Receita de Balas de Caramelos com Flor de Sal

Hoje já é Natal! Eu desejo para todos uma ótima noite com suas famílias e amigos e muita comida gostosa (seja qual for a comida, rs).

BaladeCaramelo_rangododia3

Na viagem da França eu comi muuuuitos caramelos, nem sabia que eram especialidade de lá. Que delícia! Como achei deliciosos e tão bonitos, aprendi uma receita francesa e estou fazendo para dar também de Natal para a minha família e amigos.

BaladeCaramelo_rangododia5

O mais importante nessa receita é ter um termômetro, pois é ele que determina o ponto certo do caramelo para não ficar muito duro nem muito mole.

BaladeCaramelo_rangododia2

……………………………………………………

Receita de Bala de Caramelo com Flor de Sal

Ingredientes
2 xícaras de açúcar
1 xícara de karo
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de manteiga cortada em quadrados
1 colher de chá de baunilha (eu usei natural)
1 colher de chá de flor de sal

Modo de fazer
Unte uma assadeira pequena com óleo e cubra com papel manteiga e unte com óleo também.
Em uma panela grande, misture o açúcar, o karo, o creme de leite fresco e manteiga. Mexa até o açúcar dissolver, depois disso, deixe a mistura em fogo baixo com o termômetro de doces. Quando a temperatura chegar a 120 º C, retire imediatamente a panela do fogo e mexa bastante. Nessa hora você acrescenta a baunilha e a flor de sal. Transfira a mistura para a forma preparada e deixe a mistura esfriar completamente, aproximadamente 4 horas ou mais. Quando resfriado cortar o caramelo em quadrados pequenos e envolvê-los em papel manteiga ou celofane para guardar. Para dar de presente, é só colocar em embalagens, como caixinhas ou saquinhos!

……………………………………………………

BaladeCaramelo_rangododia4

Receita de Rabanada com Mascarpone e Calda de Amora

A receita de rabanada de hoje é especial! Super caprichada, se você quiser inovar neste Natal! Mas também é uma sobremesa deliciosa em qualquer época. Eu amo rabanada, ainda mais com mascarpone e calda de amora (eu não tinha amora, rsrsrs, usei uma geléia de morango e ficou uma delícia também!).

RabanadaMascarpone_rangododia

Essa receita eu aprendi com Flavinha Carnicelli e faz o maior sucesso. Espero que vocês gostem também.

RabanadaMascarpone_rangododia2

……………………………………………………

Receita de Rabanada com Mascarpone

Ingredientes
2 pães franceses amanhecidos
500ml de leite integral
50ml de água de flor de laranjeira
400g de açúcar
6 gemas de ovos batidos com um pouco de água
1 pitada de canela
100g de amoras
200g de mascarpone

Modo de fazer
Misture o leite com a água de flor de laranjeira, canela e 100g de açúcar, ferva e deixe ficar morno. Coloque em uma assadeira e disponha as fatias de pão no fundo e coloque o leite por cima. Como eu gosto das rabanadas mais sequinhas, não deixo muito molhado. Mas fica a seu critério.
Arrume ao lado os ovos, um prato com papel absorvente, uma frigideira com óleo de girassol e um prato com 100g de açúcar. Deixe o óleo esquentar. Retire as fatias de pão uma a uma do leite com uma escumadeira, deixe escorrer o leite, jogue no ovo e logo coloque na frigideira de óleo e frite por alguns minutos ou até dourar. Retire do óleo, coloque no papel absorvente e passe no açúcar (se preferir, açúcar com canela).
Coloque as amoras em uma panela pequena com 100g de açúcar e cubra com água, coloque em fogo baixo por 10 minutos, não é para desfazer como geléia.
Mascarpone: coloque em uma batedeira e comece a bater em velocidade baixa, acrescentando 100g de açúcar aos poucos. Quando estiver tudo incorporado, desligue a baterdeira. Se preferir, substitua essa parte por chantilly.
Para servir, disponha no prato as fatias de rabanada, coloque uma colher de mascarpone (ou chantilly) por cima e coloque as amoras com calda.

……………………………………………………

RabanadaMascarpone_rangododia3

Receita de Azeites Aromatizados

Esse ano eu decidi: ao invés de ficar louca comprando presentes para todo mundo, resolvi fazer os presentes! Pensei nesses azeites aromatizados que eu vi na França e também nos caramelos maravilhosos (que eu ainda vou postar aqui). Comprei as garrafinhas e pronto, é isso que minha família vai ganhar.

Azeites_Rango_do_Dia

Se você quiser fazer pra sua, ainda dá tempo! É só falar para os presenteados que para ter mais sabor, é bom deixar descansar por 15 dias antes de consumir. Fica um presente super bonito e especial, né? Presente feito por a gente tem mais valor, né?

Azeites_Rango_do_Dia2

……………………………………………………

Receita de Azeites Aromatizados

Ingredientes azeite com ervas
Azeite
Alecrim fresco
Tomilho fresco
Alho

Ingredientes azeite com pimentas
Azeite
Pimenta seca malagueta
Pimenta calabresa

Modo de fazer
Preparar o recipiente onde vamos colocar o azeite, esterilizando-o em água fervente e deixando-o secar, sobre uma folha de papel absorvente.
Quando tiver cuidado do frasco, coloque dentro as ervas previamente lavadas: raminhos de alecrim, de tomilho, e dois dentes de alho por garrafinha.
Depois, encha com o azeite. Feche bem o recipiente e deixe repousar por 15 dias, para adquirir o sabor dos ingredientes. O azeite de ervas pode ser usado para peixes e saladas.
Faça o mesmo para o azeite de pimentas, que pode ser utilizado para pizza ou carnes.

……………………………………………………

Azeites_Rango_do_Dia3

Receita de Rabanada Simples

Desde pequena eu como rabanada, mas na Bahia eu conhecia como “fatia de parida”. Nunca entendi esse nome e já até tentei justificar com “fatia de Paris”, já que é muito parecido com o french toast. Mas a realidade é que eu não sei se veio daí o nome e nem sei mesmo se é fatia de “parida”… Depois vim morar em SP e aprendi a chamar de rabanada e aprendi que é uma sobremesa natalina, mas na minha casa tinha quase todos os dias no café da manhã, alternando com banana frita e cuzcuz de milho.

Rabanada_RangodoDia

Essa receita de hoje é super simples e fácil de fazer e é uma delícia pro Natal (ou, como na minha casa, simplesmente pro café da manhã!).

Rabanada_RangodoDia2

Rabanada_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Rabanada Simples

Ingredientes
1 xícara de leite
3 ovos
4 pães franceses do dia anterior em fatias
1 xícara de açúcar
2 colheres de canela em pó

Modo de fazer
Bata com o garfo os ovos. Deixe o leite em um bowl. Esquente uma frigideira com óleo mas não deixe ficar tão quente. Passe bem as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos. Frite até dourar de ambos os lados. Passe no açúcar com canela e sirva.

……………………………………………………

Rabanada_RangodoDia4