Receita de Carneiro Marinado + Sorteio!

Eu voltei! Agora pra ficar! Rsrsrs

Espero que consiga manter o ritmo, mas com dois bebês em casa a coisa é bem mais complicada. Eu que adoro cozinhar, só dá pra fazer um brigadeiro rapidinho escondido, rs, ou um bolo para os aniversários de mês… Mas eu tô aqui, tentando! Já voltei ao trabalho, agora é só voltar pra cozinha.

E pra começar, além de uma super receita MARAVILHOSA (essa quem fez foi minha irmã, Duda, e é um sonho de delícia!), um sorteio muito legal de um brinde do Azeite Gallo!

O brinde: um azeite muito especial numa caixa linda de morrer!

Azeite Gallo
Da colheita noturna da azeitona, conservada pelo frio da noite, nasce este azeite. Fresco, frutado e levemente picante. A complexidade dos seus sabores e aromas descobre-se mais intensamente em bruschettas ou em combinações mais simples como um fio de azeite sobre pão regional torrado e esfregado com alho.

Para participar do sorteio tem duas formas:

1. você tem que dar um like na fanpage do Rango do Dia no Facebook, like no post e compartilhar esse post, mas tem que compartilhar direto do Rango do Dia, assim eu tenho controle de quem deu share;
2. você tem que dar um like na fanpage do Rango do Dia no Facebook e comentar esse post aqui no blog, deixando um recadinho para participar da promoção.
Se você fizer as duas coisas, vai participar duas vezes e sua chance de ganhar aumenta!
O sorteio será realizado na segunda-feira, dia 10 de fevereiro! Participe!

Essa receita é daquelas que dão o maior trabalho. Mas ó, juro, compensa. É uma maravilha! A carne do cordeiro fica desfiando de tão macia, derrete na boca, e o sabor do tempero marinado… hmmm… Vale todo esforço! Não desista nem se assuste! : )

CordeiroMarinado_Rango_do_Dia3

Quem fez essa receita foi minha irmã e foi tanto o sucesso que já repetimos algumas vezes nos almoços de família. É bom porque é uma receita grande e dá pra um monte de gente, então junta aí os amigos, ou a família, ou os vizinhos e faça essa delícia.

CordeiroMarinado_Rango_do_Dia2

……………………………………………………

Receita de Carneiro Marinado por 24h do Tom’s Kitchen

Para 8 pessoas

Ingredientes
2,5 kg de ombro de carneiro
150 ml Azeite Gallo Colheita ao Luar
Tomilho
2 alhos mais 2 dentes
Sal marinho e pimenta
8 cebolas médias
250 ml de azeite balsâmico

Modo de fazer
Deixe o carneiro marinando na véspera no azeite e 6-8 galhos de tomilho e o alho extra finamente cortado. Vire de tempos em tempos. Antes de assar deixe fora da geladeira por 1 ou 2 horas.
Aqueça o forno em 180C. Retire o alho e o tomilho do carneiro, e tempere com sal e pimenta moída na hora. Coloque a carne em uma travessa grande com as cebolas inteiras descascadas. Pode temperar as cebolas com azeite e sal e pimenta também. Coloque a travessa no forno aquecido por 15-20 minutos até o carneiro e cebolas dourarem um pouco. Retire a travessa do forno, acrescente 8 galhos de tomilho e os dentes de alho. Reduza a temperatura do forno para 110C e retorne a carne para o forno. Cozinhe por 5 horas na travessa com tampa (ou coberta com papel alumínio). Após as 5 hora, adicione o azeite balsâmico, tire a tampa e deixe no forno por mais 1 hora. Coloque a travessa no fogo para reduzir o excesso de água/líquido. Sirva a carne cortada com a cebola e uma parte do caldo, alguns dentes de alho e purê de batata.

