Jantar do Rango em NY

Eu fui pra NY no Carnaval com meu marido. Primeiras férias depois dos filhotes! Foi uma delícia, curtimos muito. Escolhemos alugar um apartamento, ao invés de ficar em hotel, pra termos cozinha e clima novaiorquino, rsrsrsrs. E o apartamento era uma delícia, super pequeno como a maioria por lá, mas muito charmoso e muito bem localizado no Soho.

Um dia fomos no Eataly (200 5th Ave, NYC) e ficamos loucooos com tantas delícias. Pra começar, não posso deixar de recomendar o presunto cru de lá. Sério. Derrete na boca. Nunca tinha provado algo assim antes. Aí começamos a pegar uma série de legumes e escolhemos uma massa fresca (ravioli recheado de alcachofra), queijos para fazer um molho e uma linguiça. Tudo assim mesmo, meio que descombinando mesmo, pegamos o que nos dava fome.JantarNYC_RangodoDia2

 

Fizemos a receita assim: todos os legumes foram cortados e assados no forno, colocamos numa assadeira com sal, pimenta do reino, dentes de alho inteiros e alecrim. Na mesma assadeira colocamos a linguiça.JantarNYC_RangodoDia3

A massa já estava pronta, então só preparamos o molho. Mais ou menos como esse aqui, de queijos, mas com os que escolhemos na loja.JantarNYC_RangodoDia4

E pronto, ficou uma delícia… Não sei se era a fome, a diversão de cozinhar em NY, mas não sobrou nada pra contar histórias. Só as fotos : )

JantarNYC_RangodoDia_1

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Eu aprendi essa receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes em mais uma aulinha com Flávia Carnicelli. É uma delícia! Esse molho de alho poró é delicioso, e os cogumelos crocantes então… São maravilhosos!

Medalhoes_Rango-do-Dia

É ótimo para fazer para os amigos. Você pode fazer o espaguete de abobrinha com manteiga e sálvia como acompanhamento. Aí fica perfeito!

Medalhoes_Rango-do-Dia2

Os cogumelos crocantes, assados no forno, ficam parecendo bacon! Só que muito mais saudáveis. Uma delícia.

Medalhoes_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
500 ml de creme de leite fresco
100 ml de vinho branco seco
1 cebola picada
2 alho-poró fatiados
2 bandejas de cogumelos shiitaki ou shiimeji ou os dois
Azeite de oliva

Modo de fazer
Pegue uma frigideira grande, aqueça o azeite, quando estiver bem quente, coloque os medalhões e doure por 2- 3 minutos cada lado. Retire da frigideira e reserve. Sem desligar o fogo, coloque na mesma frigideira a cebola, doure um pouco, depois o alho-poró, e doure, logo o vinho branco e deixe reduzir por 5 minutos, acrescente sal, pimenta do reino e o creme de leite fresco. Mexa até engrossar. Com um mixer, bata o creme na panela até virar um creme (pode ser no liquidificador, caso não tenha mixer). Reserve.

Em uma assadeira, coloque os cogumelos fatiados com um pouco de azeite e sal e ponha em forno baixo e asse até ficarem crocantes. Enquanto eles estão no forno, abra algumas vezes e mexa na assadeira para desgrudar do fundo.

Hora de servir
Deixe o forno pré-aquecido e coloque os medalhões em uma assadeira no forno. Aqueça rapidamente o molho de alho-poró. Tire do forno os medalhões e coloque no prato de servir. Jogue o molho por cima e depois muitos cogumelos crocantes.

……………………………………………………

Medalhoes_Rango-do-Dia4

Receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Balsâmico e Vinho do Porto

Essa receita de Filé Mignon com Molho Balsâmico e Vinho do Porto eu aprendi beeem antes das aulas de culinária e foi a primeira que eu fiz para o meu super exigente marido, na época, meu namorado. Ele amou! Então foi a primeira que eu arrisquei a cozinhar para os meus sogros, que eu não sabia, mas também eram super exigentes! Ufa, passei no teste!

FileMignon_RangodoDia

Não é difícil de fazer e o sabor é maravilhoooso! Espero que vocês gostem e possam fazer para o Dia dos Namorados, ou qualquer outro dia. É só escolher um acompanhamento delícia, tem várias opções aqui. Pode ser esse, ou esse, ou esse, ou esse… Ou qualquer outro que você escolher!

FileMignon_RangodoDia2

Como é dia dos namorados, vale caprichar na mesa, né?

Essa receita é para 6 pessoas, mas aí é só você reduzir proporcionalmente se for fazer para 2.

