Receita de Carnitas (para taco ou entradinha)

Eu acho que já falei aqui que AMO comida mexicana. E agora descobri como fazer as Carnitas! As deliciosas carnes usadas nos tacos, receita de Jamie Oliver.

CarnitasRangodoDia4

Na verdade, no dia que eu fiz, acabei comendo como entradinhas, com torradinhas mesmo, já que não tinha tacos. Fica bom de qualquer jeito! Espero que vocês gostem!

CarnitasRangodoDia2 CarnitasRangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Carnitas (para taco ou entradinha)

Ingredientes
1kg peito de carne
1 canela em pau
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher sopa de orégano seco
2 folhas de louro frescas
2 pimentas vermelhas
2 pimentão amarelo
2 latas de tomates pelati
400ml de caldo de carne
3-4 pimentões vermelhos, 2 sem sementes, cortados
2 cebolas roxas, finamente cortadas
Vinagre de vinho tinto
½ maço de coentro picado

Modo de fazer
Faça cortes na carne (veja foto). Bata a canela, cominho, páprica e orégano com um pilão, em seguida, esfregue nos cortes da carne. Tempere bem. Regue com um pouco de azeite e doure o peito bem em uma panela grande em fogo alto.

Coloque as folhas de louro, pimentas, tomates e o caldo de carne em outra panela grande e deixe ferver. Enquanto isso, adicione o pimentão e cebola à panela com o peito, cozinhe por 5 minutos, em seguida, transfira para a grande panela, tampe e deixe ferver por 4-4 horas e meia.

Desfie a carne usando dois garfos. Retire a folha de louro, adicione um pouco de vinagre a gosto, adicione o coentro e ajuste o tempero. Está pronto.
……………………………………………………

Se você for servir com guacamole, veja a receita aqui. E se quiser mais comidas mexicanas, é só ver aqui!

CarnitasRangodoDia

Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Essa é uma receitinha leve e gostosa. Pode ser um acompanhamento ou apenas um jantarzinho leve, você decide. Eu amo abobrinha, mas você pode acrescentar outros legumes do seu gosto, eu pensei em cenoura!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia

Essa sálvia frita em cima faz toda diferença, viu? É uma delícia!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Ingredientes
Óleo de girassol
3 abobrinhas
1 maço de sálvia
100 g de manteiga ou ghee
Gergelim tostado
Espaguete integral ou comum

Modo de fazer
Primeiro cozinhe o espaguete al dente, passe no ghee e reserve. Corte a abobrinha em fatias e depois em julienne. Reserve. Esquente um pouco de óleo de girassol em uma frigideira, deixe ao lado um prato com papel toalha. Frite as folhas de sálvia até começarem a ficar transparente. Retire do óleo e reserve. Aqueça o ghee em frigideira. Depois, coloque as abobrinhas com uma pitada de sal, quando derem uma pequena amolecida, junte o espaguete e mexa bem. Enrole com um garfo grande e arrume no prato. Salpique gergelim tostado e a sálvia.

……………………………………………………

EspagueteAbobrinha_RangodoDia3

Receita de Baião de Dois

Essa é uma das receitas que fizemos no Carnaval. Quem cozinhou o Baião de Dois foi Suzana e foi um sucesso. Ainda fez para acompanhar Paçoquinha (vou pedir a ela a receita também!) e uma Carne de Sol deliciosa. Um almoço verdadeiramente nordestino!

BaiaodeDois_RangodoDia

A nossa chef Suzana : )

BaiaodeDois_RangodoDia3

Não tenho muitas fotos do antes, porque cheguei no meio do caminho, rs. Mas com a receita dá pra entender direitinho.

BaiaodeDois_RangodoDia2

…………………………………………………… 

Receita de Baião de Dois

Ingredientes
1/2 kg de feijão verde
300g de charque em quadradinhos
500ml de caldo de carne
1 cebola ralada
1 pimentão verde picadinho
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de coentro picado
2 1/2 xícaras de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas
Rapadura ralada

Modo de fazer
Deixe o feijão de molho de véspera. E também a carne, para dessalgar, trocando pelo menos 3 vezes a água. No dia seguinte cozinhe o feijão juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria (ou até cobrir o feijão). Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Em outra panela refogue a cebola, o alho e o pimentão no azeite. Junte o coentro, a carne e o arroz e refogue bem. Acrescente ao feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Cubra o arroz com as fatias de queijo coalho. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Sirva salpicado com a rapadura ralada e acompanhado de carne-de-sol.

