Receita de Pastelzinho Charmoso

Ah, eu sei que pastel é muito fácil de fazer, né? Mas eu achei um charme esse jetinho bonitinho de preparar! Eu fiz pastelzinho de goiabada e catupiry, mas dá pra fazer de vários sabores para entradinhas ou sobremesas!

Pastelzinho_Rango-do-Dia

Pensei numa lista de sabores doces:
Banana com nutella
Doce de leite com queijo minas
Goiabada com catupiry (o que eu fiz)
Só com açúcar e canela por fora

Pastelzinho_Rango-do-Dia2

Sabores salgados:
Queijo minas
Mussarela de búfala, tomatinho e rúcula
Carne moída
Gorgonzola e pera
Queijo, tomate e óregano
Salmão e cream cheese

Espero que vocês gostem!

Pastelzinho_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de pastelzinho de goiabada e catupiry

Ingredientes
1 pacote de massa de pastel
Goiabada cortada em quadradinhos
Queijo catupiry
1 ovo (batido com garfo) para fechar os pastéis
Açúcar de confeiteiro – para enfeitar

Modo de fazer
Pegue a massa redonda do pastel e corte as bordas, para que fique quadrada. Coloque o recheio no meio e dobre conforme a foto, passando um pouco do ovo nas bordas e um garfo para fixar o fechamento dos pastéis. Frite em óleo quente até dourar. Para enfeitar, salpique açúcar de confeiteiro.

……………………………………………………

Pastelzinho_Rango-do-Dia4

 

Receita de Torta de maçã com sorvete de canela

Hoje vou dar mais uma receita de torta de maçã. Apesar que a minha preferida no mundo é a torta de maçã de Paulo, meu marido… Essa também é bem gostosa e pra compensar, rs, vem junto com uma receitinha de sorvete de canela, que é tão fácil de fazer que é engraçado.

TortadeMaca_RangodoDia

Espero que vocês gostem!

TortadeMaca_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Torta de maçã com sorvete de canela

Ingredientes massa
200g de farinha de trigo
125 g de manteiga sem sal
1 gema
100 ml de água
20 gramas de açúcar
1 pitada de sal

Ingredientes recheio
8 maçãs
100 gramas de açúcar
100 ml de água

Ingredientes crumble
100 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
200 g de manteiga gelada
30 g de nozes picadas
30g de amêndoas picadas

Modo de fazer recheio
Coloque as maçãs cortadas em meia lua com casca em uma panela com o açúcar e a água e deixe em fogo bem baixo até ficarem macias. Mais ou menos uns 20 minutos. Quando estiver pronto, reserve.

Modo de fazer crumble
Misture todos os ingredientes numa tigela e vá misturando com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Não mexa demais para a manteiga não derreter.

Modo de fazer massa
Junte a farinha com o sal, em um bowl. Coloque a manteiga fria em pedaços e com as pontas dos dedos vá misturando com a farinha para ficar como se fosse uma farofa. Junte o ovo e a água, misture e acrescente à massa. Junte tudo mas trabalhando bem pouco a massa. Embrulhe em papel filme e coloque na geladeira por 20 minutos para descansar.

Arrumar a torta
Abra o papel filme e arrume a massa na forma. Faça alguns furinhos e leve ao forno pré-aquecido a 180 C por 15 minutos. Coloque um papel manteiga e algum peso em cima para a massa não subir. Retire do forno e acrescente o recheio da maçã e por cima o crumble. Volte ao forno asse por mais 30 minutos em fogo bem baixo.

……………………………………………………

Agora o sorvete de canela… Muito fácil!

TortadeMaca_RangodoDia4

……………………………………………………

Receita de Sorvete de Canela

Fazer um dia antes

Ingredientes
1 pote de sorvete de creme
4 colheres de sopa de canela em pó

Modo de fazer
Deixe o pote fora da geladeira até começar a derreter. Quando ficar mole, acrescente a canela e vá mexendo, deixe derreter mais um pouco e mexa mais. Repita até estiver tudo misturado. Leve ao congelador. Depois de 20 minutos, abra de novo e mexa mais uma vez. Volte ao congelador. Abra depois de 20 minutos e mexa mais uma vez.

