Receita de Petit Gâteau de Chocolate de Cacá

Eu sei que estou suuuper sumida, tá difícil a vida, minha gente! Mas vamos lá! Hoje a receita é da minha sobrinha fofa, Cacá, que fez a sobremesa para o almoção do fim de semana. Um delicioso Petit Gâteau de Chocolate! Delicioso mesmo. Super recomendo.

IMG_7498

……………………………………………………

Receita de Petit Gâteau de Chocolate de Cacá

Ingredientes
200g de chocolate meio amargo
200g de manteiga
4 ovos
4 gemas
1/2 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
manteiga para untar
sorvete de creme para acompanhar

Modo de fazer
Derreta o chocolate e a manteiga no microondas – aos poucos para não ressecar. Numa tigela, junte o chocolate, os ovos, as gemas e misture bem, com um batedor de mão ou fouet. Acrescente o açúcar e a farinha de trigo. Misture até formar uma massa homogênea. Unte 10 forminhas individuais com manteiga e distribua a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus. Asse por 8 minutos (não passe disso, senão o bolo vai cozinhar todo por dentro!). Sirva quente com sorvete de creme. ……………………………………………………

 

IMG_7492 IMG_7494 IMG_7495 IMG_7502

Receita de Bolo de Chocolate do Rango do Dia

Ótima pedida pra o sábado de manhã. Comer bem quentinho no café da manhã com uma fatia de queijo em cima, hmmm!
Não sei se já falei aqui, mas desde que me entendo por gente, estava metida na cozinha tentando ajudar a fazer bolo (ou brigadeiro). Então, de verdade, eu faço bolo desde pequena e adoro. Na minha casa sempre teve bolo e a memória de raspar a tigela ou de comer o bolo recém saído do forno é maravilhosa. Essa receita é bem simples, receita de bolo caseiro, que é o que eu mais gosto e aprendi com Duda, minha irmã, quando vim morar em SP – quase 10 anos atrás.

Fiz também um teste: bolo de microondas. Guardei um pouco dessa mesma massa e coloquei num potinho, levei ao microondas por 2 minutos e estava pronto. Deu certo. Nem acreditei, ficou uma delícia!

……………………………………………………
Receita Bolo de Chocolate

Ingredientes
4 gemas
4 claras em neve
200g de manteiga (temperatura ambiente)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 xícara de nescau
1 colher de chá de fermento em pó
Modo de Fazer
Pré aqueça o forno a 180C.
Bate a manteiga com o açúcar na batedeira, aos poucos acrescente as gemas e quando estiver esbranquiçada a massa, acrescente uma parte da farinha de trigo, depois o leite, depois o restante da farinha de trigo, o fermento e o nescau. Tudo aos poucos enquanto a batedeira está batendo a massa. Desligue a batedeira e misture as claras em neve à massa bem levemente com uma colher ou espátula.
Numa forma untada, coloque a massa e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até você enfiar um palito e ele sair limpo. Coma quentinho que é uma delícia!
……………………………………………………