Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Essa é uma receitinha leve e gostosa. Pode ser um acompanhamento ou apenas um jantarzinho leve, você decide. Eu amo abobrinha, mas você pode acrescentar outros legumes do seu gosto, eu pensei em cenoura!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia

Essa sálvia frita em cima faz toda diferença, viu? É uma delícia!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Ingredientes
Óleo de girassol
3 abobrinhas
1 maço de sálvia
100 g de manteiga ou ghee
Gergelim tostado
Espaguete integral ou comum

Modo de fazer
Primeiro cozinhe o espaguete al dente, passe no ghee e reserve. Corte a abobrinha em fatias e depois em julienne. Reserve. Esquente um pouco de óleo de girassol em uma frigideira, deixe ao lado um prato com papel toalha. Frite as folhas de sálvia até começarem a ficar transparente. Retire do óleo e reserve. Aqueça o ghee em frigideira. Depois, coloque as abobrinhas com uma pitada de sal, quando derem uma pequena amolecida, junte o espaguete e mexa bem. Enrole com um garfo grande e arrume no prato. Salpique gergelim tostado e a sálvia.

……………………………………………………

EspagueteAbobrinha_RangodoDia3

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Eu aprendi essa receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes em mais uma aulinha com Flávia Carnicelli. É uma delícia! Esse molho de alho poró é delicioso, e os cogumelos crocantes então… São maravilhosos!

Medalhoes_Rango-do-Dia

É ótimo para fazer para os amigos. Você pode fazer o espaguete de abobrinha com manteiga e sálvia como acompanhamento. Aí fica perfeito!

Medalhoes_Rango-do-Dia2

Os cogumelos crocantes, assados no forno, ficam parecendo bacon! Só que muito mais saudáveis. Uma delícia.

Medalhoes_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
500 ml de creme de leite fresco
100 ml de vinho branco seco
1 cebola picada
2 alho-poró fatiados
2 bandejas de cogumelos shiitaki ou shiimeji ou os dois
Azeite de oliva

Modo de fazer
Pegue uma frigideira grande, aqueça o azeite, quando estiver bem quente, coloque os medalhões e doure por 2- 3 minutos cada lado. Retire da frigideira e reserve. Sem desligar o fogo, coloque na mesma frigideira a cebola, doure um pouco, depois o alho-poró, e doure, logo o vinho branco e deixe reduzir por 5 minutos, acrescente sal, pimenta do reino e o creme de leite fresco. Mexa até engrossar. Com um mixer, bata o creme na panela até virar um creme (pode ser no liquidificador, caso não tenha mixer). Reserve.

Em uma assadeira, coloque os cogumelos fatiados com um pouco de azeite e sal e ponha em forno baixo e asse até ficarem crocantes. Enquanto eles estão no forno, abra algumas vezes e mexa na assadeira para desgrudar do fundo.

Hora de servir
Deixe o forno pré-aquecido e coloque os medalhões em uma assadeira no forno. Aqueça rapidamente o molho de alho-poró. Tire do forno os medalhões e coloque no prato de servir. Jogue o molho por cima e depois muitos cogumelos crocantes.

……………………………………………………

Medalhoes_Rango-do-Dia4

Receita de sopa deliciosa de batata e abobrinha

Adoro sopa, com os meus dois ingredientes preferidos então, melhor ainda! Essa sopa de batata e abobrinha é uma delícia, de verdade… Cremosa, saborosa, diferente! Ótima para um dia friozinho de inverno.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia

E acho que combina bem com segunda-feira, um diazinho pra começar mais leve… Ainda mais hoje, uma segunda-feira nublada e chuvosa – pelo menos aqui em SP.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia2

Espero que vocês gostem! É bem fácil de fazer.

……………………………………………………
Receita de sopa de batata e abobrinha

Para 4 pessoas

Ingredientes
2 batatas grandes cortadas em quadradinhos
500ml de caldo de legumes quente (pode ser de frango, se você não for vegetariano)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
3 abobrinhas médias sem casca em quadradinhos ou raladas
1 cebola em quadradinhos ou ralada
Pimenta branca
100ml de creme de leite fresco
300ml de leite

Modo de fazer
Coloque as batatas numa panela grande com o caldo quente e o sal, ferva e cozinhe por cerca de 5 minutos, até a batata ficar macia. Aqueça o azeite em outra panela, refogue a abobrinha e a cebola em fogo médio por 2-3 minutos, até ficarem macias mas não douradas. Tempere com um pouco de pimenta branca. Misture com o creme de leite, o leite, o caldo e as batatas e bata tudo no liquidificador ou mixer. Depois cozinhe delicadamente por 5 minutos. Tempere a gosto. Sirva quente.

