Receita de sobremesa de tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Eu tô com água na boca só de fazer esse post… Eu AMO tapioca e essa mistura com morangos ficou sensacional. Dá um trabalhozinho para fazer, mas vale tanto a pena… É tão gostoso… Tapioca_Rango-do-Dia

Primeiro você faz a esponja de castanha, que é a base da sobremesa, como um bolinho. A gente cortou depois com cortadores de cookies, mas não se prenda a isso, veja onde você vai servir e escolha a melhor forma de cortar. O importante é só que essa esponja fique na base.

Tapioca_Rango-do-Dia2

A tapioca é bem fácil de fazer, se você tiver a sorte de ter em casa a tapioca verdadeiramente nordestina, melhor ainda! Mas se não, sem problemas!

Tapioca_Rango-do-Dia3

E agora é só montar, só alegria! Deixe uns morangos para enfeitar em cima.

Tapioca_Rango-do-Dia4

……………………………………………………

Receita de Tapioca com morango, baunilha fresca e esponja de castanha de caju

Ingredientes tapioca
50 gramas de tapioca
360 ml de leite (se preferir, use leite de amêndoas)
1 gema de ovo
80 gramas de açúcar
1 fava de baunilha
Morangos

Ingredientes esponja
200 gramas de castanha de caju tostada
6 ovos
160g de açúcar
110g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
4 colheres de sobremesa de manteiga sem sal

Modo de fazer a esponja
Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque as castanhas tostadas no liquidificador e bata até ficar uma farinha. Coloque em uma assadeira o papel manteiga e unte com óleo de girassol, depois salpique um pouco dessa farinha de castanhas. Reserve. Coloque água em uma panela, ferva e abaixe bem o fogo. Pegue um bowl, ponha os ovos e o açúcar e encaixe na panela e vá mexendo com fuet até começar a sair bolhas e o açúcar estiver dissolvido. Deixe esfriar, depois coloque em uma batedeira e bata até ficar branco e dobrar o volume, 5 minutos. Peneire 1/5 dos ingredientes secos em cima dessa misture a vá mexendo devagar, repita até todos os secos terminarem. Derreta a manteiga e misture com a baunilha. E vá devagar misturando com a mistura de ovos. Depois misture tudo com a farinha de castanhas. Asse no forno por 20 minutos. Retire e reserve.

Modo de fazer a tapioca
Deixe as pérolas de tapioca de molho em 180 ml de leite por 40 minutos. Elas vão começar a ficar transparentes. Em outro recipiente, misture todos os outros ingredientes com um fuet. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Junte a tapioca e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo, coloque morangos picados e continue mexendo por mais 10 minutos.

Montagem
Corte pedaços de esponja do tamanho do recipiente onde será arrumada a sobremesa. Intercale na arrumação tapioca, esponja e morangos. Terminando com morangos e castanhas.

……………………………………………………

Tapioca_Rango-do-Dia5

Receita de Pudim de Tapioca

Eu adoro tapioca, de todo jeito. Outro dia almocei no Las Chicas e comi o Pudim de Tapioca de lá, maravilhoso! Como tinha o livro de receitas, cheguei em casa e experimentei. A primeira vez deu errado, ele não desgrudou da forma, fiquei arrasada. Mas tentei de novo e dessa vez untei a forma (não sabia que precisava…) e deu super certo! Ficou lindo e delicioso!

PudimTapioca_RangodoDia

Tive que ajustar um pouco a receita porque senti falta de algumas informações, como por exemplo, como fazer a calda… Mas agora tá certinha. Espero que vocês gostem!

PudimTapioca_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Pudim de Tapioca

Ingredientes
100g de tapioca
200ml de leite de coco
200ml de leite integral
3 ovos
2 gemas peneiradas
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água morna

Modo de fazer
Unte a forma do pudim (1 grande ou várias pequenas). Hidrate a tapioca no leite de coco e no leite integral por cerca de 1 hora. Em uma tigela, bata com um batedor os ovos, as gemas, o creme de leite e o leite condensado. Acrescente a tapioca hidratada e o sal.
Em uma panela, coloque o açúcar em fogo médio até derreter e ficar dourado. Acrescente a água aos poucos e mexa até dissolver. Tire do fogo e coloque no fundo da forma do pudim. Encha a forma (ou as forminhas) com a mistura e leve ao forno a 180 graus em banho maria por cerca de 1 hora a 1:30h. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

……………………………………………………

PudimTapioca_RangodoDia3

Receita de Bolinho de Estudante (Bolinho de Tapioca)

Desde pequena, como boa baiana, eu sou apaixonada por Bolinho de Estudante… Aliás, tudo que tem tapioca é bom, né? Depois que vim morar em SP, minha querida Nita sempre mandava pra mim congelado, aí era só descongelar e fritar. Mas agora eu aprendi a receita! É bem mais fácil do que eu imaginava, é quase como fazer um cuzcuz de tapioca e fritar. Que alegria!

