Receita de Pastelzinho Charmoso

Ah, eu sei que pastel é muito fácil de fazer, né? Mas eu achei um charme esse jetinho bonitinho de preparar! Eu fiz pastelzinho de goiabada e catupiry, mas dá pra fazer de vários sabores para entradinhas ou sobremesas!

Pastelzinho_Rango-do-Dia

Pensei numa lista de sabores doces:
Banana com nutella
Doce de leite com queijo minas
Goiabada com catupiry (o que eu fiz)
Só com açúcar e canela por fora

Pastelzinho_Rango-do-Dia2

Sabores salgados:
Queijo minas
Mussarela de búfala, tomatinho e rúcula
Carne moída
Gorgonzola e pera
Queijo, tomate e óregano
Salmão e cream cheese

Espero que vocês gostem!

Pastelzinho_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de pastelzinho de goiabada e catupiry

Ingredientes
1 pacote de massa de pastel
Goiabada cortada em quadradinhos
Queijo catupiry
1 ovo (batido com garfo) para fechar os pastéis
Açúcar de confeiteiro – para enfeitar

Modo de fazer
Pegue a massa redonda do pastel e corte as bordas, para que fique quadrada. Coloque o recheio no meio e dobre conforme a foto, passando um pouco do ovo nas bordas e um garfo para fixar o fechamento dos pastéis. Frite em óleo quente até dourar. Para enfeitar, salpique açúcar de confeiteiro.

……………………………………………………

Pastelzinho_Rango-do-Dia4

 

Receita de Massa de Pizza – domingo com a família

Como eu já disse, pra mim domingo é dia de pizza. Eu amo pizza. E esse domingo minha irmã queria usar pela primeira vez o forno a lenha dela. Fizemos a massa, preparamos o molho e cada um escolheu um sabor, foi uma farra deliciosa.
Foi um tal de desenrolar pizza, esticar, jogar pra cima, todo mundo queria colocar a mão na massa.

Depois a bagunça foi pra escolher os sabores… Acabou que cada um foi fazendo uma diferente, sabores inventados e deliciosos. Foi uma delícia de domingo!

……………………………………………………
Receita Massa de Pizza
Redimento: 2 pizzas de 30cm

Ingredientes
3/4 de xícara de água morna
1 pacotinho de fermento biológico seco
1/2 colher chá de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal marinho
2 colheres de sopa de fubá, de preferência branco, mais um pouco para polvilhar a forma.
2 colheres de sopa de azeite extravirgem, mais 1/4 colher de chá para a tigela. 

Modo de Fazer
Coloque a água morna numa tigela pequena. Acrescente o fermento e o açúcar e misture bem até dissolver e ficar com uma cor bege uniforme. A água não pode estar quente demais, senão o fermento cozinha, e não pode estar fria demais, senão não cresce. Deixe repousar por 5 minutos, até a água começar a fermentar, com bolhas na superfície.
Sovar na batedeira: junte as farinhas e o sal numa tigela grande. Bata na batedeira na velocidade mais baixa, para misturar os ingredientes secos. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture na velocidade mínima, para os ingredientes se incorporarem bem. Se precisar, usae uma espátula para raspar as laterais. Aumente a velocidade para média e sove por 2 minutos. A massa deve formar uma bola, a menos que esteja úmida demais ou grudenta. Nesse caso, junte o mínimo de farinha necessário para desgrudar. A massa deve soltar-se facilmente das laterais e formar uma bola.
Sova com as mãos: coloque as farinhas e o sal numa tigela grande. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture bem, mexendo com uma colher resistente. Polvilhe ligeiramente uma superfície limpa e seca. Faça uma bola de massa, coloque sobre o balcão e pressione para baixo com a palma da mão. Continue a abrir e pressionar a massa por uns 8 minutos, até que fique homogênea (a consistência estará diferente, mais macia e elástica). Adicione apenas um pouco de farinha de trigo para evitar que a massa grude.
Ponha o restante do azeite (1/4 colher de chá) numa tigela média. A massa estará grudenta, portanto enfarinhe as mãos antes de colocá-la na tigela. Vire-a diversas vezes até ficar envolta de azeite, para evitar que se forme uma crosta enquanto a massa cresce. Cubra com filme PVC e deixe num local com temperatura de 20C a 25C, sem correntes de ar frio, por 2 horas, até que quase dobre de tamanho.
Mantenha em repouso na geladeira de véspera ou por 1 hora para firmar. Já que a massa é ligeiramente grudenta, refrigerá-la ajuda a agregar o sabor e a textura. A massa pode ser guardada na geladeira por até 3 dias.
Abra a massa, fazendo dois discos de 30cm de diâmetro. Asse a massa na grelha ou no forno, depois forre com molho de tomate e o sabor de sua escolha e leve de volta ao forno até o queijo derreter. 

…………………………………………………… 

A pizza doce pra mim foi a campeã. Compramos goiabada cremosa (Ralston, pra mim é a melhor), espalhamos na massa e colocamos catupiry em cima… Tô com água na boca até agora! 

Receita de Pizza Caseira por Rango do Dia

Domingão é dia de pizza, não tem jeito. Aqui em casa é tradição. Nós às vezes vamos na pizzaria, às vezes pedimos em casa, às vezes fazemos tudo aqui e às vezes improvisamos, como fizemos hoje. A receita não é formal, pois como disse, é um improviso. O legal é ver o que você tem na sua casa e os sabores que você gosta. Hoje fizemos Caprese e ficou uma delícia.

……………………………………………………
Receita Pizza Caseira

Ingredientes

Pão de sanduíche
Molho de tomate
Tomate
Queijo mussarela
Manjericão

Modo de Fazer

Coloque os pães numa assadeira e cubra-os com molho de tomate, depois coloque o manjericão e o queijo mussarela. Em cima, coloque o tomate. Leve ao forno por aproximadamente 15-20 minutos ou até o queijo derreter (o pão deve ficar crocante).
Como fizemos caprese, assim que tiramos do forno, acrescentamos mussarela de búfala em rodelas e azeitonas pretas cortadinhas. Se você fizer assim, não leve ao forno com a mussarela de búfala porque ela desmancha.
……………………………………………………