Receita de Limonada Refrescante de Limão Siciliano

 

Essa foi a limonada que eu fiz no chá de bebês. Na verdade, eu nem achei que o pessoal ia beber, fiz mais pra mim que não posso beber bebida alcoólica. Mas foi um sucesso tão grande que repetimos a receita várias vezes! E ficou super charmosa servida nas garrafinhas individuais (veja aqui as fotos!).

Limonada_RangodoDia

É super refrescante, e pode ficar ainda mais legal se você usar frutas para misturar ou até ervas, como manjericão ou hortelã. Eu gosto dela pura mesmo, e acho o limão siciliano bem mais leve e gostoso que o limão comum.

Limonada_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Limonada de Limão Siciliano
Rende 6 copos

Ingredientes
1 xícara de suco de limão siciliano espremido (4 – 5 limões)
2 xícaras de xarope simples (receita abaixo)
3 xícaras de água
Gelo

Modo de fazer
Misture o suco de limão, xarope simples, água e gelo juntos em uma jarra e servir.

Ingredientes xarope simples 
1 xícara de açúcar cristal
2 xícaras de água

Modo de fazer
Misture em uma panela e leve para ferver. Deixe esfriar e transfira para uma garrafa. Espere esfriar até que esteja pronto para uso.

……………………………………………………

Limonada_RangodoDia3

Receita de Salada de Salmão com Batatas de Jamie Oliver

A primeira vez que eu vi essa receita, fiquei com água na boca. Foi na foto de uma amigona minha, Ana Pinel. Ela me disse de onde tirou e imediatamente comprei o livro. Os ingredientes combinam muito: salmão defumado, batata, sour cream…

SaladaSalmao_RangodoDia

E assim eu fiquei viciada nessa “salada” de salmão com batatas, que não é bem uma salada, né? Mas se Jamie Oliver chama assim, quem sou eu pra não chamar, rs… E segundo ele, o segredo para uma boa salada de batatas é temperá-la ainda quente, pois assim ela irá absorver todos os sabores com mais eficiência.

SaladaSalmao_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Salada de Salmão com Batatas

Para 2 a 3 pessoas

Ingredientes
500g de batata bolinha
1 prato de salmão defumado
Molho para as batatas
Raspas de 1/2 limão siciliano
Suco de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de alcaparras
1 colher de chá de vinagre
Azeite (coloque pelo menos o dobro da quantidade que colocou de suco de limão)
Dill
Sour Cream
250ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de raiz forte
Sal
Modo de fazer

Ferva uma panela com água e sal e cozinhe as batatas até que estejam macias, mas sem deixar desmanchar. Se cozinhar muito elas desmancham na hora de misturar com o molho.

Em uma saladeira grande coloque todos os ingredientes do molho das batatas e misture bem. Escorra as batatas e junte ao molho ainda quente e misture bem até envolver todas as batatas.

Faça o sour cream, batendo numa batedeira o creme de leite fresco junto com o limão, sal e raiz forte até ficar com consistência de chantilly.

Distribua o salmão em um prato ou travessa, arrume as batatas por cima, regue com o sour cream e sirva.

……………………………………………………

SaladaSalmao_RangodoDia3

Receita de Frango com Limão Siciliano de Nigella

Eu adoro Nigella e outro dia estava assistindo tv e acompanhando uma de suas receitas, Frango Assado com Limão Siciliano. Comprei os ingredientes e fiz no mesmo dia. A receita era super fácil.

Frango_Nigella_RangodoDia

Mas confesso que fiquei um pouco decepcionada. Ao ver na tv me pareceu delicioso e tinha tudo pra dar certo. Mas quando fiz, achei que o limão deixou um gosto um pouco amargo no frango. Não sei se porque eu coloquei limão demais, pode ter sido isso… Por isso acabei reduzindo a quantidade na receita abaixo. Espero que assim funcione : )

Frango_Nigella_RangodoDia2

Outra opção, é tirar a casca do limão, acho que é isso que deixa meio amargo, né? Aceito sugestões e dicas!

……………………………………………………

Receita de Frango com Limão Siciliano de Nigella

Ingredientes
1kg de peito de frango sem pele
1kg de coxa e sobrecoxa sem pele
2 limões sicilianos
1 xícara de chá de vinho branco seco
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
1 cabeça de alho
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer
Corte cada limão em 8 pedaços. Espalhe o frango numa assadeira, coloque em cima os pedaços dos limões, os dentes de alho com casca e jogue o vinho e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e mexa bastante para espalhar. Leve ao forno médio, coberto com papel alumínio, por 1:30h. Depois tire o papel alumínio e deixe por mais ou menos 40 minutos, ou até dourar, sempre jogando o molho por cima do frango, para hidratar. Quando estiver dourado, sirva.

……………………………………………………

Frango_Nigella_RangodoDia3

Receita de Peixe no Tucupi com Jambu

Antes do Natal, marcamos um jantar com Robério Braga, nosso amigo e primo de Duca, minha cunhada, para ele preparar a receita de Filhote no Tucupi com Jambu. Foi um sucesso absoluto. Uma delícia, parece uma moqueca, mas é ainda mais saboroso. E o jambu, que eu nunca tinha provado antes, é muito estranho! Dá uma dormência engraçada na boca se você come a florzinha totalmente crua, mas no jantar (depois de ferver um pouco) o efeito fica mais leve e delicioso.

PeixeTucupi_Rango-do-Dia

Aí no nosso carnaval, o Carnalaje, nos atrevemos a fazer! Fizemos um mutirão na montagem dos pratos e deu muito certo! Parece complicado, mas é fácil e muuuito gostoso! Recomendo demais, experimente.

PeixeTucupi_Rango-do-Dia2

Esses acima são os ingredientes! Abaixo, veja como fazer, muito fácil!

PeixeTucupi_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita da Peixe no Tucupi com Jambu

Ingredientes
1kg de filhote (filé)
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
5 ovos cozidos
2 litros de tucupi
1 maço de jambu
2 cebolas picadas
2 tomates em rodelas
2 dentes de alhos picados
Coentro picado
1 limão siciliano

Modo de fazer
Ferva as folhas e flores do jambu por 1 a 2 minutos (não pode ser muito senão perde o poder de adormecer a língua). Tempere o peixe com o alho, sal e pimenta e corte em 5 filés altos. Coloque uma frigideira com azeite no fogo alto e ponha os filés de peixe, pingue o limão por cima e grelhe rapidamente dos dois lados, para ficar cru por dentro. Em outra frigideira maior, refogue a cebola com os pimentões. Acrescente o peixe e o tucupi e cubra com o tomate e o coentro. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos, em fogo baixo. Na hora de servir, coloque em um prato fundo o peixe, o molho, o ovo cozido e cubra com o jambu. De acompanhamento, faça arroz e farofa.

……………………………………………………

PeixeTucupi_Rango-do-Dia4

Todo mundo montando os pratos! Duda, Paulo e Érica com a mão na massa! : )