Receita de Salada de Salmão com Batatas de Jamie Oliver

A primeira vez que eu vi essa receita, fiquei com água na boca. Foi na foto de uma amigona minha, Ana Pinel. Ela me disse de onde tirou e imediatamente comprei o livro. Os ingredientes combinam muito: salmão defumado, batata, sour cream…

SaladaSalmao_RangodoDia

E assim eu fiquei viciada nessa “salada” de salmão com batatas, que não é bem uma salada, né? Mas se Jamie Oliver chama assim, quem sou eu pra não chamar, rs… E segundo ele, o segredo para uma boa salada de batatas é temperá-la ainda quente, pois assim ela irá absorver todos os sabores com mais eficiência.

SaladaSalmao_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Salada de Salmão com Batatas

Para 2 a 3 pessoas

Ingredientes
500g de batata bolinha
1 prato de salmão defumado
Molho para as batatas
Raspas de 1/2 limão siciliano
Suco de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de alcaparras
1 colher de chá de vinagre
Azeite (coloque pelo menos o dobro da quantidade que colocou de suco de limão)
Dill
Sour Cream
250ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de raiz forte
Sal
Modo de fazer

Ferva uma panela com água e sal e cozinhe as batatas até que estejam macias, mas sem deixar desmanchar. Se cozinhar muito elas desmancham na hora de misturar com o molho.

Em uma saladeira grande coloque todos os ingredientes do molho das batatas e misture bem. Escorra as batatas e junte ao molho ainda quente e misture bem até envolver todas as batatas.

Faça o sour cream, batendo numa batedeira o creme de leite fresco junto com o limão, sal e raiz forte até ficar com consistência de chantilly.

Distribua o salmão em um prato ou travessa, arrume as batatas por cima, regue com o sour cream e sirva.

……………………………………………………

SaladaSalmao_RangodoDia3

Receita Salada de Beterraba

Mais uma receitinha light!

Eu nunca tinha visto folha de beterraba, achei linda e deliciosa. Essa receita aprendi na aula de Flávia Carnicelli ( flaviacarnicelli@hotmail.com ), e achei bem gostosa.

Como falei, estou tentando fazer umas receitinhas mais lights em casa e as mais gordinhas (as minhas preferidas) eu levo pro escritório, rs, assim divido com todas os coleguinhas e Paulo não briga comigo : )

Eu não tenho as medidas exatas dessa salada, mas é fácil e você pode ajustar de acordo com seu gosto.

…………………………………………………… 
Receita Salada de Beterraba

Ingredientes
3 beterrabas cozidas e fatiadas finamente
Folhas de beterraba
Ervilha torta
1/2 colher de sopa de molho de wasabi
1 colher de sopa de mostarda com grãos
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta
Gergelim preto torrado

Modo de fazer
Arrume as beterrabas no prato, forrando ele todo. Corte as ervilhas tortas em fatinhas fininhas e deixe em água fervente por apenas 30 segundos e reserve. Misture o molho de wasabi, a mostarda, o azeite, sal e pimenta. Num bowl, coloque as ervilhas tortas e as folhas de beterraba e misture com o molho até ele se espalhe em tudo. Coloque em cima da beterraba e salpique com o gergelim preto. Está pronto para servir.
…………………………………………………… 

Dica de minha amiga Maria Paula: fica uma delícia se você acrescentar queijo de cabra e pinoli, hmmmmm…

Receita: Salada de Beterraba

Minha nota 4 stars:  ★★★★☆ 1 review(s)

 

Receita de Rosbife com mini cenouras, batatas crocantes e molho de cogumelos

Comprei um livro de Jamie Oliver que promete refeições completas em 30 minutos. Eu sou desconfiada, não dá pra acreditar. Mas as receitas pareciam boas, o livro é bem simpático, e eu adoro Jamie Oliver, então resolvi arriscar. Escolhi a receita, comprei todos os ingredientes e fiz o teste, com um cronômetro do lado, rs.

