Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Essa é uma receitinha leve e gostosa. Pode ser um acompanhamento ou apenas um jantarzinho leve, você decide. Eu amo abobrinha, mas você pode acrescentar outros legumes do seu gosto, eu pensei em cenoura!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia

Essa sálvia frita em cima faz toda diferença, viu? É uma delícia!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Ingredientes
Óleo de girassol
3 abobrinhas
1 maço de sálvia
100 g de manteiga ou ghee
Gergelim tostado
Espaguete integral ou comum

Modo de fazer
Primeiro cozinhe o espaguete al dente, passe no ghee e reserve. Corte a abobrinha em fatias e depois em julienne. Reserve. Esquente um pouco de óleo de girassol em uma frigideira, deixe ao lado um prato com papel toalha. Frite as folhas de sálvia até começarem a ficar transparente. Retire do óleo e reserve. Aqueça o ghee em frigideira. Depois, coloque as abobrinhas com uma pitada de sal, quando derem uma pequena amolecida, junte o espaguete e mexa bem. Enrole com um garfo grande e arrume no prato. Salpique gergelim tostado e a sálvia.

……………………………………………………

EspagueteAbobrinha_RangodoDia3

Receita de sopa deliciosa de batata e abobrinha

Adoro sopa, com os meus dois ingredientes preferidos então, melhor ainda! Essa sopa de batata e abobrinha é uma delícia, de verdade… Cremosa, saborosa, diferente! Ótima para um dia friozinho de inverno.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia

E acho que combina bem com segunda-feira, um diazinho pra começar mais leve… Ainda mais hoje, uma segunda-feira nublada e chuvosa – pelo menos aqui em SP.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia2

Espero que vocês gostem! É bem fácil de fazer.

……………………………………………………
Receita de sopa de batata e abobrinha

Para 4 pessoas

Ingredientes
2 batatas grandes cortadas em quadradinhos
500ml de caldo de legumes quente (pode ser de frango, se você não for vegetariano)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
3 abobrinhas médias sem casca em quadradinhos ou raladas
1 cebola em quadradinhos ou ralada
Pimenta branca
100ml de creme de leite fresco
300ml de leite

Modo de fazer
Coloque as batatas numa panela grande com o caldo quente e o sal, ferva e cozinhe por cerca de 5 minutos, até a batata ficar macia. Aqueça o azeite em outra panela, refogue a abobrinha e a cebola em fogo médio por 2-3 minutos, até ficarem macias mas não douradas. Tempere com um pouco de pimenta branca. Misture com o creme de leite, o leite, o caldo e as batatas e bata tudo no liquidificador ou mixer. Depois cozinhe delicadamente por 5 minutos. Tempere a gosto. Sirva quente.

……………………………………………………

 

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia3

Receita de Risoto de Camembert com Abobrinha e Pistache

Eu não sou a pessoa mais fã de risoto do mundo, mas esse eu amo! Acho que porque nessa receita tem todos os ingredientes que eu adoro: pistache, abobrinha e camembert… Delícia! Então, vá lá, experimente fazer que você vai gostar!

RisotoCamembert_RangodoDia5

 

RisotoCamembert_RangodoDia2

Muito bom para fazer para os amigos, porque não precisa fazer milhões de pratos, faz o risoto e tá resolvido o jantar da turma. E fica lindo de apresentar.

RisotoCamembert_RangodoDia3

RisotoCamembert_RangodoDia4

……………………………………………………

Receita de Risoto de Camembert com Abobrinha e Pistache

Para 4 pessoas 

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
4 abobrinhas italianas pequenas, raladas com a casca
1 cebola bem picada
3 xícaras de chá de arroz arbório
1 xícara de chá de vinho branco seco
1 ½ litros de caldo de legumes fervente (eu uso caseiro, depois vou postar a receita aqui!)
200 g de queijo camembert em cubinhos
½ xícara de chá de pistache sem casca torrado e moído grosseiramente
sal e pimenta-do-reino ralada na hora a gosto

Modo de fazer
Em fogo baixo, doure o alho com um terço da manteiga e adicione as abobrinhas cortadas em rodelas. Adicione uma pitada de sal. Refogue por cinco minutos e retire as abobrinhas da panela e reserve. Adicione outro terço da manteiga e refoge a cebola. Adicione o arroz e adicione a xícara de vinho, quando secar, comece a colocar o caldo de legumes e cubra o arroz. Vá colocando o caldo aos poucos assim que for evaporando. Depois de 10 minutos, adicione as abobrinhas. Continue colocando o caldo. Quando acabar o caldo, veja se o arroz já está “al dente”, e desligue o fogo. Ao final, adicione o pistache e os cubos de camambert e o pistache. Você pode também adicionar com alguma erva, como cebolinha nesta etapa. Sirva em seguida e cubra com um bom azeite.

