Recebendo os amigos em casa II

Hoje é dia de receber os amigos em casa, delícia! Nos inspiramos no Mani pra fazer as guloseimas, rs. Adaptamos ao nosso jeito, mas ficou bem gostoso, acho que o pessoal curtiu. Fizemos batata bolinha com molho de queijo e chips de batata com rosbife. Nos divertimos muito, falamos besteira, bebemos vinho e comemos muuuuito, rs.

……………………………………………………
Receita Batata Bolinha com Molho Gorgonzola

Ingredientes
20 a 25 batatas bolinha
Azeite
Sal
Pimenta
200g queijo gorgonzola
150ml creme de leite fresco

Modo de Fazer
Leve as batatas lavadas ao forno numa assadeira e deixe por 30 minutos, depois tire do forno, jogue azeite, sal e pimenta nas batatas e mexa a assadeira para espalhar por todas, e deixe mais 10 minutos no forno. Enquanto a batata está no forno, faça o creme de queijo. Numa panela, coloque o queijo gorgonzola em pedaços com o creme de leite e leve ao fogo baixo até virar um creme homogêneo.
Na hora de servir, coloque as batatas num prato com palitos de churrasco e o molho num pote ao lado.
……………………………………………………  

Para o rosbife, eu usei a receita de Jamie Oliver que fiz outro dia. E o resto foi com Paulo!

Ficou uma delícia, super diferente, não dá pra comer só um. 

……………………………………………………
Receita Chips de batata com rosbife

10 pessoas

Ingredientes

Rosbife a receita completa aqui – mas faça metade apenas. 
3 batatas
Mostarda dijon

Modo de Fazer

Depois de preparar o rosbife, corte em fatias bem fininhas. A batata deve ser frita em chips bem finos também, deixando bem crocante. É importante fritar aos poucos em fogo bem alto para que elas não grudem. Na hora de servir, coloque um pouco de mostarda dijon e uma fatia de rosbife em cima de cada batata. É uma delícia!
……………………………………………………
 

E como hoje é dia dos amigos em casa, segue a foto da galera! Foi uma noite maravilhosa!

Receita de Rosbife com mini cenouras, batatas crocantes e molho de cogumelos

Comprei um livro de Jamie Oliver que promete refeições completas em 30 minutos. Eu sou desconfiada, não dá pra acreditar. Mas as receitas pareciam boas, o livro é bem simpático, e eu adoro Jamie Oliver, então resolvi arriscar. Escolhi a receita, comprei todos os ingredientes e fiz o teste, com um cronômetro do lado, rs.

A receita escolhida foi a de rosbife, e ainda tinha uma salada e um muffin que eu não quis fazer – não sou fã de salada e fiquei com preguiça do muffin, além de não achar nenhum ingrediente nele que fosse relevante, hehe.

O resultado foi que ficou bem gostoso. Nossos queridos amigos, Lu e Bruno, vieram jantar aqui em casa, junto comigo e Paulo, e todos aprovaram – eu só achei o molho de raiz forte beeeem forte mesmo, então quando for repetir a receita, vou usar bem menos raiz forte.

Ah! E a receita era pra fazer em 30 minutos, né? Não sei se sou muito lerda, mas eu fiz em 1 hora, isso porque tinha cortado parte da receita… Um dia eu consigo cumprir os 30 minutos, rs. Mas mesmo assim vale a pena.

……………………………………………………
Receita Rosbife com mini cenouras, batatas crocantes e molho de cogumelos

Para 4 pessoas

Ingredientes Rosbife

8 ramos de cada uma das ervas frescas; alecrim, sálvia e tomilho

700g de filé mignon  

Modo de Fazer
Pegue as folhas de alecrim, sálvia e tomilho e pique grosseiramente. Coloque uma frigideira em fogo alto até ficar pelando. Misture as ervas com uma boa pitada de sal e pimenta e espalhe na tábua. Corte o filé ao meio e, em seguida, role as duas metades para frente e para trás, para ficarem completamente recorbertas pelas ervas. Coloque a carne na frigideira quentíssima com fios de azeite de oliva. Vá virando a cada minuto, selando todas as extremidades. 

Ingredientes Molho

1/2 cebola roxa cortada em rodelas finas
12 mini cogumelos de paris fatiados bem fininhos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 taça pequena de vinho tinto
300ml de caldo de galinha 

Modo de Fazer 

Reduza um pouco o fogo sob a frigideira da carne. acrescente a cebola com um pouco de azeite. Depois acrescente os cogumelos. Continue virando a carne a cada 5 minutos. Passe a carne para uma travessa e reserve. Adicione ao molho a farinha de trigo e a taça de vinho tinto e aumente o fogo. Deixe ferver até a mistura quase secar, depois acrescente o caldo de galinha. Conzinhe em fogo baixo até o molho ficar espesso e brilhante.

Ingredientes Batatas
500g de batatas asterix
1 limão
4 ramos de tomilho
1 cabeça de alho
Modo de Fazer
Corte as batatas com casca em pedaços de 2 cm e colque em uma frigideira grande. Cubra com água, tempere com sal e tampe. Aumente o fogo ao máximo e ferva por 8 minutos ou até amaciar por completo. Escorra a água e volte a batata ao fogo, adicione azeite, pitada de sal e pimenta, raspas da casca do limão e 4 ramos de tomilho. Corte a cabeça de alho ao meio na horizontal e coloque na frigideira. Misture tudo e mexa a cada 3 minutos até dourar.
Ingredientes Cenoura
500g mini cenouras
2 ramos de tomilho fresco
2 folhas de louro
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 colher de manteiga
Modo de Fazer
Coloque as mini cenouras na panela e coloque água quente só até cobrir. Adicione o tomilho, o louro, sal e azeite e o açúcar. Tampe e deixe cozinhar até amolecer. Na hora de servir, escorra as mini cenouras, devolva à panela, misture com a manteiga e leve a mesa.

Ingredientes Creme Raiz Forte
Molho de raiz forte
Mostarda Hora de servir

Misture em uma travessa 2 colheradas de molho de raiz forte com 1 colher de chá de mostarda.
Corte a carne em fatias de 1 cm, polvilhe sal e pimenta e depois coloque as fatias da carne sobre a mistura de raiz forte e mostarda. O molho de cogumelos em cima da carne e a cenoura e batata ao lado.

……………………………………………………