Receita Especial de Mac&Cheese – Macarrão com Queijo

Mac & Cheese é o prato preferido dos americanos, pelo menos das crianças. E o nome Mac é de macarrão e cheese de queijo, ou seja, um macarrão com molho de queijo! Gostoso, fácil e rápido de fazer. Mas essa versão não é para crianças. É uma versão um pouco mais gourmet do Mac & Cheese.

MacCheese_Rango-do-Dia

Fiz para um jantar com amigos aqui em casa e todo mundo amou. Mas eu sugiro que você faça potinhos individuais, uma grande quantidade fica um pouco enjoativo. O que quebra é a cebola caramelada em cima, fica uma delícia.

MacCheese_Rango-do-Dia2

MacCheese_Rango-do-Dia3

…………………………………………………… 

Receita Especial de Mac & Cheese (macarrão com queijo)

Para 6-8 pessoas

Ingredientes
1/2 xícara de manteiga
2 cebolas em fatias finas
1 colher de sopa de açúcar
Sal e pimenta do reino moída na hora
1 1/3 colher de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de leite integral
3 xícaras de creme de leite fresco
350g queijo cheddar ralado
120g queijo stilton em pedaços (pode ser outro queijo da sua escolha)
4 xícaras macarrão (massa pequena, tipo caracol)

Ingredientes Cobertura
2 fatias grossas de pão duro, em cubos
1 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

Modo de fazer
Em uma frigideira, derreta 1/2 xícara de manteiga e adicione as cebolas. Tempere com sal e pimenta e açúcar e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo ocasionalmente por 45-50 minutos, até que as cebolas estejam douradas e quase na textura de geléia ou compotas. Reserve.
Em uma panela grande, derreta as 4 colheres de sopa de manteiga. Adicione a farinha e misture com a manteiga até que ela se transforma em uma pasta e cozinhe por 2-3 minutos. Muito lentamente, adicione o leite, mexendo sempre para evitar que embole. Quando todo o leite for adicionado, misture o creme de leite. Adicione o sal e pimenta fresca a gosto. Cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o líquido engrosse em fogo brando. Desligue o fogo e adicione o queijo, mexendo até que o queijo derreta.
Em uma panela separada aqueça a água, para a massa. Quando estiver fervendo, adicione um punhado de sal e a massa. Cozinhe por 6 minutos, depois escorra (mas não lave) – a massa não vai estar pronta, mas vai terminar de cozinhar no forno. Adicione o macarrão ao molho de queijo, coloque nos pratinhos individuais (que possam ir ao forno). Misture com as cebolas caramelizadas.

Para fazer a cobertura, coloque o pão, o queijo ralado e sal e pimenta no processador de alimentos. Pulse uma ou duas vezes até misturar bem, mas sem virar farofa. Polvilhe a mistura por cima. Asse por 25 minutos a 180 graus. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

…………………………………………………… 

MacCheese_Rango-do-Dia4 

Receita de Massa ao molho de queijos

Sexta feira em casa, depois de um dia cheio, e a preguiça de sair. Sem o maridão, que está viajando, chamei duas amigas queridas para jantar aqui em casa, mas não queria ficar horas e horas cozinhando. Fiz de entrada, a Salada de Frango e achei essa receita de massa ao molho de queijos fácil e com cara de gostosa, e era mesmo.

MassaQueijos_RangodoDia

É super fácil de fazer, e eu sugiro que, se você não tiver todos os queijos que estão nessa receita, você use os que tiver em casa mesmo. Sempre saem misturas boas, afinal, queijo é sempre bom, né?

MassaQueijos_RangodoDia2

MassaQueijos_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Massa com molho de queijos

Para 4-6 pessoas

Ingredientes
1 caixa de massa rigatoni (ou penne)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 colher de chá de azeite de oliva
5 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 xícara de farinha
2 xícaras de leite
1/3 xícara de queijo mascarpone
150g de queijo gruyere ralado na hora
150g de queijo cheddar ralado na hora
150g de queijo fontina ralado na hora
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta
1/4 colher de chá de noz-moscada
1/3 xícara de migalhas de pão panko

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 graus C. Coloque todos os queijos ralados em uma tigela grande. Ferva água e prepare a massa de acordo com as instruções, cozinhe por 3-4 minutos menos do que está marcado, pois você levará a massa ao forno depois.

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Quando estiver quente, adicione o azeite e a manteiga, em seguida, coloque a cebola com uma pitada de sal. Mexa e cozinhe por 2-3 minutos, até ficar macia. Adicione o alho e cozinhe por 30 segundos. Adicione a farinha de trigo, em seguida misture constantemente para criar um roux. Deixe cozinhar por 2-3 minutos até dourar. Despeje o leite, mexendo sempre por mais 1-2 minutos. Adicionar em mascarpone e quase todos os queijos ralados, reservando cerca de 1/2 xícara de queijo ralado. Mexa continuamente até engrossar, cerca de 3-4 minutos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, experimente e tempere mais se desejar. Coloque a massa na frigideira e misture bem com o molho.

