Receita de Tutu de feijão de Conceição

Como eu disse, estava no Rio de Janeiro esse feriado e voltei cheia de receitas maravilhosas de família. Estou muito feliz e extremamente agradecida a minha sogra, Céu, e a d. Maria José, vó de Paulo, por serem tão generosas a ponto de dividir comigo (e com vocês!) as receitas deliciosas da família. Foi um prazer estar esses momentos ao lado delas, observar, aprender, saborear e me divertir muito. Espero que vocês gostem também, porque essa semana vamos ter várias receitas delas.

A de hoje é um Tutu mineiro delicioso que quem faz é Conceição, que trabalha com D. Maria José há muitos e muitos anos. Uma fofa, bem humorada e simpática, que cozinha divinamente.

Eu sou baiana e conhecia um tutu diferente que eu já gostava, mas essa receita me conquistou de vez, é delicioso. E é um prato excelente pra fazer para um almoção para os amigos!

…………………………………………………… 

Receita Tutu de Feijão da Conceição
Para 8 pessoas

Ingredientes Tutu
500g de feijão preto cozido com 3 folhas de louro
1 cabeça de alho
2 cebolas
1 xícara de farinha de mandioca
Azeite

Modo de Fazer Tutu

Bater o feijão cozido no liquidificador com a água do cozimento, reserve. Numa panela, refogar a cebola picadinha e o alho picadinho com o azeite e quando dourar, jogue o feijão batido, tempere com sal e deixe no fogo até engrossar um pouco. Coloque, então, a farinha de mandioca aos poucos e vá mexendo para não embolar. Quando ferver, a farinha vai engrossar o feijão. Quando chegar no ponto que você gosta (tem gente que gosta mais consistente, tem gente que gosta menos), tire do fogo. Reserve.

Ingredientes Molho para Tutu

Azeite
2 cebolas cortadas na metade e depois fatiadas fininhas
7 dentes de alho picadinhos
2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos
1 pimentão vermelho em tirinhas finas
1 copo pequeno de água

Modo de Fazer Molho

Refogar a cebola e o alho no azeite, depois acrescente o pimentão, o tomate e mexa até amolecer. Coloque água e deixe virar um caldinho grosso para usar como molho.

Para servir

Cozinhe 3 ovos e depois corte em fatias.
Cozinhe 5 linguiças fininhas Sadia cortadas ao meio por 10 minutos. Coloque numa assadeira com um pouco de vinagre ou limão e leve ao forno para ficar crocante, sempre virando para tostar todos os lados.
Na hora de servir, num prato grande coloque o tutu, o molho de tomate em cima, e dos lados os ovos e a linguiça. Pode também colocar azeitonas pretas e uns tomatinhos para enfeitar. Aproveite!

…………………………………………………… 

E essa é Conceição, a fofa que fez esse prato maravilhoso!