Receita de Carnitas (para taco ou entradinha)

Eu acho que já falei aqui que AMO comida mexicana. E agora descobri como fazer as Carnitas! As deliciosas carnes usadas nos tacos, receita de Jamie Oliver.

CarnitasRangodoDia4

Na verdade, no dia que eu fiz, acabei comendo como entradinhas, com torradinhas mesmo, já que não tinha tacos. Fica bom de qualquer jeito! Espero que vocês gostem!

CarnitasRangodoDia2 CarnitasRangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Carnitas (para taco ou entradinha)

Ingredientes
1kg peito de carne
1 canela em pau
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher sopa de orégano seco
2 folhas de louro frescas
2 pimentas vermelhas
2 pimentão amarelo
2 latas de tomates pelati
400ml de caldo de carne
3-4 pimentões vermelhos, 2 sem sementes, cortados
2 cebolas roxas, finamente cortadas
Vinagre de vinho tinto
½ maço de coentro picado

Modo de fazer
Faça cortes na carne (veja foto). Bata a canela, cominho, páprica e orégano com um pilão, em seguida, esfregue nos cortes da carne. Tempere bem. Regue com um pouco de azeite e doure o peito bem em uma panela grande em fogo alto.

Coloque as folhas de louro, pimentas, tomates e o caldo de carne em outra panela grande e deixe ferver. Enquanto isso, adicione o pimentão e cebola à panela com o peito, cozinhe por 5 minutos, em seguida, transfira para a grande panela, tampe e deixe ferver por 4-4 horas e meia.

Desfie a carne usando dois garfos. Retire a folha de louro, adicione um pouco de vinagre a gosto, adicione o coentro e ajuste o tempero. Está pronto.
……………………………………………………

Se você for servir com guacamole, veja a receita aqui. E se quiser mais comidas mexicanas, é só ver aqui!

CarnitasRangodoDia

Receita de Carneiro Marinado + Sorteio!

Eu voltei! Agora pra ficar! Rsrsrs

Espero que consiga manter o ritmo, mas com dois bebês em casa a coisa é bem mais complicada. Eu que adoro cozinhar, só dá pra fazer um brigadeiro rapidinho escondido, rs, ou um bolo para os aniversários de mês… Mas eu tô aqui, tentando! Já voltei ao trabalho, agora é só voltar pra cozinha.

E pra começar, além de uma super receita MARAVILHOSA (essa quem fez foi minha irmã, Duda, e é um sonho de delícia!), um sorteio muito legal de um brinde do Azeite Gallo!

O brinde: um azeite muito especial numa caixa linda de morrer!

Azeite Gallo
Da colheita noturna da azeitona, conservada pelo frio da noite, nasce este azeite. Fresco, frutado e levemente picante. A complexidade dos seus sabores e aromas descobre-se mais intensamente em bruschettas ou em combinações mais simples como um fio de azeite sobre pão regional torrado e esfregado com alho.

Para participar do sorteio tem duas formas:

1. você tem que dar um like na fanpage do Rango do Dia no Facebook, like no post e compartilhar esse post, mas tem que compartilhar direto do Rango do Dia, assim eu tenho controle de quem deu share;
2. você tem que dar um like na fanpage do Rango do Dia no Facebook e comentar esse post aqui no blog, deixando um recadinho para participar da promoção.
Se você fizer as duas coisas, vai participar duas vezes e sua chance de ganhar aumenta!
O sorteio será realizado na segunda-feira, dia 10 de fevereiro! Participe!

Essa receita é daquelas que dão o maior trabalho. Mas ó, juro, compensa. É uma maravilha! A carne do cordeiro fica desfiando de tão macia, derrete na boca, e o sabor do tempero marinado… hmmm… Vale todo esforço! Não desista nem se assuste! : )

CordeiroMarinado_Rango_do_Dia3

Quem fez essa receita foi minha irmã e foi tanto o sucesso que já repetimos algumas vezes nos almoços de família. É bom porque é uma receita grande e dá pra um monte de gente, então junta aí os amigos, ou a família, ou os vizinhos e faça essa delícia.

CordeiroMarinado_Rango_do_Dia2

……………………………………………………

Receita de Carneiro Marinado por 24h do Tom’s Kitchen

Para 8 pessoas

Ingredientes
2,5 kg de ombro de carneiro
150 ml Azeite Gallo Colheita ao Luar
Tomilho
2 alhos mais 2 dentes
Sal marinho e pimenta
8 cebolas médias
250 ml de azeite balsâmico

Modo de fazer
Deixe o carneiro marinando na véspera no azeite e 6-8 galhos de tomilho e o alho extra finamente cortado. Vire de tempos em tempos. Antes de assar deixe fora da geladeira por 1 ou 2 horas.
Aqueça o forno em 180C. Retire o alho e o tomilho do carneiro, e tempere com sal e pimenta moída na hora. Coloque a carne em uma travessa grande com as cebolas inteiras descascadas. Pode temperar as cebolas com azeite e sal e pimenta também. Coloque a travessa no forno aquecido por 15-20 minutos até o carneiro e cebolas dourarem um pouco. Retire a travessa do forno, acrescente 8 galhos de tomilho e os dentes de alho. Reduza a temperatura do forno para 110C e retorne a carne para o forno. Cozinhe por 5 horas na travessa com tampa (ou coberta com papel alumínio). Após as 5 hora, adicione o azeite balsâmico, tire a tampa e deixe no forno por mais 1 hora. Coloque a travessa no fogo para reduzir o excesso de água/líquido. Sirva a carne cortada com a cebola e uma parte do caldo, alguns dentes de alho e purê de batata.

