Receita de Peixe no Tucupi com Jambu

Antes do Natal, marcamos um jantar com Robério Braga, nosso amigo e primo de Duca, minha cunhada, para ele preparar a receita de Filhote no Tucupi com Jambu. Foi um sucesso absoluto. Uma delícia, parece uma moqueca, mas é ainda mais saboroso. E o jambu, que eu nunca tinha provado antes, é muito estranho! Dá uma dormência engraçada na boca se você come a florzinha totalmente crua, mas no jantar (depois de ferver um pouco) o efeito fica mais leve e delicioso.

PeixeTucupi_Rango-do-Dia

Aí no nosso carnaval, o Carnalaje, nos atrevemos a fazer! Fizemos um mutirão na montagem dos pratos e deu muito certo! Parece complicado, mas é fácil e muuuito gostoso! Recomendo demais, experimente.

PeixeTucupi_Rango-do-Dia2

Esses acima são os ingredientes! Abaixo, veja como fazer, muito fácil!

PeixeTucupi_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita da Peixe no Tucupi com Jambu

Ingredientes
1kg de filhote (filé)
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
5 ovos cozidos
2 litros de tucupi
1 maço de jambu
2 cebolas picadas
2 tomates em rodelas
2 dentes de alhos picados
Coentro picado
1 limão siciliano

Modo de fazer
Ferva as folhas e flores do jambu por 1 a 2 minutos (não pode ser muito senão perde o poder de adormecer a língua). Tempere o peixe com o alho, sal e pimenta e corte em 5 filés altos. Coloque uma frigideira com azeite no fogo alto e ponha os filés de peixe, pingue o limão por cima e grelhe rapidamente dos dois lados, para ficar cru por dentro. Em outra frigideira maior, refogue a cebola com os pimentões. Acrescente o peixe e o tucupi e cubra com o tomate e o coentro. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos, em fogo baixo. Na hora de servir, coloque em um prato fundo o peixe, o molho, o ovo cozido e cubra com o jambu. De acompanhamento, faça arroz e farofa.

……………………………………………………

PeixeTucupi_Rango-do-Dia4

Todo mundo montando os pratos! Duda, Paulo e Érica com a mão na massa! : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “Receita de Peixe no Tucupi com Jambu

  1. Parabéns, acertou mesmo!!!!
    Sou de Belém do Pará e sempre que vejo as nossas delícias prestigiadas ficou MUITO feliz. Hoje, 13-10-2013, desejo a todos bom Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com proteção diária. Quem não o conhece, vá até lá em Outubro e se emocione pelo coração e pela boca…rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *