Receita de Muffin de Parmesão

Semana passada encontrei com um amigo meu e durante a conversa ele falou do tanto que ele gosta do Muffin de Parmesão do Starbucks. Eu nunca experimentei, mas fiquei curiosa e disse que ia procurar a receita. Achei, fiz e amei! Hegel, essa é pra você! Espero que você goste também : )

MuffinParmesao_RangodoDia

O mais divertido dessa vez foi que eu tive a melhor platéia do mundo: meus filhos! Foi a primeira vez que eu cozinhei com eles sentadinhos, me olhando. Foi muito fofo, tô muito babona, né?

MuffinParmesao_RangodoDia2

Peguei a receita no site Gordelícias, muito fácil de fazer e muito gostosa!

……………………………………………………

Receita de Muffin de Parmesão

10 unidades

Ingredientes
250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco
200g de queijo parmesão ralado (separe uma parte do queijo ralado para finalizar os muffins)
250 ml de leite
1 ovo
100g de manteiga derretida
Pimenta do reino moída a gosto
Tomilho a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
Misture o fermento com o leite morno e deixe descansar. O leite precisa ser morninho, não fervendo, senão você o fermento biológico não funciona. Reserve.
Em outro recipiente, misture os ingredientes secos: farinha de trigo, açúcar, pimenta do reino, tomilho, orégano, sal e o queijo parmesão ralado.
Agora os ingredientes molhados: adicione ao leite com fermento, o ovo e a manteiga derretida.
Junte as partes. Acrescente a mistura líquida aos ingredientes secos, aos poucos. Misture bem. Você vai obter uma massa cremosa.
Unte as forminhas de petit gateau/empada com manteiga. Encha cada forminha com a massa (3/4 da forminha). Salpique o queijo ralado e um pouco de óregano nos muffins e deixe os bolinhos descansarem por pelo menos 1h antes de levá-los ao forno.
Leve os muffins ao forno pré-aquecido (180 graus) por 30 minutos ou até que estejam bem dourados!

……………………………………………………

MuffinParmesao_RangodoDia3

Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Essa é uma receitinha leve e gostosa. Pode ser um acompanhamento ou apenas um jantarzinho leve, você decide. Eu amo abobrinha, mas você pode acrescentar outros legumes do seu gosto, eu pensei em cenoura!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia

Essa sálvia frita em cima faz toda diferença, viu? É uma delícia!

EspagueteAbobrinha_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Espaguete de Abobrinha na Manteiga e Sálvia

Ingredientes
Óleo de girassol
3 abobrinhas
1 maço de sálvia
100 g de manteiga ou ghee
Gergelim tostado
Espaguete integral ou comum

Modo de fazer
Primeiro cozinhe o espaguete al dente, passe no ghee e reserve. Corte a abobrinha em fatias e depois em julienne. Reserve. Esquente um pouco de óleo de girassol em uma frigideira, deixe ao lado um prato com papel toalha. Frite as folhas de sálvia até começarem a ficar transparente. Retire do óleo e reserve. Aqueça o ghee em frigideira. Depois, coloque as abobrinhas com uma pitada de sal, quando derem uma pequena amolecida, junte o espaguete e mexa bem. Enrole com um garfo grande e arrume no prato. Salpique gergelim tostado e a sálvia.

……………………………………………………

EspagueteAbobrinha_RangodoDia3

Receita de sopa deliciosa de batata e abobrinha

Adoro sopa, com os meus dois ingredientes preferidos então, melhor ainda! Essa sopa de batata e abobrinha é uma delícia, de verdade… Cremosa, saborosa, diferente! Ótima para um dia friozinho de inverno.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia

E acho que combina bem com segunda-feira, um diazinho pra começar mais leve… Ainda mais hoje, uma segunda-feira nublada e chuvosa – pelo menos aqui em SP.

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia2

Espero que vocês gostem! É bem fácil de fazer.

……………………………………………………
Receita de sopa de batata e abobrinha

Para 4 pessoas

Ingredientes
2 batatas grandes cortadas em quadradinhos
500ml de caldo de legumes quente (pode ser de frango, se você não for vegetariano)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
3 abobrinhas médias sem casca em quadradinhos ou raladas
1 cebola em quadradinhos ou ralada
Pimenta branca
100ml de creme de leite fresco
300ml de leite

Modo de fazer
Coloque as batatas numa panela grande com o caldo quente e o sal, ferva e cozinhe por cerca de 5 minutos, até a batata ficar macia. Aqueça o azeite em outra panela, refogue a abobrinha e a cebola em fogo médio por 2-3 minutos, até ficarem macias mas não douradas. Tempere com um pouco de pimenta branca. Misture com o creme de leite, o leite, o caldo e as batatas e bata tudo no liquidificador ou mixer. Depois cozinhe delicadamente por 5 minutos. Tempere a gosto. Sirva quente.

