Receita muito fácil de pão de queijo

 

Há muuuito tempo atrás eu vi essa receita no Mais Você. Imagine, uma receita de Pão de Queijo feito com cream cheese. Não botei a menor fé. Mas eu adoro pão de queijo e nunca tinha feito, então resolvi experimentar. É muito bom! E muito fácil de fazer!

PaodeQueijo_RangodoDia3

Eu acho que a receita foi inventada por uma brasileira que mora na Ásia e é apaixonada por Pão de Quejo. Mandou muito bem, é uma receita fácil e prática (minhas preferidas). Dá pra fazer rapidinho pra família comer no café da manhã, pro lanche…

PaodeQueijo_RangodoDia2

Já fiz várias vezes e é sempre um sucesso. A melhor parte é que não dá trabalho nenhum. Espero que vocês gostem!

…………………………………………………… 

Receita de Pão de Queijo

Ingredientes
1 xícara de chá de polvilho doce
200 g de cream cheese
1 gema
5 colheres  de sopa de queijo parmesão ralado (de boa qualidade)
sal a gosto

Modo de fazer
Numa tigela coloque o polvilho doce, o cream cheese, a gema, o queijo parmesão ralado e sal a gosto e misture com as mãos até ficar uma massa homogênea. A massa no começo parece dura, mas depois com o calor das mãos vai amolecendo e dando ponto. Com as mãos faça pequenas bolinhas, coloque numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 20 minutos ou até ficar dourado. Retire do forno e sirva em seguida.

…………………………………………………… 

PaodeQueijo_RangodoDia4

Receita Especial de Mac&Cheese – Macarrão com Queijo

Mac & Cheese é o prato preferido dos americanos, pelo menos das crianças. E o nome Mac é de macarrão e cheese de queijo, ou seja, um macarrão com molho de queijo! Gostoso, fácil e rápido de fazer. Mas essa versão não é para crianças. É uma versão um pouco mais gourmet do Mac & Cheese.

MacCheese_Rango-do-Dia

Fiz para um jantar com amigos aqui em casa e todo mundo amou. Mas eu sugiro que você faça potinhos individuais, uma grande quantidade fica um pouco enjoativo. O que quebra é a cebola caramelada em cima, fica uma delícia.

MacCheese_Rango-do-Dia2

MacCheese_Rango-do-Dia3

…………………………………………………… 

Receita Especial de Mac & Cheese (macarrão com queijo)

Para 6-8 pessoas

Ingredientes
1/2 xícara de manteiga
2 cebolas em fatias finas
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta do reino moída na hora
1 1/3 colher de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de leite integral
3 xícaras de creme de leite fresco
350g queijo cheddar ralado
120g queijo stilton em pedaços (pode ser outro queijo da sua escolha)
4 xícaras macarrão (massa pequena, tipo caracol)

Ingredientes Cobertura
2 fatias grossas de pão duro, em cubos
1 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

Modo de fazer
Em uma frigideira, derreta 1/2 xícara de manteiga e adicione as cebolas. Tempere com sal e pimenta e açúcar e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo ocasionalmente por 45-50 minutos, até que as cebolas estejam douradas e quase na textura de geléia ou compotas. Reserve.
Em uma panela grande, derreta as 4 colheres de sopa de manteiga. Adicione a farinha e misture com a manteiga até que ela se transforma em uma pasta e cozinhe por 2-3 minutos. Muito lentamente, adicione o leite, mexendo sempre para evitar que embole. Quando todo o leite for adicionado, misture o creme de leite. Adicione o sal e pimenta fresca a gosto. Cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o líquido engrosse em fogo brando. Desligue o fogo e adicione o queijo, mexendo até que o queijo derreta.
Em uma panela separada aqueça a água, para a massa. Quando estiver fervendo, adicione um punhado de sal e a massa. Cozinhe por 6 minutos, depois escorra (mas não lave) – a massa não vai estar pronta, mas vai terminar de cozinhar no forno. Adicione o macarrão ao molho de queijo, coloque nos pratinhos individuais (que possam ir ao forno). Misture com as cebolas caramelizadas.

