Receita de Torta de Alho Caramelado com Queijo de Cabra

Por favor, sem preconceitos. Sem medo de alho. Essa receita de torta de alho caramelado com queijo de cabra é uma delícia! Acreditem em mim. Um sabor diferente e surpreendente. E, para os que gostam, é vegetariana.

TortaAlhoCaramelado_RangodoDia

Fica uma delícia com uma saladinha! É uma comidinha leve e deliciosa.

TortaAlhoCaramelado_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita Torta de Alho Caramelado com Queijo de Cabra

Para 8 pessoas

Ingredientes
375g de massa folhada pronta
3 cabeças médias de alho, com os dentes separados e descascados
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de água
¾ colher de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de alecrim picado
1 colher de chá de tomilho picado, além de alguns raminhos inteiros para enfeitar
120g queijo de cabra cremoso suave
120g queijo de cabra maduro duro
2 ovos
1 xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta preta

Modo de fazer
Use uma forma de torta. Estenda a massa folhada em um círculo que vai forrar o fundo e os lados da forma, e um pouco mais. Forre a forma com a massa. Coloque um grande círculo de papel manteiga no fundo e encha com feijões ou alguma coisa que faça peso, a ideia é só fazer a massa ficar no lugar enquanto assa sozinha. Deixe descansar na geladeira por cerca de 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Coloque a forma no forno e asse por 20 minutos. Retire os feijões e o papel e, em seguida leve ao forno por mais 5-10 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Reserve. Deixe o forno ligado.
Enquanto o massa está assando, faça o alho caramelizado. Coloque os dentes de alho em uma panela pequena e cubra com bastante água. Leve para ferver e escalde por 3 minutos, depois escorra bem.
Seque a panela, volte os dentes para ele e adicione o azeite. Frite os dentes de alho em fogo alto por 2 minutos. Adicione o vinagre balsâmico e água e deixe ferver, em seguida, cozinhe lentamente por 10 minutos.
Adicione o açúcar, o alecrim, o tomilho picado e sal ¼ colher de chá. Continue fervendo em fogo médio por 10 minutos, ou até que a maior parte do líquido tenha evaporado e os dentes de alho estejam revestidos de um xarope escuro caramelo. Reserve.
Para montar a torta, parta os dois tipos de queijo de cabra em pedaços e espalhe na por cima da massa da torta. Coloque os dentes do alho e o caldo uniformemente sobre o queijo.
Em uma vasilha misture os ovos, creme de leite fresco, ½ colher de chá de sal e um pouco de pimenta preta. Despeje este creme sobre o recheio torta para preencher as lacunas, certificando-se de que você ainda pode ver o alho e queijo sobre a superfície.
Reduza a temperatura do forno para 160 ° C e coloque a torta. Asse por 35-45 minutos, ou até que o recheio torta esteja firme e o topo fique marrom/dourado. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.
Em seguida, retire da forma, corte a borda se necessário, e coloque alguns ramos de tomilho por cima e sirva quente. Se quiser, sirva com uma salada crocante.

……………………………………………………

TortaAlhoCaramelado_RangodoDia3

TortadeAlho

Receita de Bolo Mole

Uma amiga minha postou no facebook esses dias essa receita, desse site. Fiquei super curiosa, porque a aparência do bolo me lembrou de Bolo de Carimã. Mas esse não é de carimã. É um Bolo Mole, com a mesma consistência, e um gostinho de coco. Fiz e amei!

BoloMole_RangodoDia BoloMole_RangodoDia2

Fora que é muuuito fácil de fazer, é só colocar todos os ingredientes no liquidificador, não tem erro, né?

BoloMole_RangodoDia3

 

……………………………………………………

Receita de Bolo Mole

Ingredientes
1 lata de leite condensado (395g)
1 lata de leite de vaca integral
1 lata de farinha de trigo
1/2 lata mais 2 colheres de sopa de açúcar
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
50g de coco ralado (opcional)
obs.: Use a lata de leite condensado vazia como medida.

Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador. Ponha a mistura em forma de bolo untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve-a ao forno médio (180°C) até dourar e ficar firme, de 45/55 minutos. Esse bolo é assado diretamente no forno e dispensa o banho-maria.
Esse bolo fica com consistência de pudim e não leva fermento.

