Receita de Peixe no Tucupi com Jambu

Antes do Natal, marcamos um jantar com Robério Braga, nosso amigo e primo de Duca, minha cunhada, para ele preparar a receita de Filhote no Tucupi com Jambu. Foi um sucesso absoluto. Uma delícia, parece uma moqueca, mas é ainda mais saboroso. E o jambu, que eu nunca tinha provado antes, é muito estranho! Dá uma dormência engraçada na boca se você come a florzinha totalmente crua, mas no jantar (depois de ferver um pouco) o efeito fica mais leve e delicioso.

PeixeTucupi_Rango-do-Dia

Aí no nosso carnaval, o Carnalaje, nos atrevemos a fazer! Fizemos um mutirão na montagem dos pratos e deu muito certo! Parece complicado, mas é fácil e muuuito gostoso! Recomendo demais, experimente.

PeixeTucupi_Rango-do-Dia2

Esses acima são os ingredientes! Abaixo, veja como fazer, muito fácil!

PeixeTucupi_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita da Peixe no Tucupi com Jambu

Ingredientes
1kg de filhote (filé)
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
5 ovos cozidos
2 litros de tucupi
1 maço de jambu
2 cebolas picadas
2 tomates em rodelas
2 dentes de alhos picados
Coentro picado
1 limão siciliano

Modo de fazer
Ferva as folhas e flores do jambu por 1 a 2 minutos (não pode ser muito senão perde o poder de adormecer a língua). Tempere o peixe com o alho, sal e pimenta e corte em 5 filés altos. Coloque uma frigideira com azeite no fogo alto e ponha os filés de peixe, pingue o limão por cima e grelhe rapidamente dos dois lados, para ficar cru por dentro. Em outra frigideira maior, refogue a cebola com os pimentões. Acrescente o peixe e o tucupi e cubra com o tomate e o coentro. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos, em fogo baixo. Na hora de servir, coloque em um prato fundo o peixe, o molho, o ovo cozido e cubra com o jambu. De acompanhamento, faça arroz e farofa.

……………………………………………………

PeixeTucupi_Rango-do-Dia4

Todo mundo montando os pratos! Duda, Paulo e Érica com a mão na massa! : )

Receita de Lasanha Deliciosa

Lasanha a bolonhesa é um dos meus pratos preferidos (o outro é Strogonoff) e uma das primeiras coisas que aprendi a fazer, até porque é instintivo, né? Não é difícil fazer lasanha, o negócio é só temperar bem gostoso e usar uma boa massa (eu sempre uso fresca, é muito melhor). E é um prato ótimo para comer com os amigos, por isso fiz lá em casa no Carnaval.

Lasanha_Rango-do-Dia

Eu antes fazia sem o molho branco no meio e sem presunto, mas agora eu faço completa. Uma delícia, sou capaz de comer lasanha por dias seguidos… Só não como porque engorda, infelizmente, assim como tudo que é gostoso…

Lasanha_Rango-do-Dia2

Lasanha_Rango-do-Dia3

…………………………………………………… 

Receita de Lasanha Deliciosa

Para 6 a 8 pessoas

Ingredientes
500g de massa fresca de lasanha
250g de presunto magro fatiado
350g de queijo mussarela fatiado
150g de parmesão ralado

Ingredientes molho vermelho
1 cebola ralada
Azeite
500g de carne moída (fraldinha ou patinho)
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de sopa de açúcar
1 caixinha de molho de tomate (500g)
Salsinha e tomilho picados
Sal e pimenta do reino moída na hora

Molho Branco
100g de manteiga sem sal (1/2 xícara)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 litro de leite
Sal e pimenta do reino moída na hora
Noz moscada ralada na hora

Modo de fazer
Frite a cebola no azeite. Acrescente a carne moída. Quando estiver cozida, acrescente o molho de tomate, o catchup, o açúcar e a salsinha e tomilho picados. Deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo, deixando bem suculento. Acerte o sal e pimenta. Reserve.

Faça o molho branco: em uma frigideira, derreta a manteiga acrescente a farinha de trigo e doure. Junte o leite, mexendo com um fouet, até ficar cremoso e delicado. Acerte o sal e  pimenta e coloque uma pitada de noz moscada. Reserve.

Para montar
Em camadas, siga a seguinte ordem: primeiro o molho branco, o parmesão, depois a massa, o molho vermelho, o presunto e a mussarela. Repita, terminando com o molho branco e o parmesão. Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, até gratinar.

…………………………………………………… 

Lasanha_Rango-do-Dia4

Receita de Baião de Dois

Essa é uma das receitas que fizemos no Carnaval. Quem cozinhou o Baião de Dois foi Suzana e foi um sucesso. Ainda fez para acompanhar Paçoquinha (vou pedir a ela a receita também!) e uma Carne de Sol deliciosa. Um almoço verdadeiramente nordestino!

BaiaodeDois_RangodoDia

A nossa chef Suzana : )

BaiaodeDois_RangodoDia3

Não tenho muitas fotos do antes, porque cheguei no meio do caminho, rs. Mas com a receita dá pra entender direitinho.

BaiaodeDois_RangodoDia2

…………………………………………………… 

Receita de Baião de Dois

Ingredientes
1/2 kg de feijão verde
300g de charque em quadradinhos
500ml de caldo de carne
1 cebola ralada
1 pimentão verde picadinho
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de coentro picado
2 1/2 xícaras de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas
Rapadura ralada

Modo de fazer
Deixe o feijão de molho de véspera. E também a carne, para dessalgar, trocando pelo menos 3 vezes a água. No dia seguinte cozinhe o feijão juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria (ou até cobrir o feijão). Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Em outra panela refogue a cebola, o alho e o pimentão no azeite. Junte o coentro, a carne e o arroz e refogue bem. Acrescente ao feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Cubra o arroz com as fatias de queijo coalho. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Sirva salpicado com a rapadura ralada e acompanhado de carne-de-sol.

…………………………………………………… 

BaiaodeDois_RangodoDia4

Receitas do Carnaval

Essa semana eu vou postar todas as receitas que fizemos no Carnaval. Como fiquei em SP, juntamos uma turma e fizemos o Carnalaje, que basicamente era cozinhar e comer o dia inteiro. Todo mundo se aventurou na cozinha e experimentamos muitas delícias.

Só pra vocês terem uma ideia, vejam esse Baião de Dois, feito por Suzana Pamplona… Mais tarde a receita estará aqui : )

photo

Aguardem!

Receita de Bolinho de Chuva

BolinhodeChuva_RangodoDia

Eu descobri Bolinho de Chuva quando vim morar em SP, vi uma vez no programa de Ana Maria Braga e fiquei encantada com o fato deles virarem sozinhos quando estão fritando. Eu, que já gosto de uma guloseima, fui logo fazer. A primeira vez achei meio sem graça e fui ajustando a receita ao meu gosto. Hoje eu faço ela assim, do jeito que vou postar abaixo.

BolinhodeChuva_RangodoDia2

É bem fácil de fazer, ótimo pra correr no sábado de manhã e fazer antes de todo mundo acordar, uma delícia. Eu não consigo parar de comer…

BolinhodeChuva_RangodoDia3

……………………………………………………  

Receita de Bolinho de Chuva

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos ligeiramente batidos
150g de queijo ralado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
6 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite
3 xícaras de açúcar para polvilhar
1 colher de sopa de canela

Modo de fazer
Coloque a farinha numa vasilha. No meio coloque os ovos, o queijo ralado, o fermento, o açúcar, o sal e acrescente o leite aos poucos. Vá misturando com o batedor. Frite às colheradas em bastante óleo quente deixando dourar bem. Sirva com açúcar e canela.

…………………………………………………… 

BolinhodeChuva_RangodoDia4