Para fazer a cobertura, coloque o pão, o queijo ralado e sal e pimenta no processador de alimentos. Pulse uma ou duas vezes até misturar bem, mas sem virar farofa. Polvilhe a mistura por cima. Asse por 25 minutos a 180 graus. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

…………………………………………………… 

MacCheese_Rango-do-Dia4 

Receita de Bolo de Açúcar e Canela (Bolo de Cinnamon Roll)

Lembra que na semana passada eu postei o cinnamon roll? Pois eu descobri uma receita de bolo de cinnamon roll! Hmmmmm… Como o nome era muito complicado, eu traduzi livremente para Bolo de Açúcar e Canela, que na verdade é o que é mesmo!

Bolo_RangodoDia

É uma delícia. Fácil de fazer. Na receita tinha uma calda de açúcar, mas achei que já estava doce demais, não quis fazer. Mas vou colocar a receita completa aqui, assim você decide se faz ou não, né?

Bolo_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Bolo de Açúcar e Canela (Bolo de Cinnamon Roll)

Ingredientes bolo
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
4 colheres de chá fermento em pó
2 ovos grandes
1 1/2 xícaras de leite
1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, derretida

Ingredientes recheio
1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, amolecida a temperatura ambiente.
1 copo cheio de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó

Ingredientes cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
5 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de baunilha (eu sempre uso a natural, veja post)

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira pequena. Em uma tigela grande, misture os ingredientes para o bolo (exceto manteiga derretida). Não mexa demais, só até ficar uma massa homogênea. Enquanto a batedeira estiver ligada, adicione lentamente a manteiga derretida. Misture apenas até homogênea. Espalhe esta massa uniformemente na assadeira.

Agora, para fazer o recheio. Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do recheio: manteiga amolecida, o açúcar mascavo, farinha e canela. Mexa até misturar bem. Coloque o recheio de canela em colheradas sobre a massa do bolo. Pegue uma faca e faça o efeitos em mármore em todo o bolo (veja foto). Asse o bolo por cerca de 35-40 minutos, até que um palito inserido no centro saia limpo.

Enquanto o bolo está no forno, faça a cobertura. Misture o leite, o açúcar de confeiteiro e a baunilha em uma tigela pequena. Despeje a cobertura sobre o bolo quente e sirva.

……………………………………………………

Bolo_RangodoDia3

Baunilha

Eu não sei se vocês repararam, mas em todas as receitas que levam baunilha eu faço um comentário sobre o fato de que eu prefiro usar a baunilha natural, a fava. A baunilha de verdade é cara – o segundo tempero mais caro do mundo, segundo li em um blog de culinária – mas tem um sabor e aroma sem iguais.

Eu acho o extrato de baunilha muito ruim, com gosto artificial e sempre estraga todas as receitas deixando um sabor horrível que em nada parece com baunilha mesmo. A grande maioria das coisas de baunilha que existem por aí são feitas com esse aromatizante químico. Então nunca, nunca use o extrato, combinado?

Fava_Rango

A fava de baunilha natural é um pouco mais difícil de achar e é mais cara, mas não desista. O sabor dela compensa. Eu li em um blog que pode ser comprada no Mercado Livre – é mais barato e chega rapidinho, dá pra comprar em grandes quantidades. Recebi também a dica de Heli, amiga querida, que tem o site Cipria, que vende baunilha e outras coisinhas legais!

Para usar, é só abrir de cima a baixo com uma faca pequena e depois passar a faca para raspar as sementinhas cuidadosamente. As sementes mais parecem um pozinho, de tão pequenas que são. Usando a faca, sem fazer muita pressão, você vai raspar a parte de dentro da fava, retirando as sementes.

Fava

Há um tempo, eu descobri a pasta de baunilha, que é um produto importado (super caro), mas é bom e serve de substituto. É bom ter em casa para momentos de aperto, ou seja, se não tiver a natural na hora que você está precisando, dá pra usar a pasta.

Pasta

Dá pra colocar as sementinhas de baunilha dentro de cremes, pudins, mousses, doces, e em qualquer receita que leve baunilha. Se for ferver um creme na panela, além de colocar as sementinhas, jogue a fava dentro da mistura também, e retire quando terminar de cozinhar – a fava vai dar mais sabor ainda.