Receita de Cinnamon Rolls

Desde que eu fiz intercâmbio (há muito tempo atrás…, rs), eu me apaixonei por cinnamon rolls! Uma delícia de uma rosquinha com recheio de canela, uma maravilha! Só agora me arrisquei a fazer em casa, dá um super trabalho, mas vale a pena. Tenho uma preguiça danada de fazer receitas que tem que esperar e esperar, mas acabam sendo as melhores.

CinnamonRoll_Rango-do-Dia

Não ficou tão bonito como eu queria, mas ficou delicioso! Acho que exagerei um pouco no recheio, rs, então acabou escorrendo por baixo das rosquinhas, mas ficou até bom, ficou crocante!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia4

Espero que vocês gostem!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia2

É importante ler toda a receita antes de fazer, pois assim você vê os tempos de espera e se programa direitinho!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de Cinnamon Rolls

Ingredientes da massa
1 envelope de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de açúcar, mais 1 xícara
1/2 xícara de leite, à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 ovo
1 gema de ovo
2 3/4 xícaras de farinha de trigo, peneirada, mais para amassar
3/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

Ingredientes do recheio
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de maple syrup (ou mel)
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

Ingredientes da cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de buttermilk

Modo de fazer
Na bacia da batedeira misture o fermento biológico, 1/2 colher de chá de açúcar e 1/4 de xícara de água aquecida (morna). Misture e deixe descansar até espumar, cerca de 10 minutos.

Adicione o açúcar restante, o leite, o açúcar mascavo, o ovo e a gema de ovo. Bata com um fouet até misturar bem. Coloque na batedeira, com o gancho de bater massa. Adicione 2 3/4 da farinha e sal e bata em velocidade média até que a massa fique homogênea. Aumente a velocidade da batedeira para média-alta e sove a massa por mais 4 minutos. A massa vai estar grudenta. Com a batedeira em velocidade média, acrescente a manteiga cerca de 1 colher de sopa de cada vez e continuar a bater por cerca de 6 minutos. A massa vai estar pegajosa.

Coloque a massa para descansar em uma tigela grande untada. Cubra com filme plástico e um pano de cozinha e deixe crescer por 1 1/2 a 2 horas, ou até dobrar de tamanho.

Enquanto a massa cresce, faça o recheio. Numa tigela média, misture o açúcar branco, o mascavo e o sal. Acrescente o maple syrup (ou o mel) e reserve.

Quando a massa dobrar de tamanho, despeje sobre uma superfície fortemente enfarinhada. Gentilmente sove a massa adicionando mais farinha se necessário, até 3 colheres de sopa. Trabalhe a massa durante cerca de 2 minutos. Coloque uma toalha de cozinha sobre a massa e deixe descansar por 5 minutos.

Usando um rolo enfarinhado, abra a massa em um quadrado de 25 x 50cm e vire para que o lado menor fique paralelo a você. Pincele a parte superior da massa com metade da manteiga derretida. Nós vamos usar o resto da manteiga depois que as roscas forem assados.

Despeje todo o recheio sobre a massa. Espalhar uniformemente, deixando uma borda de 1,5cm em uma das extremidades curtas de modo a que a massa, quando enrolada, possa ficar adequadamente selada. Pressione levemente o recheio na massa. Usando suas mãos, levante a borda inferior da massa e enrole-a, fazendo um rolo. Usando uma faca afiada, fina, corte as bordas irregulares. Corte o rolo em 8 fatias iguais. Coloque as fatias em uma assadeira pequena untada, com uma distância igual entre elas. Cubra a assadeira com filme plástico e reserve em um lugar quente para crescer por 1 hora. Você pode também deixar na geladeira durante a noite.

Aqueça o forno a 200 graus. Descubra os rolos. Se os rolos estiverem refrigerados, deixe repousar em temperatura ambiente durante 15 minutos antes de assar. Regue com o restante da manteiga e leve ao forno até dourar e um palito inserido no centro saia limpo, cerca de 30 minutos.

Faça a cobertura. Enquanto os rolos estão esfriando, misture o açúcar e o buttermilk em uma tigela pequena até ficar homogêneo e derrame nos cinnamon rolls. Sirva imediatamente.

……………………………………………………

CinnamonRoll_Rango-do-Dia5

Receita de Panquecas com Banana

 

Nada melhor do que acordar com um domingo de sol! Pra ficar mais gostoso, fiz uma receita de panquecas que eu adoro. Como meu marido não gosta, essa receita é perfeita, porque é pra uma pessoa só.

Eu fiz panquecas com banana, mas você pode fazer de várias formas diferentes. Na verdade, eu prefiro com morango, mas não tinha aqui em casa, então fiz com banana mesmo. Tem uma listinha de opcionais que vou colocar na receita, assim você monta a sua panqueca como preferir!