……………………………………………………

CordeiroMarinado_Rango_do_Dia

Receita de Mini Torta de Banana com Creme de Baunilha

Tinha tempo que eu vinha paquerando essa receita… Mas andava meio desanimada pra cozinhar coisas novas, só andava repetindo receitas antigas, rs. Mas hoje eu me empolguei. É muito boa essa mini torta de banana com creme, vocês não tem ideia. É perfeita para uma festa para receber amigos, fica tão linda que é emocionante!

MiniTortaBanana_RangodoDia

Trouxe aqui para a Casa das Três e não durou nada! Todo mundo amou!

MiniTortaBanana_RangodoDia6

Vale a pena o trabalho, viu? Não desista. Abaixo a foto da massa.

MiniTortaBanana_RangodoDia2

Agora a foto dos ingredientes do creme de baunilha. Observem que a baunilha é a natural, fava de baunilha, como falei neste post.

MiniTortaBanana_RangodoDia3

Abaixo a montagem, essa parte é fácil!

MiniTortaBanana_RangodoDia4

Não ficou a coisa mais linda do mundo? Estou encantada!

……………………………………………………

Receita de Mini Torta de Banana com Creme

Creme de baunilha (receita abaixo)
2-3 bananas, corte em fatias
Chantilly (receita abaixo)
Massa de torta (receita abaixo)

 

Chantilly

Ingredientes
1 xícara de creme de leite fresco
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer
Bata o creme de leite e açúcar numa batedeira até chegar a textura de chantilly. Guarde na geladeira.

 

Creme de baunilha

Ingredientes
2 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
1/2 xícara de açúcar
1/8 colher de chá de sal
1 xícara de leite
2/3 xícara de creme de leite fresco
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de baunilha

Modo de fazer
Misture o açúcar, amido de milho e sal em uma panela de tamanho médio. Adicione o leite e creme de leite e cozinhe em fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Despeje uma quantidade da mistura quente nas gemas de ovos; mexendo muito pra não cozinhar as gemas. Depois junte de volta essa mistura para a panela. Cozinhe por mais 2 ou 3 minutos. Retire do fogo e adicione a manteiga e a baunilha. Cubra com filme plástico e reserve. Leve à geladeira até que esteja completamente frio.

 

Massa da Torta

Ingredientes
(você também pode usar massa pronta refrigerada, mas eu preferi fazer)
1 ¼ xícaras de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de água gelada
Farinha para polvilhar

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
Em uma tigela média, misture a farinha e o sal. Coloque a manteiga, cortada em quadradinhos, na farinha e misture com as mãos até que vire uma farinha grossa. Adicione a água gelada e misture, depois faça uma bola com a massa. Espalhe em um papel manteiga retangular um pouco de farinha e coloque a massa no meio. Abra a massa até fica com mais ou menos 5mm de alutra. Com uma faca afiada ou cortador de pizza, corte a massa em quadrados de 5x5cm. Você também pode usar cortadores de biscoito para fazer formas bonitas, eu usei um de flor.
Coloque pedaços da massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Fure cada peça algumas vezes com um garfo. Asse em forno a 200° C por 11-13 minutos, ou até dourar nas bordas. Retire do forno. Deixe esfriar completamente antes de usar para base da torta.


Montagem

Alinhe todos os pedaços da base da torta. Coloque um pouco do creme de baunilha em cada um e em cima uma fatia de banana, esse creme é só pra ajudar a deixar seguro. Depois coloque 1 1/2 colheres de chá do creme de baunilha em cima de cada fatia, sem deixar escorrer pelos lados. Coloque o chantilly num saco de confeiteiro com um bico estrela e enfeite o topo da torta de banana. Leve à geladeira até a hora de servir.

……………………………………………………

MiniTortaBanana_RangodoDia5

Receita de Frango Assado Glaceado

Eu tenho várias revistas de culinária americanas, aí em novembro choveu receitas diferentes de peru, porque eles fazem pro jantar de Ação de Graças (Thanksgiving). Eu não gosto muito de peru, mas fiquei tentada a experimentar as receitas em frango. E foi o que eu fiz hoje, essa era uma receita de peru glaceado com mel, e eu fiz de frango glaceado com mel. Ficou muito gostoso! Amei!

