Receita de Cupcake de Baunilha

Eu ia postar essa receita ontem, né? Mas não consegui, meu povo. Estou trabalhando loucamente e cheguei em casa exausta, sorry! Mas hoje ela está aí e você já pode se preparar pra fazer no fim de semana, né? Afinal, guloseimas como Cupcake de Baunilha, combinam muito com fim de semana!

CupcakeBaunilha_RangodoDia

Esses eu fiz, na verdade, pois era aniversário de 3 amigas queridas minhas e eu não tinha ideia do que dar. Aí resolvi fazer esses cupcakes fofos, coloquei numa caixinha linda, fechei com washi tapes diferentes e pronto! Três presentinhos feitos por mim com todo amor e carinho.

CupcakeBaunilha_RangodoDia4

Essa receita é do Hummingbird Bakery em Londres, um lugar muito fofo e tudo lá é muito gostoso!

CupcakeBaunilha_RangodoDia2

A cobertura fica linda toda colorida! Eu escolhi três cores: rosa, laranja e verde limão. É só usar colorante (para comida, claro).CupcakeBaunilha_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Cupcake de Baunilha

12 unidades

Ingredientes bolo
1 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1 ½ colher de chá de fermento em pó
uma pitada de sal
1/4 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite integral
1 ovo
¼ colher de chá de baunilha (pode ser a pasta de baunilha, veja no post, mas a essência não!)
Confeitos para decorar
Uma bandeja de cupcake de 12 buracos, forrada com forminhas de papel

Ingredientes cobertura de baunilha
2 xícaras de açúcar de confeiteiro, peneirado
1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de leite integral
¼ colher de chá de baunilha (pode ser a pasta de baunilha, veja no post, mas a essência não!)

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 170 ° C.
Coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a manteiga em uma batedeira e bata em velocidade lenta até obter uma consistência com a massa homogênea. Aos poucos, despeje metade do leite e bata até seja incorporado.
Misture o ovo, a baunilha e o restante do leite em uma tigela, em seguida despeje na mistura de farinha e continue batendo até ficar incorporada. Continue misturando por mais alguns minutos até que a massa fique lisa. Não bata demais.
Coloque a massa em forminhas de papel até dois terços e asse no forno pré-aquecido por 20-25 minutos, ou até dourar.
Um palito inserido no centro deve sair limpo. Deixe os cupcakes para esfriar um pouco na assadeira antes de tirar. Quando estiverem frios, coloque a cobertura de baunilha em cima e decore.

Modo de fazer a cobertura de baunilha
Bata o açúcar de confeiteiro e manteiga juntos em uma batedeira em velocidade meio lenta até que fique uniforme.
Misture o leite e a baunilha em uma tigela, adicione à mistura de manteiga duas colheres de sopa de cada vez. Uma vez que todo o leite foi incorporado, coloque a batedeira em velocidade alta.
Continue batendo até que a cobertura fique leve e macia, pelo menos, 5 minutos. Quanto mais tempo a cobertura for batida, o mais macio e mais leve se torna. Para colorir, eu coloquei em 3 potes diferentes e fui misturando o colorante até chegar nas cores que eu queria!

……………………………………………………

CupcakeBaunilha_RangodoDia5

Receita de Mini Torta de Banana com Creme de Baunilha

Tinha tempo que eu vinha paquerando essa receita… Mas andava meio desanimada pra cozinhar coisas novas, só andava repetindo receitas antigas, rs. Mas hoje eu me empolguei. É muito boa essa mini torta de banana com creme, vocês não tem ideia. É perfeita para uma festa para receber amigos, fica tão linda que é emocionante!

MiniTortaBanana_RangodoDia

Trouxe aqui para a Casa das Três e não durou nada! Todo mundo amou!

MiniTortaBanana_RangodoDia6

Vale a pena o trabalho, viu? Não desista. Abaixo a foto da massa.

MiniTortaBanana_RangodoDia2

Agora a foto dos ingredientes do creme de baunilha. Observem que a baunilha é a natural, fava de baunilha, como falei neste post.

MiniTortaBanana_RangodoDia3

Abaixo a montagem, essa parte é fácil!

MiniTortaBanana_RangodoDia4

Não ficou a coisa mais linda do mundo? Estou encantada!