…………………………………………………… 

BaiaodeDois_RangodoDia4

Receita de Tartiflette

Eu estava de férias na França, como deu pra perceber pelas fotos, rs. Foi uma delícia! Vou postar algumas receitas das delícias que experimentei por lá e também algumas fotos e dicas de lugares legais que visitamos.

Estavam rolando várias feirinhas de rua lindas, com tudo de Natal, na França inteira. E para esquentar um pouco, tem várias barraquinhas com comidas deliciosas e quentinhas. Essa feirinha foi na Champs Élysées e experimentei o Tartiflette, que parece uma batata gratinada com queijo, deliciosa. Mas lá era feita numa panela enorme pra dar conta da quantidade de pessoas!

Descobri depois que esta é uma receita francesa, típica da “Haute Savoie” da região Rhône-Alpes e o queijo usado é o Reblochon (super fedido, mas delicioso, rs). Você pode fazer na sua casa em pratinhos individuais pra ficar mais charmoso!

……………………………………………………

Receita de Tartiflette

4 pessoas

Ingredientes
1,2 kg de batatas
300g de queijo reblochon
1/2 cebola
1 dente de alho
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
200 g de bacon em cubinhos
200 g de presunto em cubinhos
100 ml de vinho branco
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Cozinhe as batatas com casca e depois de cozidas descasque e corte em rodelas. Numa frigideira, sem gordura, coloque o bacon e o presunto, junte a cebola e deixe em fogo brando durante 10 minutos. Acrescente o creme de leite, mexa e junte o vinho branco e o sal e pimenta a gosto. Deixe apurar 5 minutos.
Esfregue um pirex de ir ao forno com o dente de alho esmagado, coloque 2/3 das batatas, cubra com o molho, e coloque o restante das batatas. Corte o reblochon em cubinhos e coloque por cima das batatas. Levar ao forno a 180º durante 15/20 minutos. Servir quentinho.

……………………………………………………

Receita de Chili Beans – mais comida mexicana

Acho que já falei aqui, eu AMO comida mexicana. Adoro os temperos fortes (menos a pimenta…) e os sabores. Adoro Chili, mas nunca encontro aqui no Brasil, então resolvi fazer em casa mesmo. Tinha visto várias receitas por aí, mas acabei juntando todas e fazendo a minha própria receita. Ficou uma delícia!

Você pode comer o Chili como uma sopa ou como acompanhamento de nachos, quando for receber mais gente. Eu acabei colocando no taco com guacamole, sour cream, quejo cheddar e tomatinhos – ficou delicioso! Foi difícil parar de comer.

Observem a faca lilás super estilosa que eu ganhei também da Neoflam! Não é linda? Estou muito feliz com os presentes que ganhei.

……………………………………………………  

Receita de Chili Beans

Ingredientes
500g de carne moída
1 cebola picada
2 tomate picados
1 lata de molho de tomate
3 xícaras de feijão preto cozido
1 1/2 xícaras de água
2 colheres de chá de tabasco (ou a gosto)
3 colheres de sopa de taco seasoning mix
1 alho em picado (sem o coração)
sal e pimenta a gosto
Queijo cheddar ralado
2 colheres de sopa de cebolinha

Modo de fazer
Em uma panela grande, em fogo médio, refogue a cebola até ficar transparente, depois adicione o alho e refogue mais um pouco. Adicione a carne moída até que ela fique dourada. Adicione o tomate (deixe um pouco para enfeitar), o molho de tomate, feijão e água. Tempere com tabasco, cebolinha, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver, reduza o fogo para baixo, cubra e deixe ferver por 15 minutos. Sirva com queijo cheddar ralado e tomatinhos por cima. Você pode comer como uma sopa ou acompanhamento de nachos.

……………………………………………………