Receita de sopa deliciosa de batata e abobrinha

Adoro sopa, com os meus dois ingredientes preferidos então, melhor ainda! Essa sopa de batata e abobrinha é uma delícia, de verdade… Cremosa, saborosa, diferente! Ótima para um dia friozinho de inverno.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia

E acho que combina bem com segunda-feira, um diazinho pra começar mais leve… Ainda mais hoje, uma segunda-feira nublada e chuvosa – pelo menos aqui em SP.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia2

Espero que vocês gostem! É bem fácil de fazer.

……………………………………………………
Receita de sopa de batata e abobrinha

Para 4 pessoas

Ingredientes
2 batatas grandes cortadas em quadradinhos
500ml de caldo de legumes quente (pode ser de frango, se você não for vegetariano)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
3 abobrinhas médias sem casca em quadradinhos ou raladas
1 cebola em quadradinhos ou ralada
Pimenta branca
100ml de creme de leite fresco
300ml de leite

Modo de fazer
Coloque as batatas numa panela grande com o caldo quente e o sal, ferva e cozinhe por cerca de 5 minutos, até a batata ficar macia. Aqueça o azeite em outra panela, refogue a abobrinha e a cebola em fogo médio por 2-3 minutos, até ficarem macias mas não douradas. Tempere com um pouco de pimenta branca. Misture com o creme de leite, o leite, o caldo e as batatas e bata tudo no liquidificador ou mixer. Depois cozinhe delicadamente por 5 minutos. Tempere a gosto. Sirva quente.

……………………………………………………

 

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia3

Receita de Tortilla de Batata

Eu amo batata. Simplesmente. De qualquer jeito. E quando eu comi Tortilla de Batata, foi paixão à primeira vista. Batata combina com tudo, a qualquer hora, em qualquer lugar. E por muito tempo fui atrás de uma receita boa, já em ensinaram a fritar primeiro a batata, a cozinhar, usar cebola roxa, e nada era tão bom. Aí, eis que minha querida professora Flávia Carnicelli, que morou muitos anos na Espanha, me apresentou a receita perfeita!

TortillaBatata_RangodoDiaVejam bem, esse não é um prato light. Nada light. Mas vale cada caloria! É só não ficar pensando nisso, rs. A combinação de batata + ovos + cebola é sensacional.

TortillaBatata_RangodoDia2

É uma ótima entrada para fazer para receber seus amigos em casa. Fica uma delícia se você faz com tomatinhos confit para colocar em cima! Também dá pra fazer em forminhas de silicone pequenas individuais e assar, assim fica um pouco mais light e mais charmosas.

TortillaBatata_RangodoDia3

……………………………………………………

Receita de Tortilla de Batata

Rende 3 ou 4 tortillas

Ingredientes
3 batatas asterix
1 ou 2 ovos
1 cebola
Azeite de oliva ou óleo
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Primeiro, você deve descascar e fatiar as batatas bem fininhas. Faça o mesmo com a cebola. Eu uso o processador, que corta tudo na mesma espessura. Coloque a batata e a cebola em uma panela grande e cubra com o azeite de oliva ou o óleo. Eu prefiro usar azeite. Você vai cozinhar a batata e a cebola nesse azeite, não é fritar, então deixe o fogo médio e não deixe as batatas fritarem. Em 20 minutos mais ou menos elas vão estar cozidas. Pegue uma pra testar. Se estiverem, tire do fogo e deixe escorrendo bem o azeite. Em uma pequena tigela, bata os ovos com sal e pimenta. Misture com a batata e cebola e mexa bem. Pode quebrar um pouco as batatas.
Aqueça uma frigideira com azeite (se for menor, é mais fácil de virar a tortilla). Coloque um pouco da mistura e amasse um pouco pra ficar no formato da panela. Deixe uns 5 a 7 minutos, ou até perceber que a massa está firme. Vire o lado e deixe por mais 5 a 7 minutos.
Se você for fazer nas forminhas de silicone, leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas. Na hora de servir, tire das forminhas e arrume num prato.

Sirva quentinha!

……………………………………………………

TortillaBatata_RangodoDia4

 

Receita de Camarão com arroz negro servido dentro de batata doce com molho de palmito pupunha e castanha do Pará

Gente, essa receita é maravilhosa! Aprendi com Flavinha Carnicelli, a mestra da cozinha! Ela é o máximo e tem as melhores receitas. Estou até com saudades de fazer aulinhas. O nome é grande, mas essa receita de Camarão com pesto de rúcula com arroz negro servido dentro de batata doce com molho de palmito pupunha e castanha do Pará é bem gostosa e dá pra tirar uma onda, fica super chique, rs.

CamaraoArrozNegro_RangodoDia

Ótima para fazer pro maridão/esposa, ou para receber amigos especiais em casa. Eu recomendo muito!

CamaraoArrozNegro_RangodoDia2

Espero que vocês façam e gostem, depois me contem!

……………………………………………………

Receita de Camarão com pesto de rúcula com arroz negro servido dentro de batata doce com molho de palmito pupunha e castanha do Pará 

Para 4 pessoas

Ingredientes do pesto
1 maço de rúcula limpa (somente as folhas)
1 dente de alho
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de castanha do pará
1/2 xícara de queijo parmesão ou pecorino ralado

Modo de fazer pesto
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e emulsione até ficar uma pasta cremosa. Reserve.

Ingredientes camarões
500g de camarões médios ou grandes
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
Gotas de limão
1 colher de sopa de cachaça

Modo de fazer camarões
Aqueça azeite em frigideira e quando estiver bem quente, coloque os camarões. Vire e coloque sal e umas gotinhas de limão e de cachaça. Reserve.

