Jantar do Rango em NY

Eu fui pra NY no Carnaval com meu marido. Primeiras férias depois dos filhotes! Foi uma delícia, curtimos muito. Escolhemos alugar um apartamento, ao invés de ficar em hotel, pra termos cozinha e clima novaiorquino, rsrsrsrs. E o apartamento era uma delícia, super pequeno como a maioria por lá, mas muito charmoso e muito bem localizado no Soho.

Um dia fomos no Eataly (200 5th Ave, NYC) e ficamos loucooos com tantas delícias. Pra começar, não posso deixar de recomendar o presunto cru de lá. Sério. Derrete na boca. Nunca tinha provado algo assim antes. Aí começamos a pegar uma série de legumes e escolhemos uma massa fresca (ravioli recheado de alcachofra), queijos para fazer um molho e uma linguiça. Tudo assim mesmo, meio que descombinando mesmo, pegamos o que nos dava fome.JantarNYC_RangodoDia2

 

Fizemos a receita assim: todos os legumes foram cortados e assados no forno, colocamos numa assadeira com sal, pimenta do reino, dentes de alho inteiros e alecrim. Na mesma assadeira colocamos a linguiça.JantarNYC_RangodoDia3

A massa já estava pronta, então só preparamos o molho. Mais ou menos como esse aqui, de queijos, mas com os que escolhemos na loja.JantarNYC_RangodoDia4

E pronto, ficou uma delícia… Não sei se era a fome, a diversão de cozinhar em NY, mas não sobrou nada pra contar histórias. Só as fotos : )

JantarNYC_RangodoDia_1

Receita de Torta de brócolis, alho poró e gorgonzola

Há milênios eu comprei um livro na Amazon de Ottolenghi, um restaurante que fui em Londres com Maria Paula, minha amiga e sócia na Casa das Três. Nada do livro chegar, já estava desanimada até que eis que o tão esperado chega na minha casa! Fiquei tãooo feliz. Mais feliz ainda quando fui folheando as páginas e vendo receitas maravilhosas, uma melhor que a outra!

Olhe que é um livro vegetariano e de vegetariana eu não tenho nada! Amo carne, peixes e frutos do mar, e odeio salada. Mas esse livro é especial, ele tem receitas maravilhosas sem ter o perfil natureba chato. São comidas maravilhosas e cheias de sabor, como essa torta de brócolis e gorgonzola que eu escolhi para estrear!

O que eu tive mais diculdade de fazer na receita foi a massa… Não sei se não está clara a explicação ou eu que não entendi direito. Mas é difícil forrar a assadeira embaixo, dos lados e em cima… Ai meu deus, achei que tinha perdido tudo, mas consegui um jeitinho e fui grudando essas partes com a mão, apertando cada parte para que tudo estivesse devidamente coberto. Acho que é falta de experiência mesmo, porque nunca fiz uma torta desse tipo.

Ainda mais que tinha um “baking beans” que eu nunca tinha ouvido falar, mas descobri que são umas bolinhas pesadas que servem pra você já ir moldando a massa na forma quando leva ao forno. Mas eu fiz sem isso e deu certo, não desista! : )

……………………………………………………
Receita Torta de brócolis, alho poró e gorgonzola

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
1 pacote de massa folhada
1 brócolis, cortado em árvorezinhas
1 colher de sopa de manteiga
2 alhos-poró em rodelas finas
2/3 xícara de creme de leite fresco
Punhado de folhas de estragão fresco picado
1 1/2 colheres de sopa de mostarda em grão
sal marinho
pimenta do reino
100g de gorgonzola
1 ovo levemente batido

