Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Eu aprendi essa receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes em mais uma aulinha com Flávia Carnicelli. É uma delícia! Esse molho de alho poró é delicioso, e os cogumelos crocantes então… São maravilhosos!

Medalhoes_Rango-do-Dia

É ótimo para fazer para os amigos. Você pode fazer o espaguete de abobrinha com manteiga e sálvia como acompanhamento. Aí fica perfeito!

Medalhoes_Rango-do-Dia2

Os cogumelos crocantes, assados no forno, ficam parecendo bacon! Só que muito mais saudáveis. Uma delícia.

Medalhoes_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
500 ml de creme de leite fresco
100 ml de vinho branco seco
1 cebola picada
2 alho-poró fatiados
2 bandejas de cogumelos shiitaki ou shiimeji ou os dois
Azeite de oliva

Modo de fazer
Pegue uma frigideira grande, aqueça o azeite, quando estiver bem quente, coloque os medalhões e doure por 2- 3 minutos cada lado. Retire da frigideira e reserve. Sem desligar o fogo, coloque na mesma frigideira a cebola, doure um pouco, depois o alho-poró, e doure, logo o vinho branco e deixe reduzir por 5 minutos, acrescente sal, pimenta do reino e o creme de leite fresco. Mexa até engrossar. Com um mixer, bata o creme na panela até virar um creme (pode ser no liquidificador, caso não tenha mixer). Reserve.

Em uma assadeira, coloque os cogumelos fatiados com um pouco de azeite e sal e ponha em forno baixo e asse até ficarem crocantes. Enquanto eles estão no forno, abra algumas vezes e mexa na assadeira para desgrudar do fundo.

Hora de servir
Deixe o forno pré-aquecido e coloque os medalhões em uma assadeira no forno. Aqueça rapidamente o molho de alho-poró. Tire do forno os medalhões e coloque no prato de servir. Jogue o molho por cima e depois muitos cogumelos crocantes.

……………………………………………………

Medalhoes_Rango-do-Dia4

Receita de Bruschetta de Shitake

Uma amiga nossa sempre fazia essa bruschetta e um dia desses Paulo ficou com vontade de comer. Tive que incomodar a pobre coitada no meio do trabalho (um domingo de noite, no meio de desmontagem de uma exposição) pra ela me ensinar essa receita. E ficou uma delícia. Muito saborosa e cremosa, delícia de bruschetta de shitake.

Ela me contou que a receita original é de Carla Pernambuco, do maravilhoso Carlota. Mas ela já mexeu tanto na receita que o crédito é dela mesmo, grande Renatinha Moura, obrigada!

……………………………………………………
Receita de Bruschetta de Shitake

Ingredientes
400g de shitake
2 dentes de alho picados (sem o coração, como falei aqui)
1/2 cebola  cortada em rodelas
1 colher de manteiga
1 colher de sopa de molho shoyu
2 colheres de sopa cheias de requeijão
1 caixa de creme de leite
Cebolinha
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Pão italiano

Modo de fazer
Doure a cebola no azeite, depois acrescente a manteiga, o alho e o shitake. Quando o shitake estiver mole, acrescente o shoyu. Depois coloque o requeijão, o creme de leite e por último, a cebolinha.
Coloque o pão italiano cortado em fatias no forno por 15 minutos para dar uma leve torradinha. Coloque o molho na torrada e sirva.

……………………………………………………