Ingredientes batata doce e arroz negro
4 batatas doces
2 xícaras de arroz negro
Ghee
Sal a gosto

Modo de fazer batata doce e arroz negro
Cozinhe a batata em água com sal até ficar al dente. Tire da panela, corte ao meio e coloque em assadeira com um pouco de ghee ou manteiga. E deixe assar um pouco no forno. Coloque sal. Em outra panela, ferva água com sal e cozinhe o arroz negro. Quando ele já estiver al dente, coe.

Ingredientes molho de castanha e pupunha
Palmito pupunha cortado em cubinhos
Castanha do Pará tostada e cortada em cubos
2 colheres de sopa de mel
Coentro picadinho à gosto
30 ml de azeite
60 ml de vinagre de vinho branco
Sal

Modo de fazer molho de castanha e pupunha
Junte todos os ingredientes e misture bem.

Montagem do prato
Coloque o arroz no prato e por cima jogue o molho. Passe o camarão no pesto de rúcula e arrume em cima de metade da batata.

……………………………………………………

CamaraoArrozNegro_RangodoDia3

Receita de Salada de Salmão com Batatas de Jamie Oliver

A primeira vez que eu vi essa receita, fiquei com água na boca. Foi na foto de uma amigona minha, Ana Pinel. Ela me disse de onde tirou e imediatamente comprei o livro. Os ingredientes combinam muito: salmão defumado, batata, sour cream…

SaladaSalmao_RangodoDia

E assim eu fiquei viciada nessa “salada” de salmão com batatas, que não é bem uma salada, né? Mas se Jamie Oliver chama assim, quem sou eu pra não chamar, rs… E segundo ele, o segredo para uma boa salada de batatas é temperá-la ainda quente, pois assim ela irá absorver todos os sabores com mais eficiência.

SaladaSalmao_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Salada de Salmão com Batatas

Para 2 a 3 pessoas

Ingredientes
500g de batata bolinha
1 prato de salmão defumado
Molho para as batatas
Raspas de 1/2 limão siciliano
Suco de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de alcaparras
1 colher de chá de vinagre
Azeite (coloque pelo menos o dobro da quantidade que colocou de suco de limão)
Dill
Sour Cream
250ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de raiz forte
Sal
Modo de fazer

Ferva uma panela com água e sal e cozinhe as batatas até que estejam macias, mas sem deixar desmanchar. Se cozinhar muito elas desmancham na hora de misturar com o molho.

Em uma saladeira grande coloque todos os ingredientes do molho das batatas e misture bem. Escorra as batatas e junte ao molho ainda quente e misture bem até envolver todas as batatas.

Faça o sour cream, batendo numa batedeira o creme de leite fresco junto com o limão, sal e raiz forte até ficar com consistência de chantilly.

Distribua o salmão em um prato ou travessa, arrume as batatas por cima, regue com o sour cream e sirva.

……………………………………………………

SaladaSalmao_RangodoDia3

Receita de Frango Assado com Molho de Estragão

Eu nunca tinha feito frango assado na minha vida! Mas na busca de desafios, experimentei fazer esse. Fiquei super orgulhosa, porque ficou maravilhoso. Sério, essa receita é uma delícia e o limão siciliano faz toda diferença. O molho cremoso é super saboroso, e se você não tiver estragão em casa, dá pra fazer com salsinha e fica tão gostoso quanto. O que importa é que, se você odiar presunto e peru como eu, essa é uma sugestão diferente e deliciosa para o Natal. E é também uma ótima ideia para fazer nos fins de semana com família e amigos.

O tempo de forno pode variar, dependendo do seu fogão. Na receita original eu li que levava 1:30h no total, mas pra mim demorou mais que 2h. Ou seja, o feeling é importante e o frango tem que estar douradinho.

……………………………………………………

Receita de Frango Assado com Molho de Estragão

Para 4 ou 6 pessoas

Ingredientes
1 frango inteiro (sem as partes internas)
1 cebola
1 limão siciliano
1 maço de estragão (ou salsinha)
1 colher de sopa de manteiga
750g de batata bolinha
1 colher de sopa de azeite de oliva
250g de aspargos ou vagens
1/2 xícara de vinho branco seco
2/3 xícara de creme de leite fresco
1 1/4 xícara de caldo de frango
Sal e pimenta do reino

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte o limão e a cebola na meio. Coloque dentro do frango a metade do limão, da cebola e um pouco do estragão (ou salsinha). Amarre a perna do frango com barbante. Passe a manteiga no frango inteiro e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque o frango numa assadeira e leve ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, adicione as batatas na assadeira com uma colher de azeite e volte ao forno por mais 40 minutos.

Quando o frango estiver dourado e cozido (o meu levou 1:30h) e as batatas estiverem macias, transfira tudo para um prato grande e deixe no forno desligado, com a porta semi-aberta, para manter o frango aquecido. Enquanto o frango descansa, faça o molho usando a assadeira que usamos para fazer o frango. Tire dela o excesso de gordura do frango, coloque em fogo baixo, adicione o vinho e deixe ferver por 1 minuto. Adicione o creme de leite fresco e o caldo de frango. Adicione os aspargos ao creme e deixe ferver até ficarem macios. Grosseiramente, corte o restante do estragão (ou salsinha) e misture ao molho. Tempere com sal e pimenta e esprema a metade do limão siciliano que sobrou.

Sirva o frango com o molho cremoso e as batatas.

……………………………………………………