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte levemente uma forma de torta, aquelas de fundo falso são perfeitas.
Estenda dois terços da massa em um círculo que seja grande o suficiente para forrar a base da forma. Fure a base de massa toda com um garfo, depois forre com papel manteiga e encha com grãos de cozimento (o tal baking beans, eu fiz sem isso mesmo). Asse por cerca de 15 minutos, em seguida, remova os baking beans e o papel manteiga e leve ao forno por mais 5 minutos. Deixe esfriar.
Enquanto isso, prepare o recheio. Leve uma panela de tamanho médio com água ao forno até ferver, acrescente o brócolis e deixe cozinhar por cerca de dois minutos, até ficar macio. Escorra, jogue imediatamente em água fria, depois escorra novamente e deixe secar.
Derreta a manteiga em uma frigideira sobre fogo brando, adicione o alho-poró e refogue até ficar macio, mas sem dourar – cerca de 10 minutos. Adicione o creme de leite, o estragão, mostarda, sal e pimenta. Misture tudo e retire do fogo. Prove e ajuste o tempero se necessário.
Espalhe a mistura alho-poró sobre a base do torta, depois os brócolis. Esmigalhe o gorgonzola e espalhe por cima dos brócolis.
Abra a massa restante para formar uma tampa pressionando firmemente em torno das bordas para juntar a tampa com a base (essa parte que eu tive dificuldade, mas dá certo).
Pincele a tampa com o ovo batido, pique em poucos lugares com um garfo para permitir que o vapor escape, e asse no forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.
Retire do forno e deixe repousar por alguns minutos antes de servir.
……………………………………………………

Recebendo os amigos em casa II

Hoje é dia de receber os amigos em casa, delícia! Nos inspiramos no Mani pra fazer as guloseimas, rs. Adaptamos ao nosso jeito, mas ficou bem gostoso, acho que o pessoal curtiu. Fizemos batata bolinha com molho de queijo e chips de batata com rosbife. Nos divertimos muito, falamos besteira, bebemos vinho e comemos muuuuito, rs.

……………………………………………………
Receita Batata Bolinha com Molho Gorgonzola

Ingredientes
20 a 25 batatas bolinha
Azeite
Sal
Pimenta
200g queijo gorgonzola
150ml creme de leite fresco

Modo de Fazer
Leve as batatas lavadas ao forno numa assadeira e deixe por 30 minutos, depois tire do forno, jogue azeite, sal e pimenta nas batatas e mexa a assadeira para espalhar por todas, e deixe mais 10 minutos no forno. Enquanto a batata está no forno, faça o creme de queijo. Numa panela, coloque o queijo gorgonzola em pedaços com o creme de leite e leve ao fogo baixo até virar um creme homogêneo.
Na hora de servir, coloque as batatas num prato com palitos de churrasco e o molho num pote ao lado.
……………………………………………………  

Para o rosbife, eu usei a receita de Jamie Oliver que fiz outro dia. E o resto foi com Paulo!

Ficou uma delícia, super diferente, não dá pra comer só um. 

……………………………………………………
Receita Chips de batata com rosbife

10 pessoas

Ingredientes

Rosbife a receita completa aqui – mas faça metade apenas. 
3 batatas
Mostarda dijon

Modo de Fazer

Depois de preparar o rosbife, corte em fatias bem fininhas. A batata deve ser frita em chips bem finos também, deixando bem crocante. É importante fritar aos poucos em fogo bem alto para que elas não grudem. Na hora de servir, coloque um pouco de mostarda dijon e uma fatia de rosbife em cima de cada batata. É uma delícia!
……………………………………………………
 

E como hoje é dia dos amigos em casa, segue a foto da galera! Foi uma noite maravilhosa!

Receita de Nhoque de Semolina

Cheguei em casa e não tinha nada pra jantar. Como estava inspirada pra cozinhar, abri o armário e vi a semolina que comprei há um tempo e nunca fiz o tal do nhoque que aprendi na aula da minha querida teacher Flavia Carnicelli. Pronto! É hoje! Lá fui eu!

