Receita de Carnitas (para taco ou entradinha)

Eu acho que já falei aqui que AMO comida mexicana. E agora descobri como fazer as Carnitas! As deliciosas carnes usadas nos tacos, receita de Jamie Oliver.

CarnitasRangodoDia4

Na verdade, no dia que eu fiz, acabei comendo como entradinhas, com torradinhas mesmo, já que não tinha tacos. Fica bom de qualquer jeito! Espero que vocês gostem!

CarnitasRangodoDia2 CarnitasRangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Carnitas (para taco ou entradinha)

Ingredientes
1kg peito de carne
1 canela em pau
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher sopa de orégano seco
2 folhas de louro frescas
2 pimentas vermelhas
2 pimentão amarelo
2 latas de tomates pelati
400ml de caldo de carne
3-4 pimentões vermelhos, 2 sem sementes, cortados
2 cebolas roxas, finamente cortadas
Vinagre de vinho tinto
½ maço de coentro picado

Modo de fazer
Faça cortes na carne (veja foto). Bata a canela, cominho, páprica e orégano com um pilão, em seguida, esfregue nos cortes da carne. Tempere bem. Regue com um pouco de azeite e doure o peito bem em uma panela grande em fogo alto.

Coloque as folhas de louro, pimentas, tomates e o caldo de carne em outra panela grande e deixe ferver. Enquanto isso, adicione o pimentão e cebola à panela com o peito, cozinhe por 5 minutos, em seguida, transfira para a grande panela, tampe e deixe ferver por 4-4 horas e meia.

Desfie a carne usando dois garfos. Retire a folha de louro, adicione um pouco de vinagre a gosto, adicione o coentro e ajuste o tempero. Está pronto.
……………………………………………………

Se você for servir com guacamole, veja a receita aqui. E se quiser mais comidas mexicanas, é só ver aqui!

CarnitasRangodoDia

Receita de Muffin de Cream Cheese

Nossa, sério, essa receita é uma delícia. Corra agora pra cozinha pra fazer! Rs. Na minha ansiedade, acabei não tirando muitas fotos, mas não importa. Esse muffin é molhadinho por dentro e crocante por fora, é doce, mas não é enjoativo, tem um azedinho do cream cheese. É muito gostoso!

IMG_5530

Espero que vocês gostem… É bem gostoso e levinho!

IMG_5528

…………………………………………………… 

Receita de Muffin de Cream Cheese

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2/3 xícara de leite
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos grandes
250g de cream cheese em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar

Ingredientes Cobertura Crocante
1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga (temperatura ambiente)

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque as forminhas na assadeira de muffins. Misture os ingredientes secos em uma tigela grande: a farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra, coloque os molhados: leite, óleo e ovos. Junte as duas misturas, batendo na mão ou batedeira.
Em outra tigela, misture o cream cheese e 1 xícara de açúcar. Pegue metade dessa mistura e acrescente a massa do muffin. Guarde a outra metade.
Encha as forminhas com a massa até a metade e coloque uma colher com a mistura do cream cheese e açúcar e cubra com mais um pouquinho de massa de muffin.
Agora faça a cobertura crocante: misture todos os ingredientes até virar uma farofa e coloque em cima de cada muffin (antes de ir ao forno).
Asse por 25 a 30 minutos ou até que esteja dourado.

…………………………………………………… 

Olhe que lindeza : )

IMG_5529a

Receita de Casquinha de Siri

Essa receita de Casquinha de Siri é de minha prima Lica, toda vez que eu vou em Salvador ela faz pra mim, e eu amo! É uma delícia! Aí outro dia fui comprar um peixe e na peixaria vendia siri catado, resolvi experimentar! Deu super certo, ficou muito bom e agora vou repetir muito aqui em SP.

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.indd3

O que eu mais gosto nessa receita é que fica uma casquinha bem molhadinha e temperadinha! Aliás, segundo minha prima (e eu concordo), siri é super difícil de pegar tempero, então pode acrescentar mais dos ingredientes de acordo com seu gosto, se achar necessário.

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.a

……………………………………………………

Receita de Casquinha de Siri

Ingredientes
500g de siri catado
4 dentes de alho
2 limões
1 ramo de coentro
2 tomates
1 cebola
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
3 colheres de sopa de extrato de tomate ou molho de tomate
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Modo de fazer
Mesmo que o siri já venha catado, eu limpo novamente para ter certeza que não vai ter nenhum pedacinho da casca. Depois disso, tempere com o alho espremido, o suco de um limão e sal e pimenta. No liquidificador, bata o coentro, os tomates, a cebola e os pimentões. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue o siri. Depois acrescente o tempero batido no liquidifcador e deixe até ferver. Experimente e corrija o o sal e pimenta, coloque o suco do outro limão e o extrato de tomate. Deixe bem molhadinho. Sirva com uma farofinha de manteiga e se quiser, um vinagrete cai super bem.

