Receita de Tortilla de Batata

Eu amo batata. Simplesmente. De qualquer jeito. E quando eu comi Tortilla de Batata, foi paixão à primeira vista. Batata combina com tudo, a qualquer hora, em qualquer lugar. E por muito tempo fui atrás de uma receita boa, já em ensinaram a fritar primeiro a batata, a cozinhar, usar cebola roxa, e nada era tão bom. Aí, eis que minha querida professora Flávia Carnicelli, que morou muitos anos na Espanha, me apresentou a receita perfeita!

TortillaBatata_RangodoDiaVejam bem, esse não é um prato light. Nada light. Mas vale cada caloria! É só não ficar pensando nisso, rs. A combinação de batata + ovos + cebola é sensacional.

TortillaBatata_RangodoDia2

É uma ótima entrada para fazer para receber seus amigos em casa. Fica uma delícia se você faz com tomatinhos confit para colocar em cima! Também dá pra fazer em forminhas de silicone pequenas individuais e assar, assim fica um pouco mais light e mais charmosas.

TortillaBatata_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Tortilla de Batata

Rende 3 ou 4 tortillas

Ingredientes
3 batatas asterix
1 ou 2 ovos
1 cebola
Azeite de oliva ou óleo
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Primeiro, você deve descascar e fatiar as batatas bem fininhas. Faça o mesmo com a cebola. Eu uso o processador, que corta tudo na mesma espessura. Coloque a batata e a cebola em uma panela grande e cubra com o azeite de oliva ou o óleo. Eu prefiro usar azeite. Você vai cozinhar a batata e a cebola nesse azeite, não é fritar, então deixe o fogo médio e não deixe as batatas fritarem. Em 20 minutos mais ou menos elas vão estar cozidas. Pegue uma pra testar. Se estiverem, tire do fogo e deixe escorrendo bem o azeite. Em uma pequena tigela, bata os ovos com sal e pimenta. Misture com a batata e cebola e mexa bem. Pode quebrar um pouco as batatas.
Aqueça uma frigideira com azeite (se for menor, é mais fácil de virar a tortilla). Coloque um pouco da mistura e amasse um pouco pra ficar no formato da panela. Deixe uns 5 a 7 minutos, ou até perceber que a massa está firme. Vire o lado e deixe por mais 5 a 7 minutos.
Se você for fazer nas forminhas de silicone, leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas. Na hora de servir, tire das forminhas e arrume num prato.

Sirva quentinha!

……………………………………………………

TortillaBatata_RangodoDia4