Receita de Banana Frita

Hoje é meu aniversário e por isso vou postar o meu café da manhã preferido! : )

Essa receita é muito fácil, principalmente para nós, nordestinos. Mas pra quem não conhece, eu queria apresentar uma delícia da nossa culinária, banana frita, que fazemos sempre para o café da manhã. Como eu sou gulosa, faço pro café, pra lanchar, pra jantar, rsrsrs. Eu AMO banana frita.

BananaFrita_RangodoDia

Aliás, banana frita faz parte das minhas lembranças de infância, todos os irmãos juntos (somos 5) sentados na mesa do café da manhã brigando por mais um pedaço.

BananaFrita_RangodoDia2

…………………………………………………… 

Receita de Banana Frita

Ingredientes
1 banana da terra
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer
Corte a banana em fatias bem finas. Para facilitar, eu corto a banana ao meio e depois disso vou fatiando. Eu gosto das fatias bem fininhas para ficarem mais crocantes quando fritas. Coloque um pouco de óleo na frigideira em fogo médio e quando estiver quente, coloque as fatias da banana da terra espalhadas. Fique de olho para não queimar, e vá virando de lado até ficar douradinha quase marrom. Eu gosto no ponto marrom, mas tem que ter cuidado para não queimar. Tire do fogo e coloque num prato forrado com papel toalha, para sugar a gordura. Depois coloque no prato que vai servir e polvilhe com açúcar e canela. Eu como uma banana da terra frita sozinha : )

……………………………………………………

 BananaFrita_RangodoDia3

 

Receita de Casquinha de Siri

Essa receita de Casquinha de Siri é de minha prima Lica, toda vez que eu vou em Salvador ela faz pra mim, e eu amo! É uma delícia! Aí outro dia fui comprar um peixe e na peixaria vendia siri catado, resolvi experimentar! Deu super certo, ficou muito bom e agora vou repetir muito aqui em SP.

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.indd3

O que eu mais gosto nessa receita é que fica uma casquinha bem molhadinha e temperadinha! Aliás, segundo minha prima (e eu concordo), siri é super difícil de pegar tempero, então pode acrescentar mais dos ingredientes de acordo com seu gosto, se achar necessário.

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.a

……………………………………………………

Receita de Casquinha de Siri

Ingredientes
500g de siri catado
4 dentes de alho
2 limões
1 ramo de coentro
2 tomates
1 cebola
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
3 colheres de sopa de extrato de tomate ou molho de tomate
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Modo de fazer
Mesmo que o siri já venha catado, eu limpo novamente para ter certeza que não vai ter nenhum pedacinho da casca. Depois disso, tempere com o alho espremido, o suco de um limão e sal e pimenta. No liquidificador, bata o coentro, os tomates, a cebola e os pimentões. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue o siri. Depois acrescente o tempero batido no liquidifcador e deixe até ferver. Experimente e corrija o o sal e pimenta, coloque o suco do outro limão e o extrato de tomate. Deixe bem molhadinho. Sirva com uma farofinha de manteiga e se quiser, um vinagrete cai super bem.

……………………………………………………

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.indd

Receita de Carne do Sol (ou carne de sereno) com Pirão de Leite

Ê! Esse é o primeiro post do ano! Que seja um ano maravilhoso, cheio de alegrias e coisas muito gostosas para todos nós.

CarnedoSol_RangodoDia

Eu sempre passo os verões em Salvador, minha terra. E esse ano, além de comer muitas delícias locais, trouxemos para casa uma carne do sol maravilhosa que o marido de minha prima Lica, Indalécio, nos deu de presente. Na verdade, acho que é carne de sereno, mas tudo bem. É uma carne muito especial e bem cuidada, que quando preparada, fica extremamente saborosa e macia. E hoje, segue a primeira receita do ano novo, dada por minha prima, e feita na casa de minha irmã para um jantar, eu só fui coadjuvante.

