Receita de Bacalhau a Brás – by Paulo Junger

Hoje a receita é do meu marido. Na verdade, ele estava morrendo de vontade de comer bacalhau e resolveu fazer esse (eu detesto bacalhau, rs). Fiquei ao lado dele, fotografei e vou postar a receita dele. Espero que vocês gostem!

Essa receita vai batata palha, e eu vou aproveitar e falar uma coisa que tem me aborrecido muito: os restaurantes não fazem mais batata palha, né? Eles compram pronta! Agora todas as batatas tem o mesmo sabor artificial, odeio isso. Odeio também aquela batata frita congelada que ficam todas com o mesmo sabor, acho um absurdo restaurantes maravilhosos e chiquérrimos errarem num ponto tão básico. Batata congelada não funciona. Batata palha pronta não funciona. Frita na hora é muito mais gostosa, e não vale a pena estragar todo trabalho por preguiça de fritar batata, né?

……………………………………………………
Receita Bacalhau a Brás de Paulo
Ingredientes
3 batatas
2 cebolas grandes cortadas em fatias
5 dentes de alho picados
4 ovos
300g de bacalhau cozido desfiado e dessalgado
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha

Modo de Fazer
Comece pela batata palha – pelo amor de deus, não use batata palha pronta. Isso faz toda a diferença. Rale a batata no lado grosso (ou corte com a faca bem fininha), lave até a água ficar limpinha e seque com um pano de prato limpo. Frite no óleo quente, aos poucos para não grudar. Reserve.
Coloque bastante azeite numa frigideira grande e coloque a cebola e logo depois o alho. Quando a cebola estiver transparente, coloque o bacalhau para refogar e acrescente sal e pimenta. Refogue bastante e depois coloque um pouco de salsinha e parte da batata palha (é gostoso porque a batata vai ficar molinha junto com o bacalhau). Chegou a hora de colocar o ovo na frigideira, que deve ser batido com sal e pimenta com um fouet anteriormente. Deixe no fogão apenas o tempo necessário para cozinhar levemente o ovo. O ponto do bacalhau a brás deve ser molhadinho.
Ao servir, coloque o resto da batata palha por cima do bacalhau, para ficar bem crocante.
……………………………………………………