Se sua frigideira puder ir ao forno, polvilhe a mistura de queijos restantes e pão ralado em cima da massa, se não puder, transfira para uma assadeira que possa ir e polvihe. Leve ao forno e asse por 30-35 minutos, ou até que fique dourado e borbulhante. Sirva imediatamente.

……………………………………………………

MassaQueijos_RangodoDia4

Receita de Chili Beans – mais comida mexicana

Acho que já falei aqui, eu AMO comida mexicana. Adoro os temperos fortes (menos a pimenta…) e os sabores. Adoro Chili, mas nunca encontro aqui no Brasil, então resolvi fazer em casa mesmo. Tinha visto várias receitas por aí, mas acabei juntando todas e fazendo a minha própria receita. Ficou uma delícia!

Você pode comer o Chili como uma sopa ou como acompanhamento de nachos, quando for receber mais gente. Eu acabei colocando no taco com guacamole, sour cream, quejo cheddar e tomatinhos – ficou delicioso! Foi difícil parar de comer.

Observem a faca lilás super estilosa que eu ganhei também da Neoflam! Não é linda? Estou muito feliz com os presentes que ganhei.

……………………………………………………  

Receita de Chili Beans

Ingredientes
500g de carne moída
1 cebola picada
2 tomate picados
1 lata de molho de tomate
3 xícaras de feijão preto cozido
1 1/2 xícaras de água
2 colheres de chá de tabasco (ou a gosto)
3 colheres de sopa de taco seasoning mix
1 alho em picado (sem o coração)
sal e pimenta a gosto
Queijo cheddar ralado
2 colheres de sopa de cebolinha

Modo de fazer
Em uma panela grande, em fogo médio, refogue a cebola até ficar transparente, depois adicione o alho e refogue mais um pouco. Adicione a carne moída até que ela fique dourada. Adicione o tomate (deixe um pouco para enfeitar), o molho de tomate, feijão e água. Tempere com tabasco, cebolinha, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver, reduza o fogo para baixo, cubra e deixe ferver por 15 minutos. Sirva com queijo cheddar ralado e tomatinhos por cima. Você pode comer como uma sopa ou acompanhamento de nachos.

……………………………………………………  

 

Receita Biscuits de Cheddar

Esse biscuit (pãozinho, né) é uma delícia. Bom pra comer quentinho no café da manhã com um ovo mexido, ou nas refeições com manteiga derretida, ou no lanche de tarde fazendo um sanduichinho.  Vários restaurantes servem como couvert também. De todas as formas, ele é bem gostoso, ótimo pra fazer no feriadão delícia que está chegando!

Eu sugiro fazer um pouco mais alto do que eu fiz, porque achei que o meu ficou muito baixinho, rs.

Essa receita, como várias receitas americanas, pede buttermilk. Acontece que aqui no Brasil não vende isso (ou eu não sei onde achar!). Então pesquisei algumas substituições e essa foi a mais fácil e rápida: uma mistura de 3/4 xícara de iogurte natural com 1/4 xícara de leite. Testei e funcionou nessa receita, então está aprovada! : )

…………………………………………………… 
Receita Biscuits de Cheddar

Faz 10 a 12 pãezinhos

Ingredientes
3 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 1/2 colheres de chá de sal
10 colheres de sopa de manteiga sem sal fria
2 xícaras de queijo cheddar ralado
1 3/4 xícara de buttermilk (pra nós, brasileiros, que não temos isso substitua por uma mistura de 3/4 xícara de iogurte natural com 1/4 xícara de leite. Mexa e ajuste a quantidade para a receita).
1 ovo grande

Modo de Fazer
Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela e coloque na geladeira por 20 a 30 minutos. Enquanto isso, corte a manteiga em pedaços e deixe em temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Misture os ingredientes secos refrigerados, o queijo e a manteiga no bowl da batedeira. Bata em baixa velocidade durante alguns minutos, até que os pedaços de manteiga não fiquem maiores do que uma ervilha grande.
Adicione o buttermilk e bata apenas até que a massa fique homogênea. Coloque a massa sobre uma superfície com farinha de trigo, polvilhe os dedos também e amasse delicadamente algumas vezes. Deixe a massa em um retângulo grande aproximadamente 1,5cm de espessura.
Com cortador redondo de bordas afiadas, corte os pãezinhos. Transfira os círculos de massa para as assadeiras, deixando dois centímetros de espaço entre eles.
Bata o ovo com um pouco de água e pincele em cima dos pãezinhos. Asse por cerca de 20 minutos, até que estejam dourados. Deixe esfriar por alguns minutos nas assadeiras, mas sirva enquanto ainda estão quentes!
……………………………………………………