Receita de sobremesa de tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Eu tô com água na boca só de fazer esse post… Eu AMO tapioca e essa mistura com morangos ficou sensacional. Dá um trabalhozinho para fazer, mas vale tanto a pena… É tão gostoso… Tapioca_Rango-do-Dia

Primeiro você faz a esponja de castanha, que é a base da sobremesa, como um bolinho. A gente cortou depois com cortadores de cookies, mas não se prenda a isso, veja onde você vai servir e escolha a melhor forma de cortar. O importante é só que essa esponja fique na base.

Tapioca_Rango-do-Dia2

A tapioca é bem fácil de fazer, se você tiver a sorte de ter em casa a tapioca verdadeiramente nordestina, melhor ainda! Mas se não, sem problemas!

Tapioca_Rango-do-Dia3

E agora é só montar, só alegria! Deixe uns morangos para enfeitar em cima.

Tapioca_Rango-do-Dia4

……………………………………………………

Receita de Tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Ingredientes tapioca
50 gramas de tapioca
360 ml de leite (se preferir, use leite de amêndoas)
1 gema de ovo
80 gramas de açúcar
1 fava de baunilha
Morangos

Ingredientes esponja
200 gramas de castanha de caju tostada
6 ovos
160g de açúcar
110g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
4 colheres de sobremesa de manteiga sem sal

Modo de fazer a esponja
Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque as castanhas tostadas no liquidificador e bata até ficar uma farinha. Coloque em uma assadeira o papel manteiga e unte com óleo de girassol, depois salpique um pouco dessa farinha de castanhas. Reserve. Coloque água em uma panela, ferva e abaixe bem o fogo. Pegue um bowl, ponha os ovos e o açúcar e encaixe na panela e vá mexendo com fuet até começar a sair bolhas e o açúcar estiver dissolvido. Deixe esfriar, depois coloque em uma batedeira e bata até ficar branco e dobrar o volume, 5 minutos. Peneire 1/5 dos ingredientes secos em cima dessa misture a vá mexendo devagar, repita até todos os secos terminarem. Derreta a manteiga e misture com a baunilha. E vá devagar misturando com a mistura de ovos. Depois misture tudo com a farinha de castanhas. Asse no forno por 20 minutos. Retire e reserve.

Modo de fazer a tapioca
Deixe as pérolas de tapioca de molho em 180 ml de leite por 40 minutos. Elas vão começar a ficar transparentes. Em outro recipiente, misture todos os outros ingredientes com um fuet. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Junte a tapioca e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo, coloque morangos picados e continue mexendo por mais 10 minutos.

Montagem
Corte pedaços de esponja do tamanho do recipiente onde será arrumada a sobremesa. Intercale na arrumação tapioca, esponja e morangos. Terminando com morangos e castanhas.

……………………………………………………

Tapioca_Rango-do-Dia5

Receita de Sorvete de Manjericão com Calda de Morango

No feriado de 2 novembro eu fui pra Salvador com meu marido, e jantamos na casa de minha amiga querida de infância, Fernanda. O jantar foi maravilhoso, a comida estava deliciosa e deu pra matar a saudade dos amigos queridos, Nanda, Tiago (o marido dela) e Quinha (minha querida amiga azedinha-doce).

Nesse jantar ela fez uma sobremesa que eu nunca tinha visto. Sorvete de majericão. Eu fiquei até em dúvida se ia experimentar ou não, achei super esquisito, rs. Mas lá fui eu. E é maravilhoso, eu fiquei impressionada e surpresa. Muito bom, tanto que enchi o saco pra ela me dar a receita, e segue aqui pra vocês. Não deixem o preconceito vencer, fica muito melhor do que você pode imaginar, confie.

Fiz para um almoço aqui em casa pra minha irmã e prima e elas amaram!

……………………………………………………

Receita de Sorvete de Manjericão com Calda de Morango

Ingredientes Sorvete
1 maço de manjericão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pitada de sal

Modo de fazer sorvete
Bate tudo no liquidificador e congela no pote que irá servir. Depois de 24h, tira do congelador e bate novamente (pode ser no liquidificador ou no processador) e congela de novo.

Ingredientes calda
1 caixa de morango
1 colher de sopa de açúcar (ou mais, a gosto)
suco de 1/2 limão (ou mais, a gosto)
2 colheres de sopa de aceto balsâmico

Modo de fazer calda
Bate o morango no liquidificador rapidamente (ou processador) para não virar uma pasta (fica mais gostoso se tiver uns pedaços grandes), mistura os outros ingredientes e serve por cima do sorvete.

Enfeite com morango e manjericão.