FileMignon_RangodoDia3

……………………………………………………
Receita de Medalhão de Filé Mignon com Molho Balsâmico
e Vinho do Porto

Para 6 pessoas

Ingredientes
1200g de coração de filé mignon, cortados em 6 medalhões de 200g cada
Sal a gosto
Azeite de Oliva

Ingredientes Molho
2 xícaras de vinho do Porto
1 cebola roxa picada
1/2 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de chá de manteiga gelada
Sal
Pimenta branca moída
1 xícara de aceto balsâmico
1 1/2 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Coloque a cebola, o vinho e o aceto em uma panela e deixe reduzir até 2/3. Junte o caldo de carne e o extrato de tomate e deixe ferver até ficar cremoso. Acrescente o açúcar para tirar a acidez. Tempere com sal e pimenta. Junte a manteiga gelada, mexendo sempre, até que ela dissova e incorpore bem, não deixando o molho ferver. Retire do fogo e reserve.
Tempere o filé com sal e azeite e grelhe. Sirva com o molho bem quente.

……………………………………………………

FileMignon_RangodoDia4

Receita de bolinhos de risoto com pesto e mozzarella

Andei meio sumida, né? Mas eu voltei… Vou tentar manter o ritmo, mas se eu demorar, já tem tantas receitas aqui no blog que vale a pena revisar as mais antigas que você vai acabar redescobrindo delícias maravilhosas! A receita de hoje é Bolinho de Risoto com Pesto e Mozzarella, o nome oficial é Arancini de Pesto e Mozzarela, mas achei que nem todo mundo podia entender o que era, então simplifiquei. Eu mesma não saberia, rsrsrs.

Arancini_Mozzarela_RangodoDia

Essa eu também aprendi com minha mestra querida Flávia Carnicelli. É ótima para receber os amigos em casa, e se você tiver criatividade, dá pra variar os recheios.

Para fazer esse bolinho, você precisa de um risoto pronto (só o arroz mesmo), você pode seguir essa receita aqui (mas sem chegar a terminar, é só a parte do arroz).

Arancini_Mozzarela_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Arancinis de pesto e mozzarella

Ingredientes
3 xícaras de sobras de risoto (se você não tiver sobras, faça essa receita aqui, só a parte do arroz)
1 xícara de pesto (receita aqui)
300 g de mozzarella em pedacinhos
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos batidos com garfo
2 xícaras de panko
Óleo de girassol para fritar ou óleo de amendoim
Molho de tomate pronto

Modo de fazer
Coloque o risoto de um bowl grande e misture o pesto. Depois faça bolinhas de risoto em volta do queijo. Aperte para ficar bem firme. Coloque no freezer por 30 minutos. Enquanto isso, arrume em pratos separados a farinha, o ovo e o panko e coloque o óleo em uma panela em em fogo baixo para esquentar. Arrume em assadeira algumas folhas de papel toalha. Então passe as bolinhas pela farinha de trigo, tire o excesso, depois no ovo e por último no panko. E coloque com cuidado na panela para fritar. Tire quando estiver dourado e coloque no papel toalha para secar. Sirva com molho de tomate.

……………………………………………………

Arancini_Mozzarela_RangodoDia3

Receita de Croque Monsieur

Essa receita de hoje, o Croque Monsieur, nada mais é que um sanduíche de queijo e presunto sofisticado. Tem um creme que deixa o sanduíche molhadinho e o brioche, ao invés de um pão de forma, faz toda a diferença. Fica uma delícia.

Croque_Rango_do_Dia

É ótimo para os dias que estamos com preguiça de jantar ou então pra tomar um café da manhã mais tarde, eu adoro. E existe a versão Croque Madame, que tem um ovo frito em cima – eu acho ainda mais gostoso!

Croque_Rango_do_Dia2

Croque_Rango_do_Dia3

……………………………………………………

Receita de Croque Monsieur

Rende 4 sanduíches

Ingredientes
8 fatias de brioche (ou pão de forma comum)
4 ovos
1 copo de creme de leite fresco
Queijo ralado tipo gruyère ou emmental
4 fatias de presunto cozido ou presunto de parma
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz moscada

Modo de fazer
Misture os ovos e o creme de leite, numa panela e leve a fogo baixo até formar um creme, adicione 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e noz moscada.
Com uma concha, espalhe o creme sobre as fatias de pão, para que o miolo absorva o líquido. Espalhe uma porção generosa de queijo ralado e coloque 1 fatia de presunto, cobrindo toda a superfície do pão. Feche o sanduíche e despeje o restante do creme, cobrindo tudo com mais uma porção de queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC e retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.
Se quiser, para acompanhar o croque, sirva uma salada de folhas verdes, regada com um bom vinagre, azeite e um pouco de sal e pimenta-do-reino.

……………………………………………………

Croque_Rango_do_Dia4