Receita de Frango com Limão Siciliano de Nigella

Eu adoro Nigella e outro dia estava assistindo tv e acompanhando uma de suas receitas, Frango Assado com Limão Siciliano. Comprei os ingredientes e fiz no mesmo dia. A receita era super fácil.

Frango_Nigella_RangodoDia

Mas confesso que fiquei um pouco decepcionada. Ao ver na tv me pareceu delicioso e tinha tudo pra dar certo. Mas quando fiz, achei que o limão deixou um gosto um pouco amargo no frango. Não sei se porque eu coloquei limão demais, pode ter sido isso… Por isso acabei reduzindo a quantidade na receita abaixo. Espero que assim funcione : )

Frango_Nigella_RangodoDia2

Outra opção, é tirar a casca do limão, acho que é isso que deixa meio amargo, né? Aceito sugestões e dicas!

……………………………………………………

Receita de Frango com Limão Siciliano de Nigella

Ingredientes
1kg de peito de frango sem pele
1kg de coxa e sobrecoxa sem pele
2 limões sicilianos
1 xícara de chá de vinho branco seco
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
1 cabeça de alho
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer
Corte cada limão em 8 pedaços. Espalhe o frango numa assadeira, coloque em cima os pedaços dos limões, os dentes de alho com casca e jogue o vinho e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e mexa bastante para espalhar. Leve ao forno médio, coberto com papel alumínio, por 1:30h. Depois tire o papel alumínio e deixe por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar, sempre jogando o molho por cima do frango, para hidratar. Quando estiver dourado, sirva.

……………………………………………………

Frango_Nigella_RangodoDia3

Receita de Frango com Molho de Vinho Branco e Limão Siciliano

Domingo acordei cedo e fui à feira, programa que eu amo. Só que toda vez que vou à feira, passo na livraria, que é do lado e acabei comprando o novo livro de Carla Pernambuco, o Las Chicas. Bem bonitinho. E na feira comprei os ingredientes para testar uma das receitas: frango supreme com tomilho, vinho branco e limão siciliano.

FrangoMolhoLimao_Rango-do-Dia

Adaptei um pouco a receita, acrescentei uns ingredientes, tirei outros, e mudei as quantidades, porque eu ia comer sozinha – mas vou postar a quantidade para 6 pessoas.

FrangoMolhoLimao_Rango-do-Dia2

FrangoMolhoLimao_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de Frango com Tomilho, Vinho Branco e Limão Siciliano

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 peitos de frango sem osso
Sal e pimenta do reino
1 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de azeite
Raspas e sucos de 2 limões sicilianos
3 galhos de tomilhos desfolhados
1 xícara de creme de leite fresco

Modo de fazer
Tempere o frango com sal e pimenta e corte em tirinhas. Em um saco plástico, coloque o vinho, o azeite, as raspas e suco do limão e o tomilho. Junte o frango e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro (eu deixei por 4 horas, pois fiz pro almoço). Retire do saco plástico, reserve a marinada, e grelhe o frango em uma frigideira antiaderente com azeite, em fogo médio, até dourar bem. Leve a marinada reservada ao fogo, acrescente o creme de leite, e deixe reduzir até a metade. Acerte o sal e pimenta. E sirva o frango com o molho.

……………………………………………………

FrangoMolhoLimao_Rango-do-Dia4

Receita de Frango Assado Glaceado

Eu tenho várias revistas de culinária americanas, aí em novembro choveu receitas diferentes de peru, porque eles fazem pro jantar de Ação de Graças (Thanksgiving). Eu não gosto muito de peru, mas fiquei tentada a experimentar as receitas em frango. E foi o que eu fiz hoje, essa era uma receita de peru glaceado com mel, e eu fiz de frango glaceado com mel. Ficou muito gostoso! Amei!

FrangoGlaceado_RangodoDia

Na verdade não é difícil de fazer, mas é trabalhoso. Demora no forno, tem que sempre regar para o frango não ressecar.

FrangoGlaceado_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Frango Assado Glaceado no Mel

Ingredientes
1 frango inteiro
100g de manteiga sem sal, amolecida
Sal grosso e pimenta moída na hora
1/2 limão siciliano
1/2 cebola
1 dente de alho espremido
1 1/2 xícaras de caldo de galinha
1 1/2 xícaras de mel
1/2 xícara de creme de leite fresco

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 220 graus. Passe um papel toalha no frango para secar. Transfira para uma grelha definida em uma assadeira grande. Preencha cavidade do corpo com 6 xícaras de recheio. Preencha a cavidade com o limão e a cebola. Amarre com barbante de cozinha as pernas. Esfregue o frango com manteiga, o alho e tempere generosamente com sal e pimenta. Despeje o caldo na assadeira com o frango e leve ao forno por 30 minutos. Reduza a temperatura do forno a 200 graus; asse mais 30 minutos. Pincele sempre o frango com o caldo da assadeira para não ressecar. Cubra com papel alumínio e asse 45 minutos mais. Se líquido evaporar, acrescente 1 a 2 copos de água para panela.

Enquanto isso, leve o mel para ferver em uma panela pequena. Reduza o fogo e cozinhe até que o mel reduza um pouco. Depois de tire o papel alumínio, regue o frango com o caldo e pincele o mel nele. Asse descoberto por mais 20 minutos, e pincele novamente com o mel. Quando estiver dourado, retire do forno e transfira para um prato. Use o caldo da assadeira e misture com um pouco de creme de leite e sirva junto com o frango.