……………………………………………………

TortadeMaca_RangodoDia3

Receita de Bolinho de Chuva

BolinhodeChuva_RangodoDia

Eu descobri Bolinho de Chuva quando vim morar em SP, vi uma vez no programa de Ana Maria Braga e fiquei encantada com o fato deles virarem sozinhos quando estão fritando. Eu, que já gosto de uma guloseima, fui logo fazer. A primeira vez achei meio sem graça e fui ajustando a receita ao meu gosto. Hoje eu faço ela assim, do jeito que vou postar abaixo.

BolinhodeChuva_RangodoDia2

É bem fácil de fazer, ótimo pra correr no sábado de manhã e fazer antes de todo mundo acordar, uma delícia. Eu não consigo parar de comer…

BolinhodeChuva_RangodoDia3

……………………………………………………  

Receita de Bolinho de Chuva

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos ligeiramente batidos
150g de queijo ralado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
6 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite
3 xícaras de açúcar para polvilhar
1 colher de sopa de canela

Modo de fazer
Coloque a farinha numa vasilha. No meio coloque os ovos, o queijo ralado, o fermento, o açúcar, o sal e acrescente o leite aos poucos. Vá misturando com o batedor. Frite às colheradas em bastante óleo quente deixando dourar bem. Sirva com açúcar e canela.

…………………………………………………… 

BolinhodeChuva_RangodoDia4

Receita de Bolo de Açúcar e Canela (Bolo de Cinnamon Roll)

Lembra que na semana passada eu postei o cinnamon roll? Pois eu descobri uma receita de bolo de cinnamon roll! Hmmmmm… Como o nome era muito complicado, eu traduzi livremente para Bolo de Açúcar e Canela, que na verdade é o que é mesmo!

Bolo_RangodoDia

É uma delícia. Fácil de fazer. Na receita tinha uma calda de açúcar, mas achei que já estava doce demais, não quis fazer. Mas vou colocar a receita completa aqui, assim você decide se faz ou não, né?

Bolo_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Bolo de Açúcar e Canela (Bolo de Cinnamon Roll)

Ingredientes bolo
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
4 colheres de chá fermento em pó
2 ovos grandes
1 1/2 xícaras de leite
1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, derretida

Ingredientes recheio
1/2 xícara (100g) de manteiga sem sal, amolecida a temperatura ambiente.
1 copo cheio de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó

Ingredientes cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
5 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de baunilha (eu sempre uso a natural, veja post)

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira pequena. Em uma tigela grande, misture os ingredientes para o bolo (exceto manteiga derretida). Não mexa demais, só até ficar uma massa homogênea. Enquanto a batedeira estiver ligada, adicione lentamente a manteiga derretida. Misture apenas até homogênea. Espalhe esta massa uniformemente na assadeira.

Agora, para fazer o recheio. Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do recheio: manteiga amolecida, o açúcar mascavo, farinha e canela. Mexa até misturar bem. Coloque o recheio de canela em colheradas sobre a massa do bolo. Pegue uma faca e faça o efeitos em mármore em todo o bolo (veja foto). Asse o bolo por cerca de 35-40 minutos, até que um palito inserido no centro saia limpo.

Enquanto o bolo está no forno, faça a cobertura. Misture o leite, o açúcar de confeiteiro e a baunilha em uma tigela pequena. Despeje a cobertura sobre o bolo quente e sirva.

……………………………………………………

Bolo_RangodoDia3

Receita de Cinnamon Rolls

Desde que eu fiz intercâmbio (há muito tempo atrás…, rs), eu me apaixonei por cinnamon rolls! Uma delícia de uma rosquinha com recheio de canela, uma maravilha! Só agora me arrisquei a fazer em casa, dá um super trabalho, mas vale a pena. Tenho uma preguiça danada de fazer receitas que tem que esperar e esperar, mas acabam sendo as melhores.