……………………………………………………

Muito fácil, não? Espero que vocês gostem. Aqui na Casa das Três fez o maior sucesso!

BoloMole_RangodoDia4

Receita de Tortilla de Batata

Eu amo batata. Simplesmente. De qualquer jeito. E quando eu comi Tortilla de Batata, foi paixão à primeira vista. Batata combina com tudo, a qualquer hora, em qualquer lugar. E por muito tempo fui atrás de uma receita boa, já em ensinaram a fritar primeiro a batata, a cozinhar, usar cebola roxa, e nada era tão bom. Aí, eis que minha querida professora Flávia Carnicelli, que morou muitos anos na Espanha, me apresentou a receita perfeita!

TortillaBatata_RangodoDiaVejam bem, esse não é um prato light. Nada light. Mas vale cada caloria! É só não ficar pensando nisso, rs. A combinação de batata + ovos + cebola é sensacional.

TortillaBatata_RangodoDia2

É uma ótima entrada para fazer para receber seus amigos em casa. Fica uma delícia se você faz com tomatinhos confit para colocar em cima! Também dá pra fazer em forminhas de silicone pequenas individuais e assar, assim fica um pouco mais light e mais charmosas.

TortillaBatata_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Tortilla de Batata

Rende 3 ou 4 tortillas

Ingredientes
3 batatas asterix
1 ou 2 ovos
1 cebola
Azeite de oliva ou óleo
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Primeiro, você deve descascar e fatiar as batatas bem fininhas. Faça o mesmo com a cebola. Eu uso o processador, que corta tudo na mesma espessura. Coloque a batata e a cebola em uma panela grande e cubra com o azeite de oliva ou o óleo. Eu prefiro usar azeite. Você vai cozinhar a batata e a cebola nesse azeite, não é fritar, então deixe o fogo médio e não deixe as batatas fritarem. Em 20 minutos mais ou menos elas vão estar cozidas. Pegue uma pra testar. Se estiverem, tire do fogo e deixe escorrendo bem o azeite. Em uma pequena tigela, bata os ovos com sal e pimenta. Misture com a batata e cebola e mexa bem. Pode quebrar um pouco as batatas.
Aqueça uma frigideira com azeite (se for menor, é mais fácil de virar a tortilla). Coloque um pouco da mistura e amasse um pouco pra ficar no formato da panela. Deixe uns 5 a 7 minutos, ou até perceber que a massa está firme. Vire o lado e deixe por mais 5 a 7 minutos.
Se você for fazer nas forminhas de silicone, leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas. Na hora de servir, tire das forminhas e arrume num prato.

Sirva quentinha!

……………………………………………………

TortillaBatata_RangodoDia4

 

Receita de Croque Monsieur

Essa receita de hoje, o Croque Monsieur, nada mais é que um sanduíche de queijo e presunto sofisticado. Tem um creme que deixa o sanduíche molhadinho e o brioche, ao invés de um pão de forma, faz toda a diferença. Fica uma delícia.

Croque_Rango_do_Dia

É ótimo para os dias que estamos com preguiça de jantar ou então pra tomar um café da manhã mais tarde, eu adoro. E existe a versão Croque Madame, que tem um ovo frito em cima – eu acho ainda mais gostoso!

Croque_Rango_do_Dia2

Croque_Rango_do_Dia3

……………………………………………………

Receita de Croque Monsieur

Rende 4 sanduíches

Ingredientes
8 fatias de brioche (ou pão de forma comum)
4 ovos
1 copo de creme de leite fresco
Queijo ralado tipo gruyère ou emmental
4 fatias de presunto cozido ou presunto de parma
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz moscada

Modo de fazer
Misture os ovos e o creme de leite, numa panela e leve a fogo baixo até formar um creme, adicione 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e noz moscada.
Com uma concha, espalhe o creme sobre as fatias de pão, para que o miolo absorva o líquido. Espalhe uma porção generosa de queijo ralado e coloque 1 fatia de presunto, cobrindo toda a superfície do pão. Feche o sanduíche e despeje o restante do creme, cobrindo tudo com mais uma porção de queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC e retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.
Se quiser, para acompanhar o croque, sirva uma salada de folhas verdes, regada com um bom vinagre, azeite e um pouco de sal e pimenta-do-reino.

……………………………………………………

Croque_Rango_do_Dia4