A receita escolhida foi a de rosbife, e ainda tinha uma salada e um muffin que eu não quis fazer – não sou fã de salada e fiquei com preguiça do muffin, além de não achar nenhum ingrediente nele que fosse relevante, hehe.

O resultado foi que ficou bem gostoso. Nossos queridos amigos, Lu e Bruno, vieram jantar aqui em casa, junto comigo e Paulo, e todos aprovaram – eu só achei o molho de raiz forte beeeem forte mesmo, então quando for repetir a receita, vou usar bem menos raiz forte.

Ah! E a receita era pra fazer em 30 minutos, né? Não sei se sou muito lerda, mas eu fiz em 1 hora, isso porque tinha cortado parte da receita… Um dia eu consigo cumprir os 30 minutos, rs. Mas mesmo assim vale a pena.

……………………………………………………
Receita Rosbife com mini cenouras, batatas crocantes e molho de cogumelos

Para 4 pessoas

Ingredientes Rosbife

8 ramos de cada uma das ervas frescas; alecrim, sálvia e tomilho

700g de filé mignon  

Modo de Fazer
Pegue as folhas de alecrim, sálvia e tomilho e pique grosseiramente. Coloque uma frigideira em fogo alto até ficar pelando. Misture as ervas com uma boa pitada de sal e pimenta e espalhe na tábua. Corte o filé ao meio e, em seguida, role as duas metades para frente e para trás, para ficarem completamente recorbertas pelas ervas. Coloque a carne na frigideira quentíssima com fios de azeite de oliva. Vá virando a cada minuto, selando todas as extremidades. 

Ingredientes Molho

1/2 cebola roxa cortada em rodelas finas
12 mini cogumelos de paris fatiados bem fininhos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 taça pequena de vinho tinto
300ml de caldo de galinha 

Modo de Fazer 

Reduza um pouco o fogo sob a frigideira da carne. acrescente a cebola com um pouco de azeite. Depois acrescente os cogumelos. Continue virando a carne a cada 5 minutos. Passe a carne para uma travessa e reserve. Adicione ao molho a farinha de trigo e a taça de vinho tinto e aumente o fogo. Deixe ferver até a mistura quase secar, depois acrescente o caldo de galinha. Conzinhe em fogo baixo até o molho ficar espesso e brilhante.

Ingredientes Batatas
500g de batatas asterix
1 limão
4 ramos de tomilho
1 cabeça de alho
Modo de Fazer
Corte as batatas com casca em pedaços de 2 cm e colque em uma frigideira grande. Cubra com água, tempere com sal e tampe. Aumente o fogo ao máximo e ferva por 8 minutos ou até amaciar por completo. Escorra a água e volte a batata ao fogo, adicione azeite, pitada de sal e pimenta, raspas da casca do limão e 4 ramos de tomilho. Corte a cabeça de alho ao meio na horizontal e coloque na frigideira. Misture tudo e mexa a cada 3 minutos até dourar.
Ingredientes Cenoura
500g mini cenouras
2 ramos de tomilho fresco
2 folhas de louro
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 colher de manteiga
Modo de Fazer
Coloque as mini cenouras na panela e coloque água quente só até cobrir. Adicione o tomilho, o louro, sal e azeite e o açúcar. Tampe e deixe cozinhar até amolecer. Na hora de servir, escorra as mini cenouras, devolva à panela, misture com a manteiga e leve a mesa.

Ingredientes Creme Raiz Forte
Molho de raiz forte
Mostarda Hora de servir

Misture em uma travessa 2 colheradas de molho de raiz forte com 1 colher de chá de mostarda.
Corte a carne em fatias de 1 cm, polvilhe sal e pimenta e depois coloque as fatias da carne sobre a mistura de raiz forte e mostarda. O molho de cogumelos em cima da carne e a cenoura e batata ao lado.

……………………………………………………