FrangoGlaceado_RangodoDia

Na verdade não é difícil de fazer, mas é trabalhoso. Demora no forno, tem que sempre regar para o frango não ressecar.

FrangoGlaceado_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Frango Assado Glaceado no Mel

Ingredientes
1 frango inteiro
100g de manteiga sem sal, amolecida
Sal grosso e pimenta moída na hora
1/2 limão siciliano
1/2 cebola
1 dente de alho espremido
1 1/2 xícaras de caldo de galinha
1 1/2 xícaras de mel
1/2 xícara de creme de leite fresco

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 220 graus. Passe um papel toalha no frango para secar. Transfira para uma grelha definida em uma assadeira grande. Preencha cavidade do corpo com 6 xícaras de recheio. Preencha a cavidade com o limão e a cebola. Amarre com barbante de cozinha as pernas. Esfregue o frango com manteiga, o alho e tempere generosamente com sal e pimenta. Despeje o caldo na assadeira com o frango e leve ao forno por 30 minutos. Reduza a temperatura do forno a 200 graus; asse mais 30 minutos. Pincele sempre o frango com o caldo da assadeira para não ressecar. Cubra com papel alumínio e asse 45 minutos mais. Se líquido evaporar, acrescente 1 a 2 copos de água para panela.

Enquanto isso, leve o mel para ferver em uma panela pequena. Reduza o fogo e cozinhe até que o mel reduza um pouco. Depois de tire o papel alumínio, regue o frango com o caldo e pincele o mel nele. Asse descoberto por mais 20 minutos, e pincele novamente com o mel. Quando estiver dourado, retire do forno e transfira para um prato. Use o caldo da assadeira e misture com um pouco de creme de leite e sirva junto com o frango.

……………………………………………………

FrangoGlaceado_RangodoDia3

Receita de Cinnamon Rolls

Desde que eu fiz intercâmbio (há muito tempo atrás…, rs), eu me apaixonei por cinnamon rolls! Uma delícia de uma rosquinha com recheio de canela, uma maravilha! Só agora me arrisquei a fazer em casa, dá um super trabalho, mas vale a pena. Tenho uma preguiça danada de fazer receitas que tem que esperar e esperar, mas acabam sendo as melhores.

CinnamonRoll_Rango-do-Dia

Não ficou tão bonito como eu queria, mas ficou delicioso! Acho que exagerei um pouco no recheio, rs, então acabou escorrendo por baixo das rosquinhas, mas ficou até bom, ficou crocante!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia4

Espero que vocês gostem!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia2

É importante ler toda a receita antes de fazer, pois assim você vê os tempos de espera e se programa direitinho!

CinnamonRoll_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de Cinnamon Rolls

Ingredientes da massa
1 envelope de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de açúcar, mais 1 xícara
1/2 xícara de leite, à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 ovo
1 gema de ovo
2 3/4 xícaras de farinha de trigo, peneirada, mais para amassar
3/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

Ingredientes do recheio
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de maple syrup (ou mel)
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

Ingredientes da cobertura
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de buttermilk

Modo de fazer
Na bacia da batedeira misture o fermento biológico, 1/2 colher de chá de açúcar e 1/4 de xícara de água aquecida (morna). Misture e deixe descansar até espumar, cerca de 10 minutos.

Adicione o açúcar restante, o leite, o açúcar mascavo, o ovo e a gema de ovo. Bata com um fouet até misturar bem. Coloque na batedeira, com o gancho de bater massa. Adicione 2 3/4 da farinha e sal e bata em velocidade média até que a massa fique homogênea. Aumente a velocidade da batedeira para média-alta e sove a massa por mais 4 minutos. A massa vai estar grudenta. Com a batedeira em velocidade média, acrescente a manteiga cerca de 1 colher de sopa de cada vez e continuar a bater por cerca de 6 minutos. A massa vai estar pegajosa.