…………………………………………………… 

Receita de Panquecas

Para 1 pessoa

Ingredientes
1/3 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de  chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
5 colheres de chá de óleo de canola (e mais um pouco para a panela)
1/2 colher de chá de extrato puro de baunilha
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de buttermilk
Opções de coberturas
– 1 colher de sopa de chocolates em pedacinhos e 10 fatias de banana
– 2 colheres de sopa de nozes tostadas + 3 morangos fatiados
– 1/4 xícara de blueberries + rapas de laranja
– mapple syrup e frutas

Modo de fazer
Num bowl pequeno, misture os ingredientes secos. Em outro bowl, misture a baunilha,  o óleo e o buttermilk e depois misture com os secos. A mistura é meio grossa. Se você quiser, pode colocar na massa as coberturas que você escolher. Aqueça uma frigideira anti-aderente com um pouco de óleo. Divida a massa em 3 e espalhe na assadeira do tamanho que você quer a panqueca. Deixe por aproximadamente 3-5 minutos de cada lado, até ficarem douradas. Coloque no prato para servir complemente com as coberturas escolhidas. Eu coloquei bananas fatiadas e mapple syrup.

……………………………………………………

Receita de Berinjela com Romã

Essa é mais uma receita de Ottolenghi. As comidas dele são maravilhosas, super saborosas, mesmo pra quem não é vegetariano, como eu. Sou super fã da criatividade dele, ele faz misturas inusitadas e os sabores ficam marcantes e deliciosos.

Essa receita de berinjela com romã é uma delícia, só vou ser bem sincera, me incomoda um pouco comer romã. Tem um caroço no meio e é ruim de mastigar… Não sei se só eu sou assim, mas bem, estou falando o que eu acho, rs. Acho que da próxima vez que fizer essa receita vou trocar as romãs por pedacinhos de uva ou até passas brancas… Que tal? Se tiverem sugestões, aceito! : )

O rango de hoje pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento, pra quem não é vegetariano.

*** preciso desabafar: não sei como escreve berinjela (j ou g?). Pesquisei muuuuuuuuuito antes desse post, porque eu odeio errar, rs. Mas nada me deu uma resposta definiva. Como eu estava lendo um livro, Sangue, Ossos e Manteiga – muito bom, por sinal – e lá tinha escrito berinjela com J, eu resolvi acatar essa escrita. Espero que esteja certa, mas realmente não posso afirmar. Me perdoem se estiver errado.

…………………………………………………… 

Receita de Berinjela com Romã

Ingredientes berinjela
2 berinjelas grandes
1/3 xícara de azeite
1 1/2 colher de chá de folhas de tomilho limão, além de alguns ramos inteiros para decorar
Sal e pimenta preta
1 romã
1 colher de chá zaatar

Ingredientes molho
9 colheres de sopa de buttermilk
1/2 xícara de iogurte grego (já está a venda no Brasil das marcas Vigor e Nestlé)
1 1/2 colher de sopa de óleo de oliva
1 dente de alho pequeno, picado
Pitada de sal

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Corte as berinjelas ao meio longitudinalmente, corte em linha reta através do talo verde. Use uma faca afiada pequena para fazer três ou quatro incisões paralelas em cada metade de berinjela, sem cortar a pele. Repita a um ângulo de 45 graus para conseguir um padrão em forma de diamante.
Coloque as metades de berinjela, corte virado para cima, em uma assadeira forrada com papel manteiga. Pincele com azeite até todo o óleo ter sido absorvido pela berinjela. Polvilhe com as folhas de tomilho limão e um pouco de sal e pimenta. Asse por 35 a 40 minutos, até ficar dourada. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Enquanto as berinjelas estão no forno, corte a romã e tire todas as sementes, depois remova quaisquer pedaços de pele branca ou membrana que possam ter ficado.
Para fazer o molho, misture todos os ingredientes, tempere a gosto, em seguida, manter na geladeira até usar.
Para servir, coloque o molho sobre as metades de berinjela sem cobrir os talos. Polvilhe za’atar e as sementes de romã por cima e decore com tomilho limão. Termine com um fio de azeite.
…………………………………………………… 

Como fazer buttermilk

Eu tenho vários livros de receitas americanas. Aliás, eu adoro a comida deles, cookies, cupcakes, waflles, muffins, pancakes, brownies, hmmmm…. Só que uma coisa ruim de querer fazer essas receitas é que lá a vida é outra, né? Tem muitos ingredientes para facilitar a vida do ser humano, rs. E a gente aqui tem que ralar pra substituir ou fazer o que eles compram pronto com tanta facilidade. E o post de hoje é sobre uma dessas coisas: buttermilk.

Com o buttermilk dá para fazer várias dessas receitas americanas que vou postar sempre por aqui. Essa é uma substituição perfeita para o que é vendido nos supermercados dos Estados Unidos.

Mas o que é buttermilk? Fiz a minha pesquisinha, para explicar aqui, rs. Buttermilk é um leite ligeiramente ácido. O azedume vem de ácidos no leite, principalmente ácido láctico. Como as proteínas do soro são levemente coalhadas, o buttermilk é ligeiramente mais espesso que o leite comum, mas não tão espesso como creme de leite. Buttermilk também tem geralmente muito menor teor de gordura que o leite normal e creme de leite.

Para fazer é muito simples.

……………………………………………………

Receita Buttermilk

Ingredientes
1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão
1 xícara de leite integral

Modo de fazer
Coloque a colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão em um bowl com o leite. Deixe descansar por cinco minutos. Em seguida, use tanto quanto a sua receita pede.

……………………………………………………