Receita de Pastelzinho Charmoso

Ah, eu sei que pastel é muito fácil de fazer, né? Mas eu achei um charme esse jetinho bonitinho de preparar! Eu fiz pastelzinho de goiabada e catupiry, mas dá pra fazer de vários sabores para entradinhas ou sobremesas!

Pastelzinho_Rango-do-Dia

Pensei numa lista de sabores doces:
Banana com nutella
Doce de leite com queijo minas
Goiabada com catupiry (o que eu fiz)
Só com açúcar e canela por fora

Pastelzinho_Rango-do-Dia2

Sabores salgados:
Queijo minas
Mussarela de búfala, tomatinho e rúcula
Carne moída
Gorgonzola e pera
Queijo, tomate e óregano
Salmão e cream cheese

Espero que vocês gostem!

Pastelzinho_Rango-do-Dia3

……………………………………………………

Receita de pastelzinho de goiabada e catupiry

Ingredientes
1 pacote de massa de pastel
Goiabada cortada em quadradinhos
Queijo catupiry
1 ovo (batido com garfo) para fechar os pastéis
Açúcar de confeiteiro – para enfeitar

Modo de fazer
Pegue a massa redonda do pastel e corte as bordas, para que fique quadrada. Coloque o recheio no meio e dobre conforme a foto, passando um pouco do ovo nas bordas e um garfo para fixar o fechamento dos pastéis. Frite em óleo quente até dourar. Para enfeitar, salpique açúcar de confeiteiro.

……………………………………………………

Pastelzinho_Rango-do-Dia4

 

Receita de Baião de Dois

Essa é uma das receitas que fizemos no Carnaval. Quem cozinhou o Baião de Dois foi Suzana e foi um sucesso. Ainda fez para acompanhar Paçoquinha (vou pedir a ela a receita também!) e uma Carne de Sol deliciosa. Um almoço verdadeiramente nordestino!

BaiaodeDois_RangodoDia

A nossa chef Suzana : )

BaiaodeDois_RangodoDia3

Não tenho muitas fotos do antes, porque cheguei no meio do caminho, rs. Mas com a receita dá pra entender direitinho.

BaiaodeDois_RangodoDia2

…………………………………………………… 

Receita de Baião de Dois

Ingredientes
1/2 kg de feijão verde
300g de charque em quadradinhos
500ml de caldo de carne
1 cebola ralada
1 pimentão verde picadinho
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de coentro picado
2 1/2 xícaras de arroz lavado e escorrido
150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas
Rapadura ralada

Modo de fazer
Deixe o feijão de molho de véspera. E também a carne, para dessalgar, trocando pelo menos 3 vezes a água. No dia seguinte cozinhe o feijão juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria (ou até cobrir o feijão). Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Em outra panela refogue a cebola, o alho e o pimentão no azeite. Junte o coentro, a carne e o arroz e refogue bem. Acrescente ao feijão já cozido, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Cubra o arroz com as fatias de queijo coalho. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Sirva salpicado com a rapadura ralada e acompanhado de carne-de-sol.

…………………………………………………… 

BaiaodeDois_RangodoDia4

Receita Escondidinho de filé na ponta da faca com banana, queijo coalho e farofa de bacon

Então, esse é o Jantar dos Primos, na minha casa, para 12 pessoas (não veio todo mundo). Pânico pra saber o que fazer para agradar a todos. Como eu mesma ia fazer, tinha que me preocupar com algumas coisas: não pode ser nada que eu tenha que preparar na hora, pra não ficar na frente do fogão enquanto todo mundo conversa; o ideal é ser um prato só, pra não dar muito trabalho; o prato não pode ser muito difícil; não devia ser polêmico ou duvidoso – vai que eu faço um bacalhau e metade da turma não gosta (eu mesma odeio bacalhau, jamais faria, rs). Dito isso, fiz o Escondidinho, sugestão de minha irmã. É uma receita da best teacher Flavia Carnicelli, e é um sucesso garantido.

Esse foi o menu do jantar: capuccino de funghi de entradinha (que eu vou postar depois), escondidinho de filé de prato principal e crème brûlée de sobremesa, que também tinha docinhos maravilhosos da Madeleine(principalmente o de damasco…).

Comecei a preparar tudo um dia antes pra não ficar agoniada na hora. E foi perfeito assim, fica tudo arrumadinho, nada de correria. Apesar de ser um prato cheio de itens, dá pra fazer tudo em uma noite e só levar ao forno na hora de servir.

……………………………………………………
Receita Escondidinho de filé mignon na ponta da faca com banana, queijo coalho e farofa de bacon
5 pessoas

Parte I
Ingredientes Picadinho
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 kg de filet mignon cortado em cubinhos pequenos
150ml de conhaque
1 colher sobremesa de mostarda
1 colher sobremesa de molho inglês
100ml de molho de tomate
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
Sal
Pimenta do reino

Modo de fazer
Aqueça azeite em uma panela, refogue a cebola até ficar transparente, coloque o alho, doure, acrescente a carne, mas não mexa, depois de uns 2 minutos mexa um pouco.
Coloque o ramo de tomilho, folha de louro, sal, pimenta. Ainda não mexa muito para não soltar água. Flambe com conhaque, coloque a mostarda, o molho inglês e o molho de tomate. Cozinhe por mais 10 minutos. Reserve.

Parte II
Banana
4 bananas da terra ou prata
50g de manteiga sem sal
1 colher de chá de açúcar

Modo de fazer
Corte a banana em fatias finas no sentido do comprimento. Derreta a manteiga e frite a banana por 1-2 minutos. Polvilhe com açúcar. Reserve.

Parte III
Farofa
200g de manteiga sem sal
1 cebola bem picada
1⁄2 xícara de bacon picadinho
Farinha Beiju Deusa

Modo de fazer
Em frigideira funda, coloque o bacon e deixe ele lá até a gordura derreter. Acrescente a manteiga e coloque a cebola, deixe dourar. Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo sempre. Frite um pouco para dar mais gosto e ficar crocante.

Parte IV

Queijo
Rale 200g de queijo coalho

Para arrumar
Pode ser arrumado em cumbuquinhas individuais ou 1 grande.
Coloque a carne por baixo, logo depois o queijo por cima, depois as bananas e cubra com farofa. Feche com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200C por 15-20 minutos. Na hora de servir polvilhe salsinha.
……………………………………………………