O bolinho de estudante era vendido muito pelas baianas de acarajé e pra mim era como uma sobremesa depois do acarajé. Crocante por fora e molhadinho e grudento por dentro, sempre forrado com açúcar e canela. Se você não conhece, experimente, é muito bom. Depois me conte!

……………………………………………………

Receita de Bolinho de Estudante

Ingredientes
500 ml de água morna
300 g de tapioca flocada (eu trago da Bahia)
400 g de coco seco (eu uso o natural)
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de canela em pó + 1 xícara de açúcar para empanar
Óleo para fritura

Modo de fazer
Coloque o coco com a água morna no liquidificador e bata até obter pedaços bem pequenos. Misture bem com 250g de tapioca (o restante você vai usar para empanar), o açúcar e o sal. Deixe descansar por 10 minutos, até a tapioca amolecer. Em seguida, enrole os bolinhos com a mão levemente untada e passe no restante da tapioca, para ficar especialmente crocante. Frite os bolinhos em bastante óleo quente até ficarem dourados. Coloque-os sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Passe no açúcar e na canela e sirva a seguir.

……………………………………………………

Receita de Mingau de Tapioca

Mingau de tapioca combina com o friozinho, de manhã, de tarde, de noite! Combina também com festa Junina. E é por isso que eu fiz esse mingauzinho hoje. Ficou uma delícia! Muito mais fácil de fazer do que eu imaginava, adorei.

……………………………………………………

Receita Mingau de Tapioca
4 pessoas

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de tapioca
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de leite de coco fresco (ou 1 garrafinha)
2 xícaras de leite
2 canelas em pau

Modo de fazer
Numa panela misture a farinha de tapioca, o açúcar, o leite de coco e o leite de vaca com os 2 paus de canela. Deixa de molho por 30 minutos até a tapioca amolecer e depois leve ao fogo brando até adquirir a consistência desejada após fervura.
Se ficar grosso, pode por mais leite. Corrija o açúcar, se necessário, inclusive pode substituir o açúcar por leite condensado. Meia caixinha nesse caso (ou menos, vai experimentando).
Pronto. Depois é só salpicar com canela em pó.

……………………………………………………

Receita de Bolinho de Tapioca com Queijo Coalho

Esse bolinho é uma delícia… Peguei a receita com Aline, a sogra de meu irmão. É tão fácil de fazer que nem dá pra acreditar. E sempre faz sucesso nas festas, nos fins de semana, delícia. Vale muito a pena experimentar.

Eu já experimentei esse bolinho em alguns restaurantes, mas não sei se é porque eles usam um óleo esquisito, mas acho que fica com gosto estranho, de óleo usado, sei lá… Acho que o que eu faço em casa fica melhor, hahahaha! Super modesta!

Só tem uma observação: eu, como sou baiana, sempre trago a tapioca da Bahia, então é aquela que fica super macia quando jogo a água quente. A de saquinho que vende nos supermercados aqui em SP eu acho mais dura, mas nunca testei nessa receita, acredito que funcione!
…………………………………………………… 
Receita Bolinho de Tapioca com Queijo Coalho

Ingredientes
1 copo de tapioca + para polvilhar
1 copo de queijo coalho ralado
1 copo de água fervente
Sal a gosto
Óleo para fritar
Geléia de pimenta para acompanhar

Modo de Fazer
Coloque todos os ingredientes em um bowl e misture até ficar uma pasta homogênea, com o queijo derretido e a tapioca amolecida. Estique a massa numa assadeira, deixando entre 1cm e 1,5cm de altura. Cubra e coloque na geladeira por 2 horas. Depois corte em quadradinhos de 4 ou 5 cm de largura, com a mão molhada unte cada bolinho e use a tapioca restante para polvilhar cada um. Frite em óleo quente até ficar dourado. Sirva quente, com geléia de pimenta ao lado… Depois me conte!
……………………………………………………