…………………………………………………… 

Receita de Sonhos Recheados (Donuts)

Rende cerca de 10-12 unidades

Ingredientes Sonhos
1 pacote de fermento biológico seco (2 1/2 colheres de chá)
2 colheres de sopa de água quente (não fervendo)
3 3/4 xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar e rolar a massa
1 xícara de leite integral, em temperatura ambiente
50g de manteiga amolecida
3 gemas grandes
2 colheres de açúcar
1 1/2 colheres de chá de sal
1/4 colher de chá de canela
Óleo para fritar

Ingredientes para polvilhar
1 1/3 de xícara de açúcar cristal
2 colheres de chá de canela

Ingredientes recheio (você escolhe)
1 xícara de doce de leite
1 xícara de goiabada cremosa
1 xícara de creme de baunilha (receita aqui)

Modo de fazer
Misture o fermento e água morna em uma tigela pequena até dissolver o fermento. Deixe descansar até espumar, cerca de 5 minutos. (Se não fizer espuma, descarte e faça de novo com outro fermento.)

Na tigela da batedeira, misture o fermento, a farinha, o leite, a manteiga, as gemas, o açúcar, o sal e a canela. Bata em velocidade baixa até formar uma massa macia. Aumente a velocidade para médio-alto e bata mais 3 minutos. A massa vai estar mole e pegajosa. Se estiver muito pegajosa, acrescente até 1/2 xícara mais farinha. A massa deve ser um pouco pegajosa, cuidado para não adicionar farinha demais.

Raspe a massa para o centro da tigela, em seguida, polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e um pano de cozinha limpo. Deixe a massa crescer em um lugar sem correntes de ar à temperatura ambiente quente até dobrar de tamanho, 1:30h a 2 horas.

Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha e use um rolo para abrir a massa até ficar com 2cm de altura. Corte com cortador redondo de cookies ou com a boca de um copo e transfira para uma assadeira enfarinhada grande. Cubra os sonhos com um pano de cozinha limpo e deixe crescer em um lugar sem correntes de ar à temperatura ambiente até crescer mais um pouco, cerca de 30 minutos. Não use as sobras, elas vão ficar duras se reamassadas. Em uma tigela média, misture o açúcar e a canela que vai ser usado para polvilhar. Reserve.

Aqueça bastante óleo numa panela e quando estiver bem quente, frite os sonhos, dois de cada vez, virando ocasionalmente com uma escumadeira, até crescer e ficar dourado, pouco mais de 2 minutos (cerca de 1 minuto de cada lado). Depois retire e deixe escorrer um pouco no papel toalha. Deixe esfriar.

Encha um saco de confeitar, equipado com uma ponta que fure o sonho (veja foto), com o doce de leite ou a goiabada. Torça para selar o saco. Insira a ponta no sonho e aperte o saco de confeitar até achar suficiente. Encha cada sonho. Depois passe no açúcar e canela. Sirva imediatamente ou cubra para depois servir.

……………………………………………………