……………………………………………………

 

SopaBatataAbobrinha_Rango-do-Dia3

Receita de bolinhos de risoto com pesto e mozzarella

Andei meio sumida, né? Mas eu voltei… Vou tentar manter o ritmo, mas se eu demorar, já tem tantas receitas aqui no blog que vale a pena revisar as mais antigas que você vai acabar redescobrindo delícias maravilhosas! A receita de hoje é Bolinho de Risoto com Pesto e Mozzarella, o nome oficial é Arancini de Pesto e Mozzarela, mas achei que nem todo mundo podia entender o que era, então simplifiquei. Eu mesma não saberia, rsrsrs.

Arancini_Mozzarela_RangodoDia

Essa eu também aprendi com minha mestra querida Flávia Carnicelli. É ótima para receber os amigos em casa, e se você tiver criatividade, dá pra variar os recheios.

Para fazer esse bolinho, você precisa de um risoto pronto (só o arroz mesmo), você pode seguir essa receita aqui (mas sem chegar a terminar, é só a parte do arroz).

Arancini_Mozzarela_RangodoDia2

……………………………………………………

Receita de Arancinis de pesto e mozzarella

Ingredientes
3 xícaras de sobras de risoto (se você não tiver sobras, faça essa receita aqui, só a parte do arroz)
1 xícara de pesto (receita aqui)
300 g de mozzarella em pedacinhos
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos batidos com garfo
2 xícaras de panko
Óleo de girassol para fritar ou óleo de amendoim
Molho de tomate pronto

Modo de fazer
Coloque o risoto de um bowl grande e misture o pesto. Depois faça bolinhas de risoto em volta do queijo. Aperte para ficar bem firme. Coloque no freezer por 30 minutos. Enquanto isso, arrume em pratos separados a farinha, o ovo e o panko e coloque o óleo em uma panela em em fogo baixo para esquentar. Arrume em assadeira algumas folhas de papel toalha. Então passe as bolinhas pela farinha de trigo, tire o excesso, depois no ovo e por último no panko. E coloque com cuidado na panela para fritar. Tire quando estiver dourado e coloque no papel toalha para secar. Sirva com molho de tomate.

……………………………………………………

Arancini_Mozzarela_RangodoDia3

Receita de Mini Muffins de Aspargos e Brie

Ontem tivemos aula com a professora Flávia Carnicelli, mais uma sessão de delícias… Aprendemos essa receita maravilhosa de mini muffins de aspargos e brie, que são muito gostosos e fáceis de fazer. Além do mais, você pode fazer várias combinações com a mesma receita, o que fica ainda mais gostoso. Então, se você vai fazer um lanchinho da tarde, um brunch ou entradinhas para receber os amigos, essa é a dica.

MiniMuffins_RangodoDia

Esses são muffins de aspargos e brie, mas você pode manter a massa e mudar os queijos escolhidos e os legumes; pode ser de cenoura, abobrinha, queijo de cabra, gorgonzola, gouda… O que você quiser.

MiniMuffins_RangodoDia2

 

Hoje teve até foto da teacher Flavinha e minha amiga (e CDF como eu) Cris Uflakker!

……………………………………………………

Receita de Mini Muffins de Aspargos e Brie

Ingredientes
25 gramas de manteiga
1 1/2 xícara de aspargos picados
200g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de queijo parmesão
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada
3/4 xícara de leite
1 ovo batido
120g de brie cortado em pedaços

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 190 graus. Unte as forminhas com manteiga. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue os aspargos, coloque sal, noz moscada e deixe secar. Em um recipiente, misture a farinha e uma colher de parmesão, um pouco de sal e noz moscada. Em outro recipiente, misture o leite, a manteiga derretida e o ovo batido. MIsture os dois preparos e acrescente o fermento, os aspargos e o brie. Encha as forminhas, salpique com parmesão e leve ao forno por 15 minutos ou até dourarem.

……………………………………………………

MiniMuffins_RangodoDia3