Coloque a massa para descansar em uma tigela grande untada. Cubra com filme plástico e um pano de cozinha e deixe crescer por 1 1/2 a 2 horas, ou até dobrar de tamanho.

Enquanto a massa cresce, faça o recheio. Numa tigela média, misture o açúcar branco, o mascavo e o sal. Acrescente o maple syrup (ou o mel) e reserve.

Quando a massa dobrar de tamanho, despeje sobre uma superfície fortemente enfarinhada. Gentilmente sove a massa adicionando mais farinha se necessário, até 3 colheres de sopa. Trabalhe a massa durante cerca de 2 minutos. Coloque uma toalha de cozinha sobre a massa e deixe descansar por 5 minutos.

Usando um rolo enfarinhado, abra a massa em um quadrado de 25 x 50cm e vire para que o lado menor fique paralelo a você. Pincele a parte superior da massa com metade da manteiga derretida. Nós vamos usar o resto da manteiga depois que as roscas forem assados.

Despeje todo o recheio sobre a massa. Espalhar uniformemente, deixando uma borda de 1,5cm em uma das extremidades curtas de modo a que a massa, quando enrolada, possa ficar adequadamente selada. Pressione levemente o recheio na massa. Usando suas mãos, levante a borda inferior da massa e enrole-a, fazendo um rolo. Usando uma faca afiada, fina, corte as bordas irregulares. Corte o rolo em 8 fatias iguais. Coloque as fatias em uma assadeira pequena untada, com uma distância igual entre elas. Cubra a assadeira com filme plástico e reserve em um lugar quente para crescer por 1 hora. Você pode também deixar na geladeira durante a noite.

Aqueça o forno a 200 graus. Descubra os rolos. Se os rolos estiverem refrigerados, deixe repousar em temperatura ambiente durante 15 minutos antes de assar. Regue com o restante da manteiga e leve ao forno até dourar e um palito inserido no centro saia limpo, cerca de 30 minutos.

Faça a cobertura. Enquanto os rolos estão esfriando, misture o açúcar e o buttermilk em uma tigela pequena até ficar homogêneo e derrame nos cinnamon rolls. Sirva imediatamente.

……………………………………………………

CinnamonRoll_Rango-do-Dia5

Receita de Balas de Caramelos com Flor de Sal

Hoje já é Natal! Eu desejo para todos uma ótima noite com suas famílias e amigos e muita comida gostosa (seja qual for a comida, rs).

BaladeCaramelo_rangododia3

Na viagem da França eu comi muuuuitos caramelos, nem sabia que eram especialidade de lá. Que delícia! Como achei deliciosos e tão bonitos, aprendi uma receita francesa e estou fazendo para dar também de Natal para a minha família e amigos.

BaladeCaramelo_rangododia5

O mais importante nessa receita é ter um termômetro, pois é ele que determina o ponto certo do caramelo para não ficar muito duro nem muito mole.

BaladeCaramelo_rangododia2

……………………………………………………

Receita de Bala de Caramelo com Flor de Sal

Ingredientes
2 xícaras de açúcar
1 xícara de karo
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de manteiga cortada em quadrados
1 colher de chá de baunilha (eu usei natural)
1 colher de chá de flor de sal

Modo de fazer
Unte uma assadeira pequena com óleo e cubra com papel manteiga e unte com óleo também.
Em uma panela grande, misture o açúcar, o karo, o creme de leite fresco e manteiga. Mexa até o açúcar dissolver, depois disso, deixe a mistura em fogo baixo com o termômetro de doces. Quando a temperatura chegar a 120 º C, retire imediatamente a panela do fogo e mexa bastante. Nessa hora você acrescenta a baunilha e a flor de sal. Transfira a mistura para a forma preparada e deixe a mistura esfriar completamente, aproximadamente 4 horas ou mais. Quando resfriado cortar o caramelo em quadrados pequenos e envolvê-los em papel manteiga ou celofane para guardar. Para dar de presente, é só colocar em embalagens, como caixinhas ou saquinhos!

……………………………………………………

BaladeCaramelo_rangododia4