CarnedoSol_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Carne do Sol

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 cebolas grandes
2 quilos de carne do sol
400g de manteiga

Modo de fazer
Lave ligeiramente a carne do sol com água. Fatie as cebolas em rodelas e forre a assadeira com metade, fazendo um colchão. Coloque a carne com a gordura virada para cima, e cubra com mais cebolas e a manteiga em quadradinhos espalhadas. Cubra a assadeira com papel laminado e leve ao forno. De 15 em 15 minutos, descubra e regue a carne com o caldo da própria carne e manteiga. Depois de 40 minutos a 1 hora, tire o papel laminado e deixe até dourar, sempre regando. O segredo é ela ficar bem douradinha, sem ressecar, por isso é importante regar.

……………………………………………………

CarnedoSol_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Pirão de leite

Ingredientes
500 ml de leite de vaca
1 caldo de carne ou frango (ou de sua preferência)
3 colheres de sopa de farinha de mandioca
1 cebola
Azeite
Queijo ralado (se for coalho, melhor)
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Leve o leite ao fogo brando e aqueça. Antes de ferver e subir, adicione aos poucos a farinha de mandioca e um pouco de sal, sempre mexendo para não embolar, até o pirão atinja o ponto desejado. Em outra panela, coloque a cebola cortada em rodelas com um pouco de azeite e deixe até amolecer. Coloque em cima do pirão com um pouco de queijo ralado e sirva imediatamente com a carne do sol.

……………………………………………………

Receita de Bolinho de Estudante (Bolinho de Tapioca)

Desde pequena, como boa baiana, eu sou apaixonada por Bolinho de Estudante… Aliás, tudo que tem tapioca é bom, né? Depois que vim morar em SP, minha querida Nita sempre mandava pra mim congelado, aí era só descongelar e fritar. Mas agora eu aprendi a receita! É bem mais fácil do que eu imaginava, é quase como fazer um cuzcuz de tapioca e fritar. Que alegria!

O bolinho de estudante era vendido muito pelas baianas de acarajé e pra mim era como uma sobremesa depois do acarajé. Crocante por fora e molhadinho e grudento por dentro, sempre forrado com açúcar e canela. Se você não conhece, experimente, é muito bom. Depois me conte!

……………………………………………………

Receita de Bolinho de Estudante

Ingredientes
500 ml de água morna
300 g de tapioca flocada (eu trago da Bahia)
400 g de coco seco (eu uso o natural)
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de canela em pó + 1 xícara de açúcar para empanar
Óleo para fritura

Modo de fazer
Coloque o coco com a água morna no liquidificador e bata até obter pedaços bem pequenos. Misture bem com 250g de tapioca (o restante você vai usar para empanar), o açúcar e o sal. Deixe descansar por 10 minutos, até a tapioca amolecer. Em seguida, enrole os bolinhos com a mão levemente untada e passe no restante da tapioca, para ficar especialmente crocante. Frite os bolinhos em bastante óleo quente até ficarem dourados. Coloque-os sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Passe no açúcar e na canela e sirva a seguir.

……………………………………………………

Receita de Mingau de Tapioca

Mingau de tapioca combina com o friozinho, de manhã, de tarde, de noite! Combina também com festa Junina. E é por isso que eu fiz esse mingauzinho hoje. Ficou uma delícia! Muito mais fácil de fazer do que eu imaginava, adorei.

……………………………………………………

Receita Mingau de Tapioca
4 pessoas

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de tapioca
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de leite de coco fresco (ou 1 garrafinha)
2 xícaras de leite
2 canelas em pau

Modo de fazer
Numa panela misture a farinha de tapioca, o açúcar, o leite de coco e o leite de vaca com os 2 paus de canela. Deixa de molho por 30 minutos até a tapioca amolecer e depois leve ao fogo brando até adquirir a consistência desejada após fervura.
Se ficar grosso, pode por mais leite. Corrija o açúcar, se necessário, inclusive pode substituir o açúcar por leite condensado. Meia caixinha nesse caso (ou menos, vai experimentando).
Pronto. Depois é só salpicar com canela em pó.

……………………………………………………