Receita de Sonho Recheado (Donuts)

Outro dia eu estava aqui pesquisando receitas de donuts e achei várias. Fiz uma que ficou uma delícia e você pode variar os recheios. Na verdade, donut é a mesma coisa que o nosso sonho.

Em Salvador eu comia sempre sonhos recheados de goiabadas, vendidos em cestas de palha por senhorinhas nas escolas, uma lembrança deliciosa. Aqui em São Paulo que fui descobrir o sonho recheado com creme. Esses eu fiz com recheio de goiabada para matar a saudade, e de doce de leite, uma delícia! Se você quiser fazer de creme, dá pra usar esse creme que usamos nessa receita!

Dá um trabalhão pra fazer… Tem que esperar a massa crescer duas vezes, demora, mas vale a pena! Não desanime!

…………………………………………………… 

Receita de Sonhos Recheados (Donuts)

Rende cerca de 10-12 unidades

Ingredientes Sonhos
1 pacote de fermento biológico seco (2 1/2 colheres de chá)
2 colheres de sopa de água quente (não fervendo)
3 3/4 xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar e rolar a massa
1 xícara de leite integral, em temperatura ambiente
50g de manteiga amolecida
3 gemas grandes
2 colheres de açúcar
1 1/2 colheres de chá de sal
1/4 colher de chá de canela
Óleo para fritar

Ingredientes para polvilhar
1 1/3 de xícara de açúcar cristal
2 colheres de chá de canela

Ingredientes recheio (você escolhe)
1 xícara de doce de leite
1 xícara de goiabada cremosa
1 xícara de creme de baunilha (receita aqui)

Modo de fazer
Misture o fermento e água morna em uma tigela pequena até dissolver o fermento. Deixe descansar até espumar, cerca de 5 minutos. (Se não fizer espuma, descarte e faça de novo com outro fermento.)

Na tigela da batedeira, misture o fermento, a farinha, o leite, a manteiga, as gemas, o açúcar, o sal e a canela. Bata em velocidade baixa até formar uma massa macia. Aumente a velocidade para médio-alto e bata mais 3 minutos. A massa vai estar mole e pegajosa. Se estiver muito pegajosa, acrescente até 1/2 xícara mais farinha. A massa deve ser um pouco pegajosa, cuidado para não adicionar farinha demais.

Raspe a massa para o centro da tigela, em seguida, polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e um pano de cozinha limpo. Deixe a massa crescer em um lugar sem correntes de ar à temperatura ambiente quente até dobrar de tamanho, 1:30h a 2 horas.

Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha e use um rolo para abrir a massa até ficar com 2cm de altura. Corte com cortador redondo de cookies ou com a boca de um copo e transfira para uma assadeira enfarinhada grande. Cubra os sonhos com um pano de cozinha limpo e deixe crescer em um lugar sem correntes de ar à temperatura ambiente até crescer mais um pouco, cerca de 30 minutos. Não use as sobras, elas vão ficar duras se reamassadas. Em uma tigela média, misture o açúcar e a canela que vai ser usado para polvilhar. Reserve.

Aqueça bastante óleo numa panela e quando estiver bem quente, frite os sonhos, dois de cada vez, virando ocasionalmente com uma escumadeira, até crescer e ficar dourado, pouco mais de 2 minutos (cerca de 1 minuto de cada lado). Depois retire e deixe escorrer um pouco no papel toalha. Deixe esfriar.

Encha um saco de confeitar, equipado com uma ponta que fure o sonho (veja foto), com o doce de leite ou a goiabada. Torça para selar o saco. Insira a ponta no sonho e aperte o saco de confeitar até achar suficiente. Encha cada sonho. Depois passe no açúcar e canela. Sirva imediatamente ou cubra para depois servir.

……………………………………………………