Receita de Bolo de Tapioca

Esse bolo de tapioca é sucesso garantido. Muito gostoso, muito fácil de fazer e é uma boa variação para os bolos do dia a dia. Também pode ser feito em tamanho pequeno, em formas de cupcake, fica super bonitinho. Mas esse eu fiz grande mesmo.

A maior dificuldade que eu acho nesse bolo é achar a tapioca boa. Como moro em SP, a que vende em supermercado é dura e não amolece como a baiana. Então eu trago sempre que vou a Salvador. Mas muita gente faz com a tapioca de supermercado mesmo e funciona – eu prefiro a baiana porque, como disse, fica mais macia.

Outra coisa, o ideal é tirar o leite do coco pro sabor ficar melhor. Mas também é complicado, dá muito trabalho, rs, então uso o leite de coco de garrafa mesmo e fica super gostoso. Tem certas facilidades que compensam!

……………………………………………………

Receita Bolo de Tapioca

Ingredientes

6 ovos
200 gramas de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de leite de coco
1/2 xícara de coco seco ralado
3 xícaras de tapioca
1 colher de sopa de fermento em pó.
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma

Modo de fazer

Em uma tigela, bata as claras em neve e reserve. Em outra, bata a manteiga com o açúcar até ficar mais branca. Junte as gemas, o leite, o leite de coco, o coco ralado e bata mais um pouco. Acrescente a tapioca e bata até misturar. Incorpore delicadamente o fermento e as claras em neve. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de furo no meio de 30 cm de diâmetro e então distribua a massa. Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por cerca de 30 minutos.

…………………………………………………… 

Receita do Arroz Doce

Sábado teve festa junina na minha casa, o primeiro Arraiá JK! Pra entrar mesmo no clima, decoramos a casa inteira, bandeirolas, balões, fogueira (na lareira, rs), flores coloridas, chita e muuuuita comida! Aliás, realmente foi um exagero porque eu fiz muita coisa e todo mundo levou comida, ou seja, realmente uma festa típica junina!

Hoje vou postar a receita do arroz doce que eu fiz pra festa. Eu simplesmente adoro arroz doce. Demorei muito pra aprender a fazer, não sei porque. Sempre que vejo nos cardápios de sobremesa, eu peço. Arroz doce ou panacotta são minhas sobremesas preferidas de restaurantes (nunca peço nada de chocolate, não sei porque…). Bom, mas agora que eu sei, fiz pra festinha.

……………………………………………………

Receita Arroz Doce

Ingredientes

1 xícara de arroz branco
1/2 litro leite
1 lata leite condensado
1 canela em pau
Raspas de limão siciliano (ou tangerina, laranja)
Canela em pó (para servir)

Modo de fazer
Lave o arroz e cozinhe só com água. Coloque numa panela com o leite condensado, a canela em pau, o leite e as raspas de limão siciliano. Leva ao fogo, deixe ferver até ficar consistência cremosa. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Coloque em tacinhas individuais ou em prato fundo grande com canela em cima. Leve a geladeira.

……………………………………………………

Vou colocar umas fotos da festa junina pra vocês verem como ficou linda! : )

Receita de Mingau de Tapioca

Mingau de tapioca combina com o friozinho, de manhã, de tarde, de noite! Combina também com festa Junina. E é por isso que eu fiz esse mingauzinho hoje. Ficou uma delícia! Muito mais fácil de fazer do que eu imaginava, adorei.

……………………………………………………

Receita Mingau de Tapioca
4 pessoas

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de tapioca
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de leite de coco fresco (ou 1 garrafinha)
2 xícaras de leite
2 canelas em pau

Modo de fazer
Numa panela misture a farinha de tapioca, o açúcar, o leite de coco e o leite de vaca com os 2 paus de canela. Deixa de molho por 30 minutos até a tapioca amolecer e depois leve ao fogo brando até adquirir a consistência desejada após fervura.
Se ficar grosso, pode por mais leite. Corrija o açúcar, se necessário, inclusive pode substituir o açúcar por leite condensado. Meia caixinha nesse caso (ou menos, vai experimentando).
Pronto. Depois é só salpicar com canela em pó.

……………………………………………………

Receita de Canjica de Milho ou Curau

Essa é mais uma pro São João que tá chegando! Tem muita comida boa nas festas juninas, principalmente as do nordeste, que tem bolo de aipim, bolo de carimã, canjica de milho, munguzá. Tanta coisa gostosa que eu tô babando!

E hoje vou postar aqui a receita de Canjica de milho que é de minha Tia Carmen. Foi feita na casa de minha mãe, e eu juro que um dia vou fazer na minha casa.

……………………………………………………

Receita Canjica de Milho ou Curau


Ingredientes
10 espigas cozidas de milho verde (ou, em último caso, contra tudo e todos, rs, 5 latas de milho em conserva)
Canela em pó para polvilhar
600 ml de leite de coco (de preferência fresco)
1 xícara de açúcar (um pouco mais ou menos, dependendo do seu gosto)
1 pitada de sal

Modo de Preparo
Primeiro retire os grãos de milho, corte-os bem rente ao sabugo, depois bata no liquidificador com um pouco do leite de coco e peneire apertando bem. Adicione o açúcar (aos poucos), o sal e o restante do leite de coco e leve ao fogo, vá experimentando para sentir se está bom de açúcar, com cuidado para não ficar enjoativo. Mexa até obter uma textura de mingau grosso homogêneo e retire do fogo. Despeje em um recipiente, que será onde a canjica vai ficar até ser servida, deixe esfriar, polvilhe a canela em pó por cima e depois é só saborear.


*se você quiser deixar mais saboroso, minha avó Carmen fazia assim: um chá de canela em pau com cravo e misturava um pouquinho a creme que vai ao fogo! 
……………………………………………………