Receita de Muffin de Parmesão

Semana passada encontrei com um amigo meu e durante a conversa ele falou do tanto que ele gosta do Muffin de Parmesão do Starbucks. Eu nunca experimentei, mas fiquei curiosa e disse que ia procurar a receita. Achei, fiz e amei! Hegel, essa é pra você! Espero que você goste também : )

MuffinParmesao_RangodoDia

O mais divertido dessa vez foi que eu tive a melhor platéia do mundo: meus filhos! Foi a primeira vez que eu cozinhei com eles sentadinhos, me olhando. Foi muito fofo, tô muito babona, né?

MuffinParmesao_RangodoDia2

Peguei a receita no site Gordelícias, muito fácil de fazer e muito gostosa!

……………………………………………………

Receita de Muffin de Parmesão

10 unidades

Ingredientes
250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco
200g de queijo parmesão ralado (separe uma parte do queijo ralado para finalizar os muffins)
250 ml de leite
1 ovo
100g de manteiga derretida
Pimenta do reino moída a gosto
Tomilho a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
Misture o fermento com o leite morno e deixe descansar. O leite precisa ser morninho, não fervendo, senão você o fermento biológico não funciona. Reserve.
Em outro recipiente, misture os ingredientes secos: farinha de trigo, açúcar, pimenta do reino, tomilho, orégano, sal e o queijo parmesão ralado.
Agora os ingredientes molhados: adicione ao leite com fermento, o ovo e a manteiga derretida.
Junte as partes. Acrescente a mistura líquida aos ingredientes secos, aos poucos. Misture bem. Você vai obter uma massa cremosa.
Unte as forminhas de petit gateau/empada com manteiga. Encha cada forminha com a massa (3/4 da forminha). Salpique o queijo ralado e um pouco de óregano nos muffins e deixe os bolinhos descansarem por pelo menos 1h antes de levá-los ao forno.
Leve os muffins ao forno pré-aquecido (180 graus) por 30 minutos ou até que estejam bem dourados!

……………………………………………………

MuffinParmesao_RangodoDia3

Receita Biscuits de Cheddar

Esse biscuit (pãozinho, né) é uma delícia. Bom pra comer quentinho no café da manhã com um ovo mexido, ou nas refeições com manteiga derretida, ou no lanche de tarde fazendo um sanduichinho.  Vários restaurantes servem como couvert também. De todas as formas, ele é bem gostoso, ótimo pra fazer no feriadão delícia que está chegando!

Eu sugiro fazer um pouco mais alto do que eu fiz, porque achei que o meu ficou muito baixinho, rs.

Essa receita, como várias receitas americanas, pede buttermilk. Acontece que aqui no Brasil não vende isso (ou eu não sei onde achar!). Então pesquisei algumas substituições e essa foi a mais fácil e rápida: uma mistura de 3/4 xícara de iogurte natural com 1/4 xícara de leite. Testei e funcionou nessa receita, então está aprovada! : )

…………………………………………………… 
Receita Biscuits de Cheddar

Faz 10 a 12 pãezinhos

Ingredientes
3 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 1/2 colheres de chá de sal
10 colheres de sopa de manteiga sem sal fria
2 xícaras de queijo cheddar ralado
1 3/4 xícara de buttermilk (pra nós, brasileiros, que não temos isso substitua por uma mistura de 3/4 xícara de iogurte natural com 1/4 xícara de leite. Mexa e ajuste a quantidade para a receita).
1 ovo grande

Modo de Fazer
Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela e coloque na geladeira por 20 a 30 minutos. Enquanto isso, corte a manteiga em pedaços e deixe em temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Misture os ingredientes secos refrigerados, o queijo e a manteiga no bowl da batedeira. Bata em baixa velocidade durante alguns minutos, até que os pedaços de manteiga não fiquem maiores do que uma ervilha grande.
Adicione o buttermilk e bata apenas até que a massa fique homogênea. Coloque a massa sobre uma superfície com farinha de trigo, polvilhe os dedos também e amasse delicadamente algumas vezes. Deixe a massa em um retângulo grande aproximadamente 1,5cm de espessura.
Com cortador redondo de bordas afiadas, corte os pãezinhos. Transfira os círculos de massa para as assadeiras, deixando dois centímetros de espaço entre eles.
Bata o ovo com um pouco de água e pincele em cima dos pãezinhos. Asse por cerca de 20 minutos, até que estejam dourados. Deixe esfriar por alguns minutos nas assadeiras, mas sirva enquanto ainda estão quentes!
……………………………………………………