……………………………………………………

CordeiroMarinado_Rango_do_Dia

Receita de Pastelzinho Charmoso

Ah, eu sei que pastel é muito fácil de fazer, né? Mas eu achei um charme esse jetinho bonitinho de preparar! Eu fiz pastelzinho de goiabada e catupiry, mas dá pra fazer de vários sabores para entradinhas ou sobremesas!

Pastelzinho_Rango-do-Dia

Pensei numa lista de sabores doces:
Banana com nutella
Doce de leite com queijo minas
Goiabada com catupiry (o que eu fiz)
Só com açúcar e canela por fora

Pastelzinho_Rango-do-Dia2

Sabores salgados:
Queijo minas
Mussarela de búfala, tomatinho e rúcula
Carne moída
Gorgonzola e pera
Queijo, tomate e óregano
Salmão e cream cheese

Espero que vocês gostem!

Pastelzinho_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de pastelzinho de goiabada e catupiry

Ingredientes
1 pacote de massa de pastel
Goiabada cortada em quadradinhos
Queijo catupiry
1 ovo (batido com garfo) para fechar os pastéis
Açúcar de confeiteiro – para enfeitar

Modo de fazer
Pegue a massa redonda do pastel e corte as bordas, para que fique quadrada. Coloque o recheio no meio e dobre conforme a foto, passando um pouco do ovo nas bordas e um garfo para fixar o fechamento dos pastéis. Frite em óleo quente até dourar. Para enfeitar, salpique açúcar de confeiteiro.

……………………………………………………

Pastelzinho_Rango-do-Dia4

 

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Eu aprendi essa receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes em mais uma aulinha com Flávia Carnicelli. É uma delícia! Esse molho de alho poró é delicioso, e os cogumelos crocantes então… São maravilhosos!

Medalhoes_Rango-do-Dia

É ótimo para fazer para os amigos. Você pode fazer o espaguete de abobrinha com manteiga e sálvia como acompanhamento. Aí fica perfeito!

Medalhoes_Rango-do-Dia2

Os cogumelos crocantes, assados no forno, ficam parecendo bacon! Só que muito mais saudáveis. Uma delícia.

Medalhoes_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
500 ml de creme de leite fresco
100 ml de vinho branco seco
1 cebola picada
2 alho-poró fatiados
2 bandejas de cogumelos shiitaki ou shiimeji ou os dois
Azeite de oliva

Modo de fazer
Pegue uma frigideira grande, aqueça o azeite, quando estiver bem quente, coloque os medalhões e doure por 2- 3 minutos cada lado. Retire da frigideira e reserve. Sem desligar o fogo, coloque na mesma frigideira a cebola, doure um pouco, depois o alho-poró, e doure, logo o vinho branco e deixe reduzir por 5 minutos, acrescente sal, pimenta do reino e o creme de leite fresco. Mexa até engrossar. Com um mixer, bata o creme na panela até virar um creme (pode ser no liquidificador, caso não tenha mixer). Reserve.

Em uma assadeira, coloque os cogumelos fatiados com um pouco de azeite e sal e ponha em forno baixo e asse até ficarem crocantes. Enquanto eles estão no forno, abra algumas vezes e mexa na assadeira para desgrudar do fundo.

Hora de servir
Deixe o forno pré-aquecido e coloque os medalhões em uma assadeira no forno. Aqueça rapidamente o molho de alho-poró. Tire do forno os medalhões e coloque no prato de servir. Jogue o molho por cima e depois muitos cogumelos crocantes.

……………………………………………………

Medalhoes_Rango-do-Dia4

Receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Balsâmico e Vinho do Porto

Essa receita de Filé Mignon com Molho Balsâmico e Vinho do Porto eu aprendi beeem antes das aulas de culinária e foi a primeira que eu fiz para o meu super exigente marido, na época, meu namorado. Ele amou! Então foi a primeira que eu arrisquei a cozinhar para os meus sogros, que eu não sabia, mas também eram super exigentes! Ufa, passei no teste!

FileMignon_RangodoDia

Não é difícil de fazer e o sabor é maravilhoooso! Espero que vocês gostem e possam fazer para o Dia dos Namorados, ou qualquer outro dia. É só escolher um acompanhamento delícia, tem várias opções aqui. Pode ser esse, ou esse, ou esse, ou esse… Ou qualquer outro que você escolher!

FileMignon_RangodoDia2

Como é dia dos namorados, vale caprichar na mesa, né?

Essa receita é para 6 pessoas, mas aí é só você reduzir proporcionalmente se for fazer para 2.

FileMignon_RangodoDia3

……………………………………………………
Receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Balsâmico
e Vinho do Porto

Para 6 pessoas

Ingredientes
1200g de coração de filé mignon, cortados em 6 medalhões de 200g cada
Sal a gosto
Azeite de Oliva

Ingredientes Molho
2 xícaras de vinho do Porto
1 cebola roxa picada
1/2 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de chá de manteiga gelada
Sal
Pimenta branca moída
1 xícara de aceto balsâmico
1 1/2 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Coloque a cebola, o vinho e o aceto em uma panela e deixe reduzir até 2/3. Junte o caldo de carne e o extrato de tomate e deixe ferver até ficar cremoso. Acrescente o açúcar para tirar a acidez. Tempere com sal e pimenta. Junte a manteiga gelada, mexendo sempre, até que ela dissova e incorpore bem, não deixando o molho ferver. Retire do fogo e reserve.
Tempere o filé com sal e azeite e grelhe. Sirva com o molho bem quente.

……………………………………………………

FileMignon_RangodoDia4