Receita de Souflé de Cenoura

 

Eu adoro souflé, é molhadinho, levinho, gostoso. Adoro. Então ontem, pro jantar, eu fiz um souflé de cenoura. Fica uma delícia de acompanhamento pra um peixinho grelhado, ou carne, ou, se você for como eu, pode comer de tarde, no lanche.

Usei a receita que postei de molho bechamel para fazer o creme de cenoura e ficou uma delícia.

……………………………………………………
Receita de Souflé de Cenoura

Para 4 pessoas

Ingredientes
3 cenouras cozidas e espremidas ou raladas
4 ovos
1/2 receita de molho bechamel
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
5 colheres de sopa de queijo gouda ralado
5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Manteiga e farinha de rosca para untar as formas

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 180°C. Faça o molho bechamel e reserve. Quando estiver morno, misture as gemas aos poucos ao molho usando um garfo e mexendo bem, para que as gemas não cozinhem. Junte a cenoura e o queijo gouda. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Unte as formas de souflé com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Bata as claras em neve e acrescente-as ao creme, aos poucos, misturando com delicadeza. Encha 2/3 das forminhas, polvilhe com o queijo parmesão e asse por 15 a 25 minutos ou até que esteja firme e dourado.
……………………………………………………

 

Receita de Souflé de Queijo

Estou em busca de um souflé de queijo parecido com que comi no L’Atelier de Joël Robuchon. Até comprei o livro dele na expectativa que tenha a receita, mas como não chegou ainda, resolvi testar outras receitas, então não ache estranho se eu começar a postar várias receitas de souflé de queijo… Vou dizendo quais são bons, quais não são.

Essa receita é bem gostosa, foi adaptada de uma versão do livro The Way to Cook de Julia Child. Achei leve, não enjoativo e razoavelmente fácil de fazer.

Ainda não é como o de Joël Robuchon, mas vale bem a pena…

……………………………………………………
Receita Souflé de Queijo
4 a 6 porções

Ingredientes

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino
1 xícara de leite integral
2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de páprica
1/2 colher de chá de sal
Uma pitada de noz-moscada
4 gemas de ovos grandes
5 claras de ovos grandes
1 xícara cheia de queijo Gruyère ralado
grosseiramente

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno a 200C. Unte os ramekins para o souflé, e polvilhe o queijo parmesão por todos os lados. Aqueça o leite em uma panela pequena sobre fogo médio-baixo até ferver.

Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela grande em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa até a mistura começa a espumar e perder o gosto cru, cerca de 3 minutos (não deixe a mistura ficar marrom). Remova a panela do fogo e deixe descansar por 1 minuto. Despeje o leite quente, mexendo até ficar homogêneo. Volte para o fogo e cozinhe, mexendo sempre até engossar bem, 2 a 3 minutos. Retire do fogo e adicione a páprica, o sal e a noz-moscada. Adicione as gemas de ovos 1 de cada vez, mexendo para misturar bem após cada adição. Raspe o creme de suflê e coloque em uma tigela grande.
 
Usando batedeira, bata as claras até ficarem firmes. Misture as claras ao creme misturando lentamente, enquanto adiciona o queijo Gruyère. Transfira a massa para prato untado. 

Coloque no forno reduza a temperatura 180C. Asse até o souflé ficar inchado e dourado no topo e o centro se movendo apenas de leve quando prato é agitado suavemente, cerca de 25 minutos (não abra a porta do forno durante os primeiros 20 minutos). Sirva imediatamente.
…………………………………………………… 

Receita de Souflé de Goiabada

Como meus sogros vieram passar o feriado aqui, eu aproveitei pra mostrar meus talentos culinários, rs. Fiz um monte de coisa gostosa, mas pra fechar, fiz o Souflé de Goiabada, que eu amo. É tão fácil, rápido e gostoso, e o melhor é que fica super bonito, dá pra dar aquela impressionada na turma.

……………………………………………………
Receita de Souflé de Goiabada
Ingredientes souflé

8 claras (guarde as gemas para fazer créme brûlée)
1 pitada de sal
450g de goiabada cremosa

Ingredientes calda

400g queijo catupiry
1 1/3 xícara de leite

Modo de fazer

Bater as claras em neve com o sal. Juntar a goiabada aos poucos, fora da batedeira, batendo até misturar bem. Distribua nas forminhas individuais de souflé (minha mãe faz em um recipiente grande e funciona bem também). Leve ao forno pré-aquecido por 8 minutos ou até dourar. Dizem que se abrir o forno enquanto assa o souflé, ele não funciona – eu nunca fiz isso, mas é bom vocês saberem pra não deixar acontecer.
Para a calda, junte o catupiry e o leite numa panela até ficar morno e homogêneo.
Sirva imediatamente o souflé com a calda de catupiry à parte. Depois me conte!

……………………………………………………