Receita de bolinhos de risoto com pesto e mozzarella

Andei meio sumida, né? Mas eu voltei… Vou tentar manter o ritmo, mas se eu demorar, já tem tantas receitas aqui no blog que vale a pena revisar as mais antigas que você vai acabar redescobrindo delícias maravilhosas! A receita de hoje é Bolinho de Risoto com Pesto e Mozzarella, o nome oficial é Arancini de Pesto e Mozzarela, mas achei que nem todo mundo podia entender o que era, então simplifiquei. Eu mesma não saberia, rsrsrs.

Arancini_Mozzarela_RangodoDia

Essa eu também aprendi com minha mestra querida Flávia Carnicelli. É ótima para receber os amigos em casa, e se você tiver criatividade, dá pra variar os recheios.

Para fazer esse bolinho, você precisa de um risoto pronto (só o arroz mesmo), você pode seguir essa receita aqui (mas sem chegar a terminar, é só a parte do arroz).

Arancini_Mozzarela_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Arancinis de pesto e mozzarella

Ingredientes
3 xícaras de sobras de risoto (se você não tiver sobras, faça essa receita aqui, só a parte do arroz)
1 xícara de pesto (receita aqui)
300 g de mozzarella em pedacinhos
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos batidos com garfo
2 xícaras de panko
Óleo de girassol para fritar ou óleo de amendoim
Molho de tomate pronto

Modo de fazer
Coloque o risoto de um bowl grande e misture o pesto. Depois faça bolinhas de risoto em volta do queijo. Aperte para ficar bem firme. Coloque no freezer por 30 minutos. Enquanto isso, arrume em pratos separados a farinha, o ovo e o panko e coloque o óleo em uma panela em em fogo baixo para esquentar. Arrume em assadeira algumas folhas de papel toalha. Então passe as bolinhas pela farinha de trigo, tire o excesso, depois no ovo e por último no panko. E coloque com cuidado na panela para fritar. Tire quando estiver dourado e coloque no papel toalha para secar. Sirva com molho de tomate.

……………………………………………………

Arancini_Mozzarela_RangodoDia3

Receita de Mini Muffins de Aspargos e Brie

Ontem tivemos aula com a professora Flávia Carnicelli, mais uma sessão de delícias… Aprendemos essa receita maravilhosa de mini muffins de aspargos e brie, que são muito gostosos e fáceis de fazer. Além do mais, você pode fazer várias combinações com a mesma receita, o que fica ainda mais gostoso. Então, se você vai fazer um lanchinho da tarde, um brunch ou entradinhas para receber os amigos, essa é a dica.

MiniMuffins_RangodoDia

Esses são muffins de aspargos e brie, mas você pode manter a massa e mudar os queijos escolhidos e os legumes; pode ser de cenoura, abobrinha, queijo de cabra, gorgonzola, gouda… O que você quiser.

MiniMuffins_RangodoDia2

 

Hoje teve até foto da teacher Flavinha e minha amiga (e CDF como eu) Cris Uflakker!

……………………………………………………

Receita de Mini Muffins de Aspargos e Brie

Ingredientes
25 gramas de manteiga
1 1/2 xícara de aspargos picados
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de queijo parmesão
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada
3/4 xícara de leite
1 ovo batido
120g de brie cortado em pedaços

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 190 graus. Unte as forminhas com manteiga. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue os aspargos, coloque sal, noz moscada e deixe secar. Em um recipiente, misture a farinha e uma colher de parmesão, um pouco de sal e noz moscada. Em outro recipiente, misture o leite, a manteiga derretida e o ovo batido. MIsture os dois preparos e acrescente o fermento, os aspargos e o brie. Encha as forminhas, salpique com parmesão e leve ao forno por 15 minutos ou até dourarem.

……………………………………………………

MiniMuffins_RangodoDia3

Receita de Torta Banoffee (torta deliciosa de banana)

Hoje o post é especial. Apesar de já ter passado o dia das mães, essa é a receita que eu fiz para o meu PRIMEIRO dia das mães! Estou grávida de gêmeos, dois meninos! E para comemorar com meu marido e minha família, fiz essa torta banoffee deliciosa que foi um sucesso.

TortaBanoffee_RangodoDia

Olha a minha pancinha, rsrsrs!

TortaBanoffee_RangodoDia2

É muito fácil de fazer, juro. O maior trabalho (que não é muito) é fazer a massa da torta. O resto é só arrumar, rs. Espero que vocês gostem!

TortaBanoffee_RangodoDia3

TortaBanoffee_RangodoDia4

……………………………………………………

Receita de Torta Banoffee

Ingredientes recheio
12 bananas-prata cortadas em rodelas
400g de doce de leite
500 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar
Raspas de chocolate sabor caramelo para enfeitar (eu comprei aqui)

Ingredientes massa da torta
1 pacote de biscoito tipo maizena bem moído (eu bati no liquidificador)
5 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de manteiga, derretida (talvez um pouco mais se a massa ficar seca)

Modo de fazer massa
Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Faça uma massa misturando bem o biscoito moído com o açúcar e a manteiga derretida. Forre uma forma para torta de 20 ou 23 cm com a massa. Asse por 7 minutos no forno pré-aquecido. Espere esfriar.