……………………………………………………

CasquinhadeSiri_Rango-do-Dia.indd

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Eu aprendi essa receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes em mais uma aulinha com Flávia Carnicelli. É uma delícia! Esse molho de alho poró é delicioso, e os cogumelos crocantes então… São maravilhosos!

Medalhoes_Rango-do-Dia

É ótimo para fazer para os amigos. Você pode fazer o espaguete de abobrinha com manteiga e sálvia como acompanhamento. Aí fica perfeito!

Medalhoes_Rango-do-Dia2

Os cogumelos crocantes, assados no forno, ficam parecendo bacon! Só que muito mais saudáveis. Uma delícia.

Medalhoes_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de medalhão de filé mignon ao molho de alho poró com cogumelos crocantes

Para 6 pessoas

Ingredientes
6 medalhões de filé mignon
500 ml de creme de leite fresco
100 ml de vinho branco seco
1 cebola picada
2 alho-poró fatiados
2 bandejas de cogumelos shiitaki ou shiimeji ou os dois
Azeite de oliva

Modo de fazer
Pegue uma frigideira grande, aqueça o azeite, quando estiver bem quente, coloque os medalhões e doure por 2- 3 minutos cada lado. Retire da frigideira e reserve. Sem desligar o fogo, coloque na mesma frigideira a cebola, doure um pouco, depois o alho-poró, e doure, logo o vinho branco e deixe reduzir por 5 minutos, acrescente sal, pimenta do reino e o creme de leite fresco. Mexa até engrossar. Com um mixer, bata o creme na panela até virar um creme (pode ser no liquidificador, caso não tenha mixer). Reserve.

Em uma assadeira, coloque os cogumelos fatiados com um pouco de azeite e sal e ponha em forno baixo e asse até ficarem crocantes. Enquanto eles estão no forno, abra algumas vezes e mexa na assadeira para desgrudar do fundo.

Hora de servir
Deixe o forno pré-aquecido e coloque os medalhões em uma assadeira no forno. Aqueça rapidamente o molho de alho-poró. Tire do forno os medalhões e coloque no prato de servir. Jogue o molho por cima e depois muitos cogumelos crocantes.

……………………………………………………

Medalhoes_Rango-do-Dia4

Receita de sobremesa de tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Eu tô com água na boca só de fazer esse post… Eu AMO tapioca e essa mistura com morangos ficou sensacional. Dá um trabalhozinho para fazer, mas vale tanto a pena… É tão gostoso… Tapioca_Rango-do-Dia

Primeiro você faz a esponja de castanha, que é a base da sobremesa, como um bolinho. A gente cortou depois com cortadores de cookies, mas não se prenda a isso, veja onde você vai servir e escolha a melhor forma de cortar. O importante é só que essa esponja fique na base.

Tapioca_Rango-do-Dia2

A tapioca é bem fácil de fazer, se você tiver a sorte de ter em casa a tapioca verdadeiramente nordestina, melhor ainda! Mas se não, sem problemas!

Tapioca_Rango-do-Dia3

E agora é só montar, só alegria! Deixe uns morangos para enfeitar em cima.

Tapioca_Rango-do-Dia4

……………………………………………………

Receita de Tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Ingredientes tapioca
50 gramas de tapioca
360 ml de leite (se preferir, use leite de amêndoas)
1 gema de ovo
80 gramas de açúcar
1 fava de baunilha
Morangos

Ingredientes esponja
200 gramas de castanha de caju tostada
6 ovos
160g de açúcar
110g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
4 colheres de sobremesa de manteiga sem sal

Modo de fazer a esponja
Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque as castanhas tostadas no liquidificador e bata até ficar uma farinha. Coloque em uma assadeira o papel manteiga e unte com óleo de girassol, depois salpique um pouco dessa farinha de castanhas. Reserve. Coloque água em uma panela, ferva e abaixe bem o fogo. Pegue um bowl, ponha os ovos e o açúcar e encaixe na panela e vá mexendo com fuet até começar a sair bolhas e o açúcar estiver dissolvido. Deixe esfriar, depois coloque em uma batedeira e bata até ficar branco e dobrar o volume, 5 minutos. Peneire 1/5 dos ingredientes secos em cima dessa misture a vá mexendo devagar, repita até todos os secos terminarem. Derreta a manteiga e misture com a baunilha. E vá devagar misturando com a mistura de ovos. Depois misture tudo com a farinha de castanhas. Asse no forno por 20 minutos. Retire e reserve.

Modo de fazer a tapioca
Deixe as pérolas de tapioca de molho em 180 ml de leite por 40 minutos. Elas vão começar a ficar transparentes. Em outro recipiente, misture todos os outros ingredientes com um fuet. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Junte a tapioca e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo, coloque morangos picados e continue mexendo por mais 10 minutos.

Montagem
Corte pedaços de esponja do tamanho do recipiente onde será arrumada a sobremesa. Intercale na arrumação tapioca, esponja e morangos. Terminando com morangos e castanhas.

……………………………………………………

Tapioca_Rango-do-Dia5