Receita de Casquinha de Siri

Essa receita de Casquinha de Siri é de minha prima Lica, toda vez que eu vou em Salvador ela faz pra mim, e eu amo! É uma delícia! Aí outro dia fui comprar um peixe e na peixaria vendia siri catado, resolvi experimentar! Deu super certo, ficou muito bom e agora vou repetir muito aqui em SP.

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.indd3

O que eu mais gosto nessa receita é que fica uma casquinha bem molhadinha e temperadinha! Aliás, segundo minha prima (e eu concordo), siri é super difícil de pegar tempero, então pode acrescentar mais dos ingredientes de acordo com seu gosto, se achar necessário.

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.a

……………………………………………………

Receita de Casquinha de Siri

Ingredientes
500g de siri catado
4 dentes de alho
2 limões
1 ramo de coentro
2 tomates
1 cebola
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
3 colheres de sopa de extrato de tomate ou molho de tomate
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Modo de fazer
Mesmo que o siri já venha catado, eu limpo novamente para ter certeza que não vai ter nenhum pedacinho da casca. Depois disso, tempere com o alho espremido, o suco de um limão e sal e pimenta. No liquidificador, bata o coentro, os tomates, a cebola e os pimentões. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue o siri. Depois acrescente o tempero batido no liquidifcador e deixe até ferver. Experimente e corrija o o sal e pimenta, coloque o suco do outro limão e o extrato de tomate. Deixe bem molhadinho. Sirva com uma farofinha de manteiga e se quiser, um vinagrete cai super bem.

……………………………………………………

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.indd

Receita Escondidinho de filé na ponta da faca com banana, queijo coalho e farofa de bacon

Então, esse é o Jantar dos Primos, na minha casa, para 12 pessoas (não veio todo mundo). Pânico pra saber o que fazer para agradar a todos. Como eu mesma ia fazer, tinha que me preocupar com algumas coisas: não pode ser nada que eu tenha que preparar na hora, pra não ficar na frente do fogão enquanto todo mundo conversa; o ideal é ser um prato só, pra não dar muito trabalho; o prato não pode ser muito difícil; não devia ser polêmico ou duvidoso – vai que eu faço um bacalhau e metade da turma não gosta (eu mesma odeio bacalhau, jamais faria, rs). Dito isso, fiz o Escondidinho, sugestão de minha irmã. É uma receita da best teacher Flavia Carnicelli, e é um sucesso garantido.

Esse foi o menu do jantar: capuccino de funghi de entradinha (que eu vou postar depois), escondidinho de filé de prato principal e crème brûlée de sobremesa, que também tinha docinhos maravilhosos da Madeleine(principalmente o de damasco…).

Comecei a preparar tudo um dia antes pra não ficar agoniada na hora. E foi perfeito assim, fica tudo arrumadinho, nada de correria. Apesar de ser um prato cheio de itens, dá pra fazer tudo em uma noite e só levar ao forno na hora de servir.

……………………………………………………
Receita Escondidinho de filé mignon na ponta da faca com banana, queijo coalho e farofa de bacon
5 pessoas

Parte I
Ingredientes Picadinho
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 kg de filet mignon cortado em cubinhos pequenos
150ml de conhaque
1 colher sobremesa de mostarda
1 colher sobremesa de molho inglês
100ml de molho de tomate
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
Sal
Pimenta do reino

Modo de fazer
Aqueça azeite em uma panela, refogue a cebola até ficar transparente, coloque o alho, doure, acrescente a carne, mas não mexa, depois de uns 2 minutos mexa um pouco.
Coloque o ramo de tomilho, folha de louro, sal, pimenta. Ainda não mexa muito para não soltar água. Flambe com conhaque, coloque a mostarda, o molho inglês e o molho de tomate. Cozinhe por mais 10 minutos. Reserve.

Parte II
Banana
4 bananas da terra ou prata
50g de manteiga sem sal
1 colher de chá de açúcar

Modo de fazer
Corte a banana em fatias finas no sentido do comprimento. Derreta a manteiga e frite a banana por 1-2 minutos. Polvilhe com açúcar. Reserve.

Parte III
Farofa
200g de manteiga sem sal
1 cebola bem picada
1⁄2 xícara de bacon picadinho
Farinha Beiju Deusa

Modo de fazer
Em frigideira funda, coloque o bacon e deixe ele lá até a gordura derreter. Acrescente a manteiga e coloque a cebola, deixe dourar. Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo sempre. Frite um pouco para dar mais gosto e ficar crocante.

Parte IV

Queijo
Rale 200g de queijo coalho

Para arrumar
Pode ser arrumado em cumbuquinhas individuais ou 1 grande.
Coloque a carne por baixo, logo depois o queijo por cima, depois as bananas e cubra com farofa. Feche com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200C por 15-20 minutos. Na hora de servir polvilhe salsinha.
……………………………………………………