Consegui fazer bonito igual a receita que Flavinha ensinou, fiquei super orgulhosa e acho que ela vai ficar também quando der uma olhada!
Esse nhoque pode ser feito com variações de molhos. Eu aprendi já com molho gorgonzola, molho de parmesão, mas hoje eu improvisei e fiz com os queijos que tinham na minha casa: gorgonzola e cheddar. Ficou uma delícia! Mas a massa por si só já é bem saborosa.

Eu comecei pela massa, que precisa descansar um pouco na geladeira. Depois fiz o molho e a farofinha de pão com alho.

……………………………………………………
Receita do Nhoque de Semolina
Serve 4 pessoas

Ingredientes

1 litro de leite
1 1/2 xícara de semolina fina
80g de manteiga
2 gemas
200g de parmesão ralado
sal
pimenta

Modo de Fazer 
Coloque numa panela e leve ao fogo o leite, a manteiga, as gemas, sal, pimenta e a semolina. Vá mexendo até começar a desgrudar da panela. Acrescente o queijo parmesão ralado. Coloque em assadeira e deixe bem lisinha a massa. Deixe esfriar um pouco na geladeira. Corte rodelas com um copo ou cortador. Coloque em travessa individual e leve ao forno pré-aquecido a 200C com o molho por 10 minutos. 

……………………………………………………

O molho é muito fácil de fazer!

……………………………………………………
Receita do Molho de Gorgonzola

Ingredientes
200 g de gorgonzola (no caso, eu misturei os queijos que tinha na minha geladeira (vide foto) sempre funciona)
500 g de creme de leite fresco
50 ml de vinho branco seco
sal

Modo de Fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela e vá mexendo até o queijo dissolver por inteiro.
……………………………………………………

Recebendo os amigos em casa

Sábado é dia de curtir. Como eu sou muito casa cheia (e tenho preguiça de ir pra rua) sempre agito eventos na minha casa! Hoje eu não fiz jantar, só uns belisquetes gostosinhos.

Comecei pela Bruschetta de Gorgonzola com Cebola Caramelada (que aprendi com meu amigo Hugo Aranha).

É super fácil de fazer, mas eu não tenho as quantidades exatas porque faço de cabeça. Vou tentar!
……………………………………………………
Receita Bruschetta
Ingredientes
300g Queijo Gorgonzola (eu compro Polenghi porque não deixa o molho verde!)
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 cebola pequena
3 colheres de manteiga
3 colheres de açúcar mascavo
1 colher de vinagre de framboesa
Pão Italiano
Modo de Fazer
Corte a cebola em fatias finas. Derreta a manteiga e acrescente a cebola, quando ficar transparente coloque o vinagre e o açúcar mascavo. Mexa mais um pouco e reserve.
Coloque o queijo em pedaços numa panela com o creme de leite em fogo baixo, assim que ficar homogêneo está pronto (deve ficar cremoso, então se tiver muito aguado, deixe no fogo até engrossar). Coloque o pão italiano no forno para esquentar e sirva com o creme e a cebola em cima.
……………………………………………………
 
Fiz também um Espetinho de Mussarela de Búfala com Tomatinho com molho Pesto.
Ficou assim:
……………………………………………………
Receita Pesto
Ingredientes
2 dentes de alho descascados
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de folhas de manjericão, fresco
3 colheres de chá de pinoli (como eu não tinha em casa, fiz sem e deu certo assim!)
100 g de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de chá de azeite
Pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer 
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar uma pasta homogênea.
Para fazer o espetinho, intercale a mussarela de búfala (se for pequena, coloque inteira, se for grande, corte em quadradinhos) e tomate cereja. Passe o pesto em cima. 
……………………………………………………
 
Outra opção é, ao invés dos espetinhos, servir a mussarela num prato com tomates cortados em quadradinhos (sem casca, sem semente), molho pesto e torradinhas!
E agora uma foto da turma que comeu tudo isso, na frente da lareira, tomando um vinhozinho!