……………………………………………………

RisotoCamembert_RangodoDia2

Receita Rosti de Batata e Abobrinha

Um dia desses eu estava em casa e lendo um novo livro de culinária, procurando o que fazer, e achei “Zuchini and Potato Pancakes“. Fiz e adorei. Delícia pra um jantarzinho leve. Se você gosta de salada, ótimo pra comer junto. Ah, troquei o nome e chamei de rosti porque pra mim parece mais um rosti do que uma panqueca…

Hoje eu dei uma fugidinha do trabalho pra almoçar em casa e resolvi fazer no almoço. Acrescentei cenoura, mas nem recomendo. Acho que a batata com abobrinha já fica muito gostoso. É uma delícia comer com sour cream, ou até com salmão defumado e sour cream – que foi o que eu fiz hoje!

……………………………………………………
Receita Rosti de Batata e Abobrinha

Ingredientes

4 colheres de azeite de oliva
1/2 xícara de cebola fatiada fininha
1 dente de alho picado
2 xícaras de abobrinha ralada
2 xícaras de batata ralada
1 colher de chá de sal
2 ovos
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
Modo de Fazer
Numa frigideira média, aqueça o azeite e adicione a cebola. Quando ficar transparente, adicione o alho. Cozinhe por mais 1 minuto e reserve num bowl pequeno.
Num bowl médio, bata os ovos com um fouet, adicione a farinha de trigo, o fermento e o sal. Agora adicione as cebolas e o alho.  Enxugue bem as batatas e a abobrinha e adicione também.
Na frigideira média, aqueça 2 colheres de azeite com fogo médio.  Quando estiver quente, adicione a mistura e amasse para ficar no formato da panela. Cozinhe por 2 minutos ou até que fique dourado nas bordas.  Vire o lado e cozinhe por mais 2 minutos. Mantenha aquecido até servir.
Você pode servir com sour cream e um pouco de páprica. 
…………………………………………………… 
  

Receita de Concassée de Abobrinha

Eu amo abobrinha! E na aula que fiz com minha irmã no Cordon Bleu aprendemos a fazer um Concassée de Abobrinha (o nome em francês é muito mais chique: Concassée de Courgettes). E esse fim de semana ela estava fazendo na casa dela pra receber os amigos e eu ajudei um pouquinho com a receita!

Um domingo desses fiz um almoço aqui em casa que fiz o menu completo, vou postando aos poucos! Até porque eu não cozinho todo dia, né? Tem que estar inspirada, com vontade, pra poder ficar gostoso, rs.
 Essa abobrinha é super gostosa, ótimo acompanhamento pra um peixinho leve!
……………………………………………………
Receita Concassée de Abobrinha
Ingredientes
Azeite
400g de abobrinha cortada em quadradinhos ou rodelas
120g de cebolas cortadas finamente
2 folhas de louro
Tomilho
2 dentes de alho
Espinafre
Suco de 1 limão
Caldo de frango
Modo de Fazer
Leva a cebola ao fogo com azeite de oliva até ficar transparente, depois acrescenta o caldo de frango, os dentes de alho (com casca), o louro, o tomilho, a abobrinha e cozinha por 10 minutos com a panela tampada.
Enquanto isso, em outra panela, esquente o azeite e jogue as folhas do espinafre na panela com o suco de limão, tempera com sal e pimenta. Assim que as folhas murcharem, tira do fogo e reserve.
Depois dos 10 minutos, tire o alho da panela da abobrinha, descasque e faça um purê amassando o alho. Devolva para a panela da abobrinha e acrescente também o espinafre (com o caldo da panela para dar mais sabor). Voilà! Rsrs.
……………………………………………………