……………………………………………………

Receita de Mini Torta de Banana com Creme

Creme de baunilha (receita abaixo)
2-3 bananas, corte em fatias
Chantilly (receita abaixo)
Massa de torta (receita abaixo)

 

Chantilly

Ingredientes
1 xícara de creme de leite fresco
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer
Bata o creme de leite e açúcar numa batedeira até chegar a textura de chantilly. Guarde na geladeira.

 

Creme de baunilha

Ingredientes
2 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
1/2 xícara de açúcar
1/8 colher de chá de sal
1 xícara de leite
2/3 xícara de creme de leite fresco
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de baunilha

Modo de fazer
Misture o açúcar, amido de milho e sal em uma panela de tamanho médio. Adicione o leite e creme de leite e cozinhe em fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Despeje uma quantidade da mistura quente nas gemas de ovos; mexendo muito pra não cozinhar as gemas. Depois junte de volta essa mistura para a panela. Cozinhe por mais 2 ou 3 minutos. Retire do fogo e adicione a manteiga e a baunilha. Cubra com filme plástico e reserve. Leve à geladeira até que esteja completamente frio.

 

Massa da Torta

Ingredientes
(você também pode usar massa pronta refrigerada, mas eu preferi fazer)
1 ¼ xícaras de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de água gelada
Farinha para polvilhar

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
Em uma tigela média, misture a farinha e o sal. Coloque a manteiga, cortada em quadradinhos, na farinha e misture com as mãos até que vire uma farinha grossa. Adicione a água gelada e misture, depois faça uma bola com a massa. Espalhe em um papel manteiga retangular um pouco de farinha e coloque a massa no meio. Abra a massa até fica com mais ou menos 5mm de alutra. Com uma faca afiada ou cortador de pizza, corte a massa em quadrados de 5x5cm. Você também pode usar cortadores de biscoito para fazer formas bonitas, eu usei um de flor.
Coloque pedaços da massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Fure cada peça algumas vezes com um garfo. Asse em forno a 200° C por 11-13 minutos, ou até dourar nas bordas. Retire do forno. Deixe esfriar completamente antes de usar para base da torta.


Montagem

Alinhe todos os pedaços da base da torta. Coloque um pouco do creme de baunilha em cada um e em cima uma fatia de banana, esse creme é só pra ajudar a deixar seguro. Depois coloque 1 1/2 colheres de chá do creme de baunilha em cima de cada fatia, sem deixar escorrer pelos lados. Coloque o chantilly num saco de confeiteiro com um bico estrela e enfeite o topo da torta de banana. Leve à geladeira até a hora de servir.

……………………………………………………

MiniTortaBanana_RangodoDia5

Receita de Bolo de Açúcar e Canela (Bolo de Cinnamon Roll)

Lembra que na semana passada eu postei o cinnamon roll? Pois eu descobri uma receita de bolo de cinnamon roll! Hmmmmm… Como o nome era muito complicado, eu traduzi livremente para Bolo de Açúcar e Canela, que na verdade é o que é mesmo!

Bolo_RangodoDia

É uma delícia. Fácil de fazer. Na receita tinha uma calda de açúcar, mas achei que já estava doce demais, não quis fazer. Mas vou colocar a receita completa aqui, assim você decide se faz ou não, né?

Bolo_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Bolo de Açúcar e Canela (Bolo de Cinnamon Roll)

Ingredientes bolo
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
4 colheres de chá fermento em pó
2 ovos grandes
1 1/2 xícaras de leite
1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, derretida

Ingredientes recheio
1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, amolecida a temperatura ambiente.
1 copo cheio de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó

Ingredientes cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
5 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de baunilha (eu sempre uso a natural, veja post)

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira pequena. Em uma tigela grande, misture os ingredientes para o bolo (exceto manteiga derretida). Não mexa demais, só até ficar uma massa homogênea. Enquanto a batedeira estiver ligada, adicione lentamente a manteiga derretida. Misture apenas até homogênea. Espalhe esta massa uniformemente na assadeira.