Modo de fazer recheio
Na massa de torta já assada e fria, espalhar o doce de leite. Depois cobrir com as rodelas de banana. Eu fiz 2 camadas de banana, mas podem colocar mais, fica mais gostosa.  Faça o chantilly, coloque o creme de leite fresco na batedeira com a colher de açúcar e bata até ficar com a textura de chantilly. Se não quiser ter trabalho, pode comprar chantilly pronto. Coloque o chantilly por cima da banana. Para decorar, use as rasoas de chocolate sabor caramelo. Fica lindo, parece torta profissional : ) Deixe na geladeira até agora de servir.

……………………………………………………

Eu não consegui parar de comer! É uma delícia!

TortaBanoffee_RangodoDia5

TortaBanoffee_RangodoDia6

Receita de Torta de maçã com sorvete de canela

Hoje vou dar mais uma receita de torta de maçã. Apesar que a minha preferida no mundo é a torta de maçã de Paulo, meu marido… Essa também é bem gostosa e pra compensar, rs, vem junto com uma receitinha de sorvete de canela, que é tão fácil de fazer que é engraçado.

TortadeMaca_RangodoDia

Espero que vocês gostem!

TortadeMaca_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Torta de maçã com sorvete de canela

Ingredientes massa
200g de farinha de trigo
125 g de manteiga sem sal
1 gema
100 ml de água
20 gramas de açúcar
1 pitada de sal

Ingredientes recheio
8 maçãs
100 gramas de açúcar
100 ml de água

Ingredientes crumble
100 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
200 g de manteiga gelada
30 g de nozes picadas
30g de amêndoas picadas

Modo de fazer recheio
Coloque as maçãs cortadas em meia lua com casca em uma panela com o açúcar e a água e deixe em fogo bem baixo até ficarem macias. Mais ou menos uns 20 minutos. Quando estiver pronto, reserve.

Modo de fazer crumble
Misture todos os ingredientes numa tigela e vá misturando com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Não mexa demais para a manteiga não derreter.

Modo de fazer massa
Junte a farinha com o sal, em um bowl. Coloque a manteiga fria em pedaços e com as pontas dos dedos vá misturando com a farinha para ficar como se fosse uma farofa. Junte o ovo e a água, misture e acrescente à massa. Junte tudo mas trabalhando bem pouco a massa. Embrulhe em papel filme e coloque na geladeira por 20 minutos para descansar.

Arrumar a torta
Abra o papel filme e arrume a massa na forma. Faça alguns furinhos e leve ao forno pré-aquecido a 180 C por 15 minutos. Coloque um papel manteiga e algum peso em cima para a massa não subir. Retire do forno e acrescente o recheio da maçã e por cima o crumble. Volte ao forno asse por mais 30 minutos em fogo bem baixo.

……………………………………………………

Agora o sorvete de canela… Muito fácil!

TortadeMaca_RangodoDia4

……………………………………………………

Receita de Sorvete de Canela

Fazer um dia antes

Ingredientes
1 pote de sorvete de creme
4 colheres de sopa de canela em pó

Modo de fazer
Deixe o pote fora da geladeira até começar a derreter. Quando ficar mole, acrescente a canela e vá mexendo, deixe derreter mais um pouco e mexa mais. Repita até estiver tudo misturado. Leve ao congelador. Depois de 20 minutos, abra de novo e mexa mais uma vez. Volte ao congelador. Abra depois de 20 minutos e mexa mais uma vez.

……………………………………………………

TortadeMaca_RangodoDia3

Receita de Risoto de Camembert com Abobrinha e Pistache

Eu não sou a pessoa mais fã de risoto do mundo, mas esse eu amo! Acho que porque nessa receita tem todos os ingredientes que eu adoro: pistache, abobrinha e camembert… Delícia! Então, vá lá, experimente fazer que você vai gostar!

RisotoCamembert_RangodoDia5

 

RisotoCamembert_RangodoDia2

Muito bom para fazer para os amigos, porque não precisa fazer milhões de pratos, faz o risoto e tá resolvido o jantar da turma. E fica lindo de apresentar.

RisotoCamembert_RangodoDia3

RisotoCamembert_RangodoDia4

……………………………………………………

Receita de Risoto de Camembert com Abobrinha e Pistache

Para 4 pessoas 

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
4 abobrinhas italianas pequenas, raladas com a casca
1 cebola bem picada
3 xícaras de chá de arroz arbório
1 xícara de chá de vinho branco seco
1 ½ litros de caldo de legumes fervente (eu uso caseiro, depois vou postar a receita aqui!)
200 g de queijo camembert em cubinhos
½ xícara de chá de pistache sem casca torrado e moído grosseiramente
sal e pimenta-do-reino ralada na hora a gosto

Modo de fazer
Em fogo baixo, doure o alho com um terço da manteiga e adicione as abobrinhas cortadas em rodelas. Adicione uma pitada de sal. Refogue por cinco minutos e retire as abobrinhas da panela e reserve. Adicione outro terço da manteiga e refoge a cebola. Adicione o arroz e adicione a xícara de vinho, quando secar, comece a colocar o caldo de legumes e cubra o arroz. Vá colocando o caldo aos poucos assim que for evaporando. Depois de 10 minutos, adicione as abobrinhas. Continue colocando o caldo. Quando acabar o caldo, veja se o arroz já está “al dente”, e desligue o fogo. Ao final, adicione o pistache e os cubos de camambert e o pistache. Você pode também adicionar com alguma erva, como cebolinha nesta etapa. Sirva em seguida e cubra com um bom azeite.

……………………………………………………

RisotoCamembert_RangodoDia2