CinnamonRoll_Rango-do-Dia

Não ficou tão bonito como eu queria, mas ficou delicioso! Acho que exagerei um pouco no recheio, rs, então acabou escorrendo por baixo das rosquinhas, mas ficou até bom, ficou crocante!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia4

Espero que vocês gostem!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia2

É importante ler toda a receita antes de fazer, pois assim você vê os tempos de espera e se programa direitinho!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de Cinnamon Rolls

Ingredientes da massa
1 envelope de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de açúcar, mais 1 xícara
1/2 xícara de leite, à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 ovo
1 gema de ovo
2 3/4 xícaras de farinha de trigo, peneirada, mais para amassar
3/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

Ingredientes do recheio
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de maple syrup (ou mel)
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

Ingredientes da cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de buttermilk

Modo de fazer
Na bacia da batedeira misture o fermento biológico, 1/2 colher de chá de açúcar e 1/4 de xícara de água aquecida (morna). Misture e deixe descansar até espumar, cerca de 10 minutos.

Adicione o açúcar restante, o leite, o açúcar mascavo, o ovo e a gema de ovo. Bata com um fouet até misturar bem. Coloque na batedeira, com o gancho de bater massa. Adicione 2 3/4 da farinha e sal e bata em velocidade média até que a massa fique homogênea. Aumente a velocidade da batedeira para média-alta e sove a massa por mais 4 minutos. A massa vai estar grudenta. Com a batedeira em velocidade média, acrescente a manteiga cerca de 1 colher de sopa de cada vez e continuar a bater por cerca de 6 minutos. A massa vai estar pegajosa.

Coloque a massa para descansar em uma tigela grande untada. Cubra com filme plástico e um pano de cozinha e deixe crescer por 1 1/2 a 2 horas, ou até dobrar de tamanho.

Enquanto a massa cresce, faça o recheio. Numa tigela média, misture o açúcar branco, o mascavo e o sal. Acrescente o maple syrup (ou o mel) e reserve.

Quando a massa dobrar de tamanho, despeje sobre uma superfície fortemente enfarinhada. Gentilmente sove a massa adicionando mais farinha se necessário, até 3 colheres de sopa. Trabalhe a massa durante cerca de 2 minutos. Coloque uma toalha de cozinha sobre a massa e deixe descansar por 5 minutos.

Usando um rolo enfarinhado, abra a massa em um quadrado de 25 x 50cm e vire para que o lado menor fique paralelo a você. Pincele a parte superior da massa com metade da manteiga derretida. Nós vamos usar o resto da manteiga depois que as roscas forem assados.

Despeje todo o recheio sobre a massa. Espalhar uniformemente, deixando uma borda de 1,5cm em uma das extremidades curtas de modo a que a massa, quando enrolada, possa ficar adequadamente selada. Pressione levemente o recheio na massa. Usando suas mãos, levante a borda inferior da massa e enrole-a, fazendo um rolo. Usando uma faca afiada, fina, corte as bordas irregulares. Corte o rolo em 8 fatias iguais. Coloque as fatias em uma assadeira pequena untada, com uma distância igual entre elas. Cubra a assadeira com filme plástico e reserve em um lugar quente para crescer por 1 hora. Você pode também deixar na geladeira durante a noite.

Aqueça o forno a 200 graus. Descubra os rolos. Se os rolos estiverem refrigerados, deixe repousar em temperatura ambiente durante 15 minutos antes de assar. Regue com o restante da manteiga e leve ao forno até dourar e um palito inserido no centro saia limpo, cerca de 30 minutos.

Faça a cobertura. Enquanto os rolos estão esfriando, misture o açúcar e o buttermilk em uma tigela pequena até ficar homogêneo e derrame nos cinnamon rolls. Sirva imediatamente.

……………………………………………………

CinnamonRoll_Rango-do-Dia5