Receita de sopa deliciosa de batata e abobrinha

Adoro sopa, com os meus dois ingredientes preferidos então, melhor ainda! Essa sopa de batata e abobrinha é uma delícia, de verdade… Cremosa, saborosa, diferente! Ótima para um dia friozinho de inverno.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia

E acho que combina bem com segunda-feira, um diazinho pra começar mais leve… Ainda mais hoje, uma segunda-feira nublada e chuvosa – pelo menos aqui em SP.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia2

Espero que vocês gostem! É bem fácil de fazer.

……………………………………………………
Receita de sopa de batata e abobrinha

Para 4 pessoas

Ingredientes
2 batatas grandes cortadas em quadradinhos
500ml de caldo de legumes quente (pode ser de frango, se você não for vegetariano)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
3 abobrinhas médias sem casca em quadradinhos ou raladas
1 cebola em quadradinhos ou ralada
Pimenta branca
100ml de creme de leite fresco
300ml de leite

Modo de fazer
Coloque as batatas numa panela grande com o caldo quente e o sal, ferva e cozinhe por cerca de 5 minutos, até a batata ficar macia. Aqueça o azeite em outra panela, refogue a abobrinha e a cebola em fogo médio por 2-3 minutos, até ficarem macias mas não douradas. Tempere com um pouco de pimenta branca. Misture com o creme de leite, o leite, o caldo e as batatas e bata tudo no liquidificador ou mixer. Depois cozinhe delicadamente por 5 minutos. Tempere a gosto. Sirva quente.

……………………………………………………

 

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia3

Receita de Chili Beans – mais comida mexicana

Acho que já falei aqui, eu AMO comida mexicana. Adoro os temperos fortes (menos a pimenta…) e os sabores. Adoro Chili, mas nunca encontro aqui no Brasil, então resolvi fazer em casa mesmo. Tinha visto várias receitas por aí, mas acabei juntando todas e fazendo a minha própria receita. Ficou uma delícia!

Você pode comer o Chili como uma sopa ou como acompanhamento de nachos, quando for receber mais gente. Eu acabei colocando no taco com guacamole, sour cream, quejo cheddar e tomatinhos – ficou delicioso! Foi difícil parar de comer.

Observem a faca lilás super estilosa que eu ganhei também da Neoflam! Não é linda? Estou muito feliz com os presentes que ganhei.

……………………………………………………  

Receita de Chili Beans

Ingredientes
500g de carne moída
1 cebola picada
2 tomate picados
1 lata de molho de tomate
3 xícaras de feijão preto cozido
1 1/2 xícaras de água
2 colheres de chá de tabasco (ou a gosto)
3 colheres de sopa de taco seasoning mix
1 alho em picado (sem o coração)
sal e pimenta a gosto
Queijo cheddar ralado
2 colheres de sopa de cebolinha

Modo de fazer
Em uma panela grande, em fogo médio, refogue a cebola até ficar transparente, depois adicione o alho e refogue mais um pouco. Adicione a carne moída até que ela fique dourada. Adicione o tomate (deixe um pouco para enfeitar), o molho de tomate, feijão e água. Tempere com tabasco, cebolinha, sal e pimenta a gosto. Deixe ferver, reduza o fogo para baixo, cubra e deixe ferver por 15 minutos. Sirva com queijo cheddar ralado e tomatinhos por cima. Você pode comer como uma sopa ou acompanhamento de nachos.

……………………………………………………  

 

Receita Sopa de leite de coco e cogumelos

Mais uma receita de sopa. Mas a de hoje é chique, rs. Dá pra servir pros amigos em tacinhas individuais. Além do mais, tem um sabor super diferente, meio oriental, delicioso, acho que por causa do capim santo e do gengibre.  E não se assuste com o leite de coco… Você não pode imaginar como essa receita é gostosa, então faça e me conte.

Essa receita eu aprendi na minha despedida de solteira, que foi uma super aula de culinária com receitas afrodisíacas, minha cara, né? Foi surpresa das minhas amigas e irmã. Flávia Carnicelli arrasou na aula, como sempre.