……………………………………………………

FrangoGlaceado_RangodoDia3

Receita de Frango Assado com Molho de Estragão

Eu nunca tinha feito frango assado na minha vida! Mas na busca de desafios, experimentei fazer esse. Fiquei super orgulhosa, porque ficou maravilhoso. Sério, essa receita é uma delícia e o limão siciliano faz toda diferença. O molho cremoso é super saboroso, e se você não tiver estragão em casa, dá pra fazer com salsinha e fica tão gostoso quanto. O que importa é que, se você odiar presunto e peru como eu, essa é uma sugestão diferente e deliciosa para o Natal. E é também uma ótima ideia para fazer nos fins de semana com família e amigos.

O tempo de forno pode variar, dependendo do seu fogão. Na receita original eu li que levava 1:30h no total, mas pra mim demorou mais que 2h. Ou seja, o feeling é importante e o frango tem que estar douradinho.

……………………………………………………

Receita de Frango Assado com Molho de Estragão

Para 4 ou 6 pessoas

Ingredientes
1 frango inteiro (sem as partes internas)
1 cebola
1 limão siciliano
1 maço de estragão (ou salsinha)
1 colher de sopa de manteiga
750g de batata bolinha
1 colher de sopa de azeite de oliva
250g de aspargos ou vagens
1/2 xícara de vinho branco seco
2/3 xícara de creme de leite fresco
1 1/4 xícara de caldo de frango
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte o limão e a cebola na meio. Coloque dentro do frango a metade do limão, da cebola e um pouco do estragão (ou salsinha). Amarre a perna do frango com barbante. Passe a manteiga no frango inteiro e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, adicione as batatas na assadeira com uma colher de azeite e volte ao forno por mais 40 minutos.

Quando o frango estiver dourado e cozido (o meu levou 1:30h) e as batatas estiverem macias, transfira tudo para um prato grande e deixe no forno desligado, com a porta semi-aberta, para manter o frango aquecido. Enquanto o frango descansa, faça o molho usando a assadeira que usamos para fazer o frango. Tire dela o excesso de gordura do frango, coloque em fogo baixo, adicione o vinho e deixe ferver por 1 minuto. Adicione o creme de leite fresco e o caldo de frango. Adicione os aspargos ao creme e deixe ferver até ficarem macios. Grosseiramente, corte o restante do estragão (ou salsinha) e misture ao molho. Tempere com sal e pimenta e esprema a metade do limão siciliano que sobrou.

Sirva o frango com o molho cremoso e as batatas.

……………………………………………………

Receita de Coxinha de Galinha Crocante e fim de Avenida Brasil

Gente, o mundo parou pra ver o fim da Avenida Brasil, né? Meus amigos inventaram uma festa muuuito legal para assistirmos o último capítulo da novela: Festa do Divino! Fomos todos fantasiados e levamos comidinhas do Divino. Eu aprendi a fazer Coxinha de Galinha só pra levar pra essa festa! E fui fantasiada de Zezé! Todo mundo queria que eu fosse de Nina, mas eu achei que ir de Zezé ia ser mais engraçado e mais desafiador, rs. Então eu corri atrás da fantasia e da receita de coxinha e lá fui eu!

O bom é que, segundo meus amigos, a coxinha ficou maravilhosa! Fiz questão de fazer uma massa bem fininha, porque eu detesto coxinha massuda. Aí acabou que ficou fina demais, mas foi exatamente isso que fez o maior sucesso, ficou mega crocante… Eu fiquei super feliz que deu certo.

 

……………………………………………………

Receita de Coxinha de Galinha

Rende 50 coxinhas pequenas

Ingredientes para massa
2 litros de água
1 kg de farinha de trigo
2 caldos de galinha (eu usei natural)
1 colher de margarina
1 colher rasa de sal

Ingredientes para o recheio
1 kg de peito de frango cozido e desfiado
2 cebolas médias picadas
1 xícara de salsinha picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates picados
1 pitada de páprica doce ou picante
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva

Ingredientes para empanar
2 claras
2 xícaras de água
1 pitada de sal
500g de farinha de pão

Modo de fazer

Massa
Em uma panela junte dois litros de água (de preferência a água que cozinhou o frango), dois caldos de galinha, uma colher de margarina e uma colher rasa de sal. Deixe a mistura no fogo até ferver. Após levantar fervura, junte a farinha e com o auxílio de uma colher de pau vá mexendo sem parar até que a massa desgrude da panela. Fica super pesada a massa, mas força que você consegue. Retire do fogo e coloque sobre uma superfície lisa e untada de manteiga Deixe esfriar, e vá sovando constantemente para que a massa não crie casca. Reserve.

Recheio
Em uma panela com azeite coloque a cebola picada, refogue e depois acrescente o alho amassado e frite tudo até dourar, junte o peito de frango cozido e desfiado, o sal, a pimenta do reino e refogue por alguns minutos. Acrescente o tomate, a salsinha e a páprica aos poucos. Desligue o fogo e deixe esfriar

Montagem
Com as mãos untadas de manteiga, pegue uma porção da massa (dependendo qual seja o tamanho que você quer fazer cada coxinha), faça uma bolinha e com o auxílio do dedo indicador faça uma cavidade na massa – foi nessa parte que eu fiz fininha (mas cuidado pra ela não ficar muito fina e desmanchar quando fritar). Coloque uma porção do recheio e feche a boca da cavidade.

Para empanar
Misture a água, as claras e o sal. Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tire o excesso e passe pela farinha pão.

Para fritar
Em uma panela funda, coloque óleo suficiente para cobrir a coxinha, deixe esquentar bem (190º a 200º graus) e frite as coxinhas aos poucos para que o óleo não esfrie, o que pode fazer com que as coxinhas venham a rachar. Espere ficar dourar bem, retire, escorra e aproveite!

……………………………………………………

Agora, quanto a minha fantasia, me achem aí, rs. Eu cheguei toda arrumadinha, mas depois arranquei a peruca que estava coçando minha cabeça, rsrsrs. A festa foi o máximo! Me diverti demais!