Agora, para fazer o recheio. Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do recheio: manteiga amolecida, o açúcar mascavo, farinha e canela. Mexa até misturar bem. Coloque o recheio de canela em colheradas sobre a massa do bolo. Pegue uma faca e faça o efeitos em mármore em todo o bolo (veja foto). Asse o bolo por cerca de 35-40 minutos, até que um palito inserido no centro saia limpo.

Enquanto o bolo está no forno, faça a cobertura. Misture o leite, o açúcar de confeiteiro e a baunilha em uma tigela pequena. Despeje a cobertura sobre o bolo quente e sirva.

……………………………………………………

Bolo_RangodoDia3

Baunilha

Eu não sei se vocês repararam, mas em todas as receitas que levam baunilha eu faço um comentário sobre o fato de que eu prefiro usar a baunilha natural, a fava. A baunilha de verdade é cara – o segundo tempero mais caro do mundo, segundo li em um blog de culinária – mas tem um sabor e aroma sem iguais.

Eu acho o extrato de baunilha muito ruim, com gosto artificial e sempre estraga todas as receitas deixando um sabor horrível que em nada parece com baunilha mesmo. A grande maioria das coisas de baunilha que existem por aí são feitas com esse aromatizante químico. Então nunca, nunca use o extrato, combinado?

Fava_Rango

A fava de baunilha natural é um pouco mais difícil de achar e é mais cara, mas não desista. O sabor dela compensa. Eu li em um blog que pode ser comprada no Mercado Livre – é mais barato e chega rapidinho, dá pra comprar em grandes quantidades. Recebi também a dica de Heli, amiga querida, que tem o site Cipria, que vende baunilha e outras coisinhas legais!

Para usar, é só abrir de cima a baixo com uma faca pequena e depois passar a faca para raspar as sementinhas cuidadosamente. As sementes mais parecem um pozinho, de tão pequenas que são. Usando a faca, sem fazer muita pressão, você vai raspar a parte de dentro da fava, retirando as sementes.

Fava

Há um tempo, eu descobri a pasta de baunilha, que é um produto importado (super caro), mas é bom e serve de substituto. É bom ter em casa para momentos de aperto, ou seja, se não tiver a natural na hora que você está precisando, dá pra usar a pasta.

Pasta

Dá pra colocar as sementinhas de baunilha dentro de cremes, pudins, mousses, doces, e em qualquer receita que leve baunilha. Se for ferver um creme na panela, além de colocar as sementinhas, jogue a fava dentro da mistura também, e retire quando terminar de cozinhar – a fava vai dar mais sabor ainda.

Receita de Balas de Caramelos com Flor de Sal

Hoje já é Natal! Eu desejo para todos uma ótima noite com suas famílias e amigos e muita comida gostosa (seja qual for a comida, rs).

BaladeCaramelo_rangododia3

Na viagem da França eu comi muuuuitos caramelos, nem sabia que eram especialidade de lá. Que delícia! Como achei deliciosos e tão bonitos, aprendi uma receita francesa e estou fazendo para dar também de Natal para a minha família e amigos.

BaladeCaramelo_rangododia5

O mais importante nessa receita é ter um termômetro, pois é ele que determina o ponto certo do caramelo para não ficar muito duro nem muito mole.

BaladeCaramelo_rangododia2

……………………………………………………

Receita de Bala de Caramelo com Flor de Sal

Ingredientes
2 xícaras de açúcar
1 xícara de karo
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de manteiga cortada em quadrados
1 colher de chá de baunilha (eu usei natural)
1 colher de chá de flor de sal

Modo de fazer
Unte uma assadeira pequena com óleo e cubra com papel manteiga e unte com óleo também.
Em uma panela grande, misture o açúcar, o karo, o creme de leite fresco e manteiga. Mexa até o açúcar dissolver, depois disso, deixe a mistura em fogo baixo com o termômetro de doces. Quando a temperatura chegar a 120 º C, retire imediatamente a panela do fogo e mexa bastante. Nessa hora você acrescenta a baunilha e a flor de sal. Transfira a mistura para a forma preparada e deixe a mistura esfriar completamente, aproximadamente 4 horas ou mais. Quando resfriado cortar o caramelo em quadrados pequenos e envolvê-los em papel manteiga ou celofane para guardar. Para dar de presente, é só colocar em embalagens, como caixinhas ou saquinhos!

……………………………………………………

BaladeCaramelo_rangododia4