…………………………………………………… 
Receita Sopa de leite de coco e cogumelos


Ingredientes
1 xícara (chá) de caldo de legumes ou de galinha
800ml de leite de coco
1 colher (sopa) de cebola roxa em fatias muito finas
1 colher (chá) de gengibre ralado
400g de cogumelo shitake em tirinhas, sem os cabinhos
2 colheres (sopa) de molho de peixe
Suco de 1 limão
2 pimentas dedo de moça picadinhas (sem semente) ou a gosto
2 tomates, sem sementes, em cubinhos
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã picadinhas
4 colheres (sopa) de folhas de coentro picadinhas
2 colheres (chá) de capim-limão em rodelinhas finas
Sal a gosto

Modo de Fazer
Aqueça o caldo de legumes, o leite de coco, a cebola, o gengibre e os cogumelos em uma panela média. Deixe ferver por uns 2 minutos, até perfumar, junte o molho de peixe, espere mais 1 minuto e retire do fogo. Adicione o suco de limão, a pimenta, o tomate, as ervas e o capim-limão, acerte o sal e sirva.
…………………………………………………… 

Receita Sopa de ervilha e brócolis crocantes

Pois é, sopa ontem, sopa hoje, e amanhã também tem! Tão leve, gostoso e fácil de fazer, né? Hoje a sopa de ervilha é atendendo ao pedido do marido. E o acompanhamento de brócolis crocante é pra atender minha amiga MP, porque ela me pede todos os dias e não vai desistir, rs, então tá aqui a receita, querida!

…………………………………………………… 
Receita Sopa de Ervilha
4 pessoas 

Ingredientes
250g de ervilha
1 1/2 litros de água
1/2 cebola picada
de bacon picado
Sal
Azeite

Modo de Fazer

Deixe a ervilha de molho em água morna por 2 horas.
Numa panela, coloque o azeite, junte a cebola e o bacon picado.
Escorra a ervilha e leve para cozinhar com a água, o sal, a cebola e o bacon, até a ervilha começar a desmanchar – mais ou menos 30 minutos. Escorra a água e reserve em outro bowl para usar depois, pois ela está como um caldo saboroso. Bata a ervilha, bacon e cebola no liquidificador. Volte ao fogo e deixe cozinhar até atingir a consistência de creme, se precisar, acrescente a água que foi escorrida. Na hora de servir, se quiser, coloque um pouco de queijo mussarela ralado em cima.
…………………………………………………… 

A receita do brócolis é de Flávia Carnicelli, a minha professora de culinária e amiga. É uma delícia! Eu, que não sou chegada em legumes, sou apaixonada por esse. Você pode fazer a mesma coisa com couve-flor, mas dessa vez eu só fiz com brócolis. Fica crocante, saboroso, uma delícia! Excelente acompanhamento pra sopinha de ervilha! Mas ele é super versátil e pode ser usado em várias receitas, com certeza ele vai voltar ao blog.

…………………………………………………… 
Receita Brócolis Crocantes 

Ingredientes

1 bandeijinha de brócolis japonês
Azeite

Sal e pimenta a gosto 
Modo de Fazer

Corte o brócolis em arvorezinhas, deixando os cabos curtinhos. Coloque em uma assadeira, jogue um pouco de azeite em cada uma das arvorezinhas, sem melar muito, jogue também o sal e a pimenta e leve ao forno médio por 20 minutos. Depois mexa, pra dourar todos os lados, e volte ao forno por mais 20 minutos. Ele vai ficar marrom e pode queimar um pouquinho, não tem problema, veja se está crocante, tire do forno e sirva.
……………………………………………………

Receita de Sopa de Legumes com Carne

Friozinho de noite combina com sopa, né? Se bem que na casa de minha mãe, em Salvador, tem sopa todo dia, rs. Hoje eu resolvi fazer uma sopa daquelas que tinha na minha casa, a mais simples mesmo, de legumes. Da próxima vez me atrevo a fazer uma receita mais metida a besta, rsrsrs. Até que ficou boa, viu?

A receita mandava usar panela de pressão, mas eu não sei usar! hahaha! Vergonha, né? Eu sei… Um dia vou aprender, juro, mas morro de medo…

…………………………………………………… 
Receita Sopa de Legumes
Rende 4 porções


Ingredientes
400g de alcatra em pedaços
1 batata média
1 cebola média
1 cenoura média

1 abobrinha
1 dente de alho picadinho
cebolinha
1 folha de louro
1/2 xícara de massa de sopa
azeite
sal e pimenta a gosto
2 tabletes de caldo de galinha
2 litros de água
 
Modo de Fazer
Corte a batata, a abobrinha e a cenoura em cubos pequenos, a cebolas em cubinhos, pique a cebolinha. Reserve tudo. Ligue o fogo alto, coloque um pouco de azeite, despeje a cebola picada e o alho picadinho e deixe dourar. Em seguida coloque a carne e deixe refogar por 2 a 3 minutos. Acrescente sal e pimenta a gosto, depois adicione a batata, a cenoura, a cebolinha, as folhas de louro e o caldo de galinha. Mexa tudo e acrescente a água e a massa de sopa.
Deixe no fogo, com a panela tampada, por 30 a 40 minutos ou até os legumes estarem amolecidos. Depois disso desligue o fogo, abra a panela e sirva.

……………………………………………………