……………………………………………………

Receita de Pain Perdu com Morangos e Uvas

Eu nunca tinha ouvido falar nessa sobremesa até o dia que fizemos mais uma aula de culinária e a professora Flávia Carnicelli levou esta receita! Sensacional! É diferente de tudo que eu já tinha provado, não é comum e por isso é tão especial.

Essa sobremesa até lembra uma french toast, mas o creme inglês dá o toque especial…

……………………………………………………

Receita de Pain Perdue com Morangos e Uvas

Ingredientes Creme Inglês
3 gemas
1 xícara de creme de leite fresco
1/3 xícara de açúcar
Baunilha fresca

Frutas e pão
Brioche amanhecido
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de açúcar cristal
Manteiga e açúcar para untar e polvilhar
1 xícara de morangos picados
1 xícara de uvas picadas

Modo de fazer Creme inglês
Numa panela, ferva o creme inglês com a baunilha, à parte bata as gemas com o açúcar. Quando estiver esbranquiçado, coloque uma concha de creme em cima dos ovos e mexa até incorporar. Misture o restante e volte tudo para a panela e mexa com colher de pau até engrossar um pouco. Não deixe ferver. Desligue o fogo e continue mexendo até esfriar. Reserve.

Frutas e pão
Corte o pão em cubos. Depois aqueça a manteiga em uma frigideira e toste um pouquinho. Depois passe em canela e açúcar cristal.

Para montar, Intercale pão, creme inglês e morango e uva. Depois corte umas fatias de pão, faça o mesmo procedimento do pão em cubinhos (frite na panela) e arrume por cima do prato. Enfeite com morango e creme inglês.

Cubra os potinhos com papel-alumínio e leve-os para assar no forno em banho-maria durante 20 minutos. Retire do fogo, polvilhe açúcar cristal e despeje mais um pouco do creme inglês. Com um maçarico, queime o açúcar. Sirva quente, acompanhado do que sobrou do creme inglês.

……………………………………………………

Receita de Mini-Cheesecakes com Morangos

Essa receita eu arrisquei uma vez quando fui a um Jantar dos Primos (que a gente faz com a família que mora em SP) e eu era a responsável pela sobremesa. Vi num site que eu amo, Flagrante Delícia, e tive que fazer. Bom, a minha sorte é que eu testei antes. Deu tudo errado, fiquei desesperada. Achei que tinha pouco sabor e tive muita dificuldade em fazer as forminhas com a base da torta, achei que era impossível. No dia seguinte, quando eu quase tinha desistido, tentei de novo e ajustei a receita a meu gosto (se vocês quiserem a original, tem no site) e fiquei treinando pra fazer a forminha, e deu certo! Ficou uma delícia, além de muuuito bonita.

Dá um trabalhozinho, não é a mais simples de fazer, mas é gostosa. E se você quiser simplificar, não precisa fazer individual, eu já fiz uma vez em um prato fundo grande e deu super certo!
Acho que fiz bonito no Jantar dos Primos, né?

……………………………………………………
Receitas Mini-Cheesecakes com Morangos
Para 8 unidades

Ingredientes base
280 g de bolachas de aveia
120 g de açúcar mascavo claro
160 g de manteiga derretida

Ingredientes mousse de queijo e laranja

150 g de cream cheese (tipo philadelphia)
60 g de açúcar
1 folha de gelatina
40 ml de suco de laranja
Raspas de 1 ½ laranjas
100 ml de creme de leite para bater
1 pitada de sal

200 g de morangos (limpos, sem pé e cortados)
25 g de açúcar fino

Modo de Fazer
Base:
Untar com manteiga 6 formas individuais e forrar com papel vegetal.
Triturar as bolachas com o açúcar, juntar a manteiga e misturar bem.
Dividir a mistura pelas formas e forrar os lados e a base, prensando com uma colher.
Essa é a parte mais difícil e trabalhosa… É importante não deixar a base ficar muito grossa, senão não vai muito recheio dentro. Além disso, fica mais delicada fina! Leve para refrigerar.

Creme de queijo e laranja:

Hidratar a gelatina em água fria e escorrer bem. Reservar.
Bater o queijo com o açúcar e a raspa de laranja até estar cremoso.
Aquecer o suco de laranja e dissolver a gelatina.
Misturar a gelatina ao queijo e bater até homogeneizar.
Bater o creme de leite até estarem firmes, depois misturar com cuidado.
Encher as formas com o recheio e refrigerar 2 horas ou até estar firme.

Misturar os morangos com o açúcar e refrigerar.
Colocar os morangos sobre as tortinhas antes de servir.

……………………………………………………