……………………………………………………

 

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia3

Receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Balsâmico e Vinho do Porto

Essa receita de Filé Mignon com Molho Balsâmico e Vinho do Porto eu aprendi beeem antes das aulas de culinária e foi a primeira que eu fiz para o meu super exigente marido, na época, meu namorado. Ele amou! Então foi a primeira que eu arrisquei a cozinhar para os meus sogros, que eu não sabia, mas também eram super exigentes! Ufa, passei no teste!

FileMignon_RangodoDia

Não é difícil de fazer e o sabor é maravilhoooso! Espero que vocês gostem e possam fazer para o Dia dos Namorados, ou qualquer outro dia. É só escolher um acompanhamento delícia, tem várias opções aqui. Pode ser esse, ou esse, ou esse, ou esse… Ou qualquer outro que você escolher!

FileMignon_RangodoDia2

Como é dia dos namorados, vale caprichar na mesa, né?

Essa receita é para 6 pessoas, mas aí é só você reduzir proporcionalmente se for fazer para 2.

FileMignon_RangodoDia3

……………………………………………………
Receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Balsâmico
e Vinho do Porto

Para 6 pessoas

Ingredientes
1200g de coração de filé mignon, cortados em 6 medalhões de 200g cada
Sal a gosto
Azeite de Oliva

Ingredientes Molho
2 xícaras de vinho do Porto
1 cebola roxa picada
1/2 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de chá de manteiga gelada
Sal
Pimenta branca moída
1 xícara de aceto balsâmico
1 1/2 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Coloque a cebola, o vinho e o aceto em uma panela e deixe reduzir até 2/3. Junte o caldo de carne e o extrato de tomate e deixe ferver até ficar cremoso. Acrescente o açúcar para tirar a acidez. Tempere com sal e pimenta. Junte a manteiga gelada, mexendo sempre, até que ela dissova e incorpore bem, não deixando o molho ferver. Retire do fogo e reserve.
Tempere o filé com sal e azeite e grelhe. Sirva com o molho bem quente.

……………………………………………………

FileMignon_RangodoDia4

Receita de sobremesa de tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Eu tô com água na boca só de fazer esse post… Eu AMO tapioca e essa mistura com morangos ficou sensacional. Dá um trabalhozinho para fazer, mas vale tanto a pena… É tão gostoso… Tapioca_Rango-do-Dia

Primeiro você faz a esponja de castanha, que é a base da sobremesa, como um bolinho. A gente cortou depois com cortadores de cookies, mas não se prenda a isso, veja onde você vai servir e escolha a melhor forma de cortar. O importante é só que essa esponja fique na base.

Tapioca_Rango-do-Dia2

A tapioca é bem fácil de fazer, se você tiver a sorte de ter em casa a tapioca verdadeiramente nordestina, melhor ainda! Mas se não, sem problemas!

Tapioca_Rango-do-Dia3

E agora é só montar, só alegria! Deixe uns morangos para enfeitar em cima.

Tapioca_Rango-do-Dia4

……………………………………………………

Receita de Tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Ingredientes tapioca
50 gramas de tapioca
360 ml de leite (se preferir, use leite de amêndoas)
1 gema de ovo
80 gramas de açúcar
1 fava de baunilha
Morangos

Ingredientes esponja
200 gramas de castanha de caju tostada
6 ovos
160g de açúcar
110g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
4 colheres de sobremesa de manteiga sem sal

Modo de fazer a esponja
Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque as castanhas tostadas no liquidificador e bata até ficar uma farinha. Coloque em uma assadeira o papel manteiga e unte com óleo de girassol, depois salpique um pouco dessa farinha de castanhas. Reserve. Coloque água em uma panela, ferva e abaixe bem o fogo. Pegue um bowl, ponha os ovos e o açúcar e encaixe na panela e vá mexendo com fuet até começar a sair bolhas e o açúcar estiver dissolvido. Deixe esfriar, depois coloque em uma batedeira e bata até ficar branco e dobrar o volume, 5 minutos. Peneire 1/5 dos ingredientes secos em cima dessa misture a vá mexendo devagar, repita até todos os secos terminarem. Derreta a manteiga e misture com a baunilha. E vá devagar misturando com a mistura de ovos. Depois misture tudo com a farinha de castanhas. Asse no forno por 20 minutos. Retire e reserve.

Modo de fazer a tapioca
Deixe as pérolas de tapioca de molho em 180 ml de leite por 40 minutos. Elas vão começar a ficar transparentes. Em outro recipiente, misture todos os outros ingredientes com um fuet. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Junte a tapioca e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo, coloque morangos picados e continue mexendo por mais 10 minutos.

Montagem
Corte pedaços de esponja do tamanho do recipiente onde será arrumada a sobremesa. Intercale na arrumação tapioca, esponja e morangos. Terminando com morangos e castanhas.

……………………………………